PF faz operação em MT contra traficantes internacionais de drogas

Getting your Trinity Audio player ready...

A Polícia Federal deflagrou hoje as operações Handmade e Descobridor, simultaneamente, com o objetivo de reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de capitais provenientes do tráfico internacional de drogas. A ação abrange 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo, 2 no Mato Grosso do Sul e 1 em Mato Grosso, especificamente em Cuiabá.

As investigações têm origem na Operação Enterprise, realizada em novembro de 2020. De acordo com a Polícia Federal, os líderes da organização criminosa, para ocultar a origem ilícita dos recursos do tráfico de drogas, importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de lojas de varejo têxtil. Esse processo, conhecido como “branqueamento”, facilitava a dissimulação do dinheiro proveniente do tráfico.

Na ação de hoje, a PF confiscou carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens relevantes para a investigação. Os envolvidos nas operações responderão na Justiça Federal por associação criminosa e lavagem de capitais, crimes cujas penas, somadas, podem ultrapassar dez anos de reclusão, caso os fatos sejam confirmados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *