Centro de idosos Vovô Pedro ganha nova identidade visual criada por alunos do UNIVAG

Getting your Trinity Audio player ready...

Patricia Xavier | Assessoria UNIVAG

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande são os responsáveis pela nova identidade visual do Centro de Convivência de Idosos Vovô Pedro, em Cuiabá. A atividade, desenvolvida através de uma proposta do Projeto Extensionista Integrador da disciplina Design Gráfico e Produtos, foi executada por dez alunos do 2º semestre.

De acordo com a professora Msc. Carmen de Fátima Calixto, a proposta foi criar produtos com a nova logomarca, que serão revertidos em vendas para contribuir com o bom funcionamento do centro de convivência. A nova logomarca do centro está estampada em camisetas, copos, chinelos, cadernos, blocos de notas, necessaire, bonés e outros produtos personalizados.

 “Cada semestre, dentro da disciplina Projeto Integrador, é desenvolvido um tema. Após a seleção da instituição, os alunos fazem um briefing e conhecem a necessidade do espaço, quais produtos serão úteis e o centro optou por aqueles que podem ser vendidos. Foi um trabalho incrível, principalmente na questão da cidadania aliada ao aprendizado”, afirmou.

A escolha pelo Centro de Convivência de Idosos Vovô Pedro, da Associação Espírita Wantuil de Freitas, chegou através da aluna Isabele Albuquerque. “Eu estou muito realizada, sugeri essa instituição e toda a sala abraçou essa ideia. O resultado ficou incrível, superou todas as minhas expectativas. O Projeto Integrador em nossa graduação é um grande aliado para nossa formação acadêmica e social também”, destacou Isabele.

Integrante do grupo que realizou o trabalho, a acadêmica Lorena conta que para criar a identidade visual eles escolheram a cor predominante do centro, que é o laranja. “Eles usam a frase “no entardecer da vida” e o laranja remete ao pôr do sol. Desenvolvemos a logomarca com o desenho do mascote do centro, que é a coruja. Estou muito feliz com o resultado, essa experiência proporciona um outro olhar sobre a existência dessas entidades”, disse Lorena.

Jane de Souza Melo, coordenadora do Núcleo de Idosos Vovô Pedro, pontua que a intenção de criar os produtos personalizados, com a marca própria, é de poder comercializar e reverter o valor adquirido na manutenção do centro. “Aqui precisamos de alimentos, ajudamos os idosos com alguns materiais que eles necessitem, então esse valor que arrecadamos com as vendas irá ajudar muito a nossa causa. Os alunos se sensibilizaram com nosso trabalho e com certeza irão se tornar profissionais mais humanos. Foi tudo feito com muito carinho e cuidado. Agradecemos muito essa iniciativa do UNIVAG”, afirmou Jane.

O presidente da Associação Espírita Wantuil de Freitas, Márcio Monteiro, destacou a importância do UNIVAG formar não só profissionais preparados para o mercado de trabalho, mas acima de tudo, profissionais cidadãos.

“Todo trabalho deve ser humanizado, ter o ser humano envolvido, é muito importante esse trabalho que o UNIVAG faz. Parabéns a todos os envolvidos. Esse é o caminho correto de humanizar todos os cursos, lembrando que as pessoas são o alvo, porque às vezes nos envolvemos tanto com o material e esquecemos da essência da vida que é ser humano. Obrigado a equipe toda”, disse.

Os produtos personalizados pelos alunos do UNIVAG podem ser adquiridos, por valores simbólicos, no próprio Centro de Convivência de Idosos Vovô Pedro, localizado dentro da Associação Espírita Wantuil de Freitas, no bairro Primeiro de Março, em Cuiabá.

Responsabilidade Social

O Projeto Integrador do UNIVAG tem o objetivo de promover ações junto à comunidade, com responsabilidade socioambiental e caráter de extensão para os estudantes de graduação na temática da área de atuação do arquiteto e urbanista, com visibilidade interna voltada à produção de projetos.

“É importante que os alunos conheçam outras realidades e pessoas que necessitam de ajuda. E é exatamente isso que o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG faz. Além de colocar em prática atividades da futura profissão, a instituição cumpre a sua missão que é formar cidadãos que olhem em seu entorno. Ver esse projeto acontecendo é muito gratificante”, destacou o diretor das áreas de Conhecimentos de Ciências Agrárias, Biológicas e Engenharias do Univag, professor Dr. Anderson Luís Cavenaghi.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG, professora M.Sc. Carmelina S. de Moraes, garante que é oportunidade dos alunos  trabalharem além do que está previsto na grade curricular do curso.

“Trabalhar com o Projeto Integrador permite que o aluno UNIVAG tenha uma vivência profissional além do que ele aprende em sala de aula. Nesse projeto, os alunos fizeram o estudo da logomarca, ouviram o cliente, trouxeram possibilidades, todas essas e outras atividades fazem parte do processo da profissão. Eu tenho certeza que esses alunos estão saindo desse semestre mais maduros ainda em relação a esse resultado do trabalho, que foi excepcional”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *