Servidor da UFMT ingressa com representações contra nomeação de desembargador
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Genessy Assunção Souza questiona nomeação de Hélio Nishyiama, apontado como doador de campanha do governador, para vaga no TJMT
O servidor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Genessy Assunção Souza, tomou medidas legais contra a nomeação do desembargador Hélio Nishyiama pelo governador de Mato Grosso para ocupar uma vaga no Tribunal de Justiça do estado. Em meio a alegações de influência política, Souza apresentou representações ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), solicitando uma investigação sobre a nomeação controversa.
Nishyiama, que compôs a lista tríplice do TJMT, foi nomeado recentemente pelo governador, juntamente com outros seis desembargadores. No entanto, uma reportagem do portal Metrópoles lançou luz sobre a doação significativa que Nishyiama fez para a campanha de reeleição do governador em 2022. Segundo o portal, o advogado doou R$ 50 mil, tornando-se o maior doador individual da campanha de Mauro. Anteriormente, em 2018, ele também havia doado R$ 25 mil.
Na petição encaminhada ao TJMT, Genessy Assunção Souza pede uma investigação minuciosa e urgente sobre os fatos, levantando preocupações sobre a possibilidade de a doação ter influenciado na nomeação de Nishyiama como desembargador. O documento enfatiza a importância de esclarecer se houve violação dos princípios éticos e legais que regem o processo de seleção e nomeação de desembargadores.
“É essencial que este Tribunal conduza uma investigação completa e imparcial para esclarecer os fatos e determinar se houve violação dos princípios éticos e legais que regem o processo de seleção e nomeação de desembargadores”, declara o documento apresentado por Souza.