Política

Kalil entrega complexo escolar em tempo integral com kit escolar em VG

Reforçando a política educacional implantada pela gestão municipal em Várzea Grande, desde 2015, da Escola em Tempo Ampliado (ETA) e por determinação do prefeito Kalil Baracat, as Escolas Municipais de Educação Básica – EMEBs da Zona Rural passarão a aderir ao programa do Governo Federal do ETI – Escola em Tempo Integral a partir de 2024.
“Ocupar o tempo das crianças e jovens com mais ensino, com mais atividades é ao nosso ver preponderante para a formação dos mesmos e como não me canso de dizer que venho de uma família de educadores, todo o esforço em busca de um melhor ensino, uma melhor educação”, disse o prefeito Kalil Baracat durante a entrega das obras de reforma, ampliação e revitalização da EMEB Benedito Abraão Nassarden na comunidade rural do Formigueiro.


A unidade escolar foi reformada, ampliada e revitalizada e passa a contar com 3 salas de aula ampliadas para atender mais de 90 alunos através do sistema de Escola em Tempo Integral (ETI), programa lançado este ano pelo Governo Federal, que se assemelha o ETA – Escola em Tempo Ampliado que Várzea Grande já executa desde 2015.
As obras da unidade que foi reformada e ampliada também foram executadas na parte da cozinha do refeitório e das salas administrativas (Sala dos Professores, Diretoria), bem como da reforma dos banheiros masculino, feminino e banheiro PCD, revitalização da parte elétrica, hidráulica, sistema de esgoto.
Também foram trocados todo o mobiliário por novos e novos equipamentos e utensílios para sala de aula e cozinha, além da instalação de um parquinho infantil, totalizando um investimento de R$ 1 milhão.
“Fico gratificado em ve ra qualidade das obras em nossa administração. Estamos em uma escola municipal que foi totalmente reformada e melhorada para atender a toda a demanda, inclusive aos alunos e professores que terão ar-condicionado, que em nossa cidade não é luxo e sim uma necessidade diante das altas temperaturas”, disse Kalil Baracat.
O prefeito destacou ainda o trabalho que o secretário Silvio Fidélis e sua equipe vem desenvolvendo ao longo dos anos na Educação do município ao entregar grandes resultados no setor. “Parabenizo o professor Silvio Fidelis e equipe pelo excelente trabalho que faz à frente da Secretaria de Educação, que se dedica muito, é um conhecedor da área e que entrega bons resultados” disse.
Visitando as dependências da escola, o prefeito destacou o trabalho de revitalização da unidade “Uma escola como essa, climatizada, onde foram investidos mais de um milhão de reais, agora tem capacidade para atender até 100 crianças em período integral. Então, sem dúvida nenhuma, vem para acrescentar muito no ensino e desenvolvimento das nossas crianças aqui do Formigueiro” comemorou.
O secretário Silvio Fidelis disse que, somente este ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer entregou as obras de reforma e ampliação das EMEBs: Maria de Lourdes Toledo Areias, Jayme Verissimo de Campos Júnior, Alino Ferreira de Magalhães, Apolônio Frutuoso da Silva e agora a Benedito Abraão Nassarden, além da inauguração dos novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Maria Ignês França Auad e Profª Leuby Correa da Costa Barros.
“Estamos entregando esta escola hoje que vai atender as crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil e alunos da Educação fundamental – anos iniciais, do 1º ao 5º ano. Ela será uma escola de período integral, toda mobiliada, com tecnologia que certamente fará a diferença na vida escolar dos estudantes daqui da região.
Silvio Fidelis anunciou ainda a previsão da entrega das obras da reforma e ampliação da EMEB Antônia Felipa de Campos e a inauguração de um novo Centro Municipal de Educação Básica (CMEI) no Residencial Milton Figueiredo para o primeiro semestre de 2024.
Segundo a normatividade em Várzea Grande, a ETA – Escola em Tempo Ampliado usa o contraturno para atividades extracurriculares, inclusive informática, música, dança, teatro, dança entre outras. Já no ETA – Escola em Tempo Integral do Governo Federal ao qual Várzea Grande está aderindo, as atividades de contraturno são curriculares, ou seja, o período além do horário escolar são para reforço das matérias constantes no próprio currículo escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *