Colunas

Nova variante da Covid-19 se espalha rapidamente e gera alerta

Uma nova variante do coronavírus se espalha em ritmo acelerado nos Estados Unidos. Dados do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA mostram que a HV.1 já representa a maioria dos casos de Covid-19 no país, ultrapassando a EG.5, dominante até então.

“Trata-se de mais uma linhagem que continua a escalada continuada de potencial de maior transmissibilidade para o vírus”, afirma o virologista Fernando Spilki, da Universidade Feevale e coordenador da Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A HV.1 surgiu nos Estados Unidos no segundo semestre deste ano. Casos de Covid-19 provocados por ela também foram notificados no Canadá, Reino Unido, na região do Caribe e em países da Europa. Não há casos registrados no Brasil.

O espalhamento rápido leva pesquisadores a acreditarem que a variante tem alta capacidade de transmissão, mas ainda não há dados que demonstrem maior potencial de causar doença grave ou mortes após a infecção.

“O que se pode inferir até o momento pela dispersão rápida nos EUA é a possível transmissibilidade mais alta. Ainda não há relatos associados ao incremento na gravidade da doença”, diz Spilki.

A HV.1 é uma variante derivada da linhagem XBB.1.9, da Ômicron. Ela é caracterizada por uma mutação denominada S704L na proteína spike, explica Spilki. “Ela surgiu dentro do grande grupo de recombinantes que se originou da Ômicron”, afirma.

Diante do cenário de pandemia e da ampliação da dose de reforço, algumas pessoas ainda se perguntam qual é a importância da terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Outras variantes

Além da HV.1, os virologistas também estão de olho em outras duas variantes: BA.2.86 e JN.1. Elas ainda representam apenas uma pequena parcela dos casos, mas chamam atenção pelo alto número de mutações encontradas.

Spilki considera importante mantermos a vigilância genômica e os sistemas de vacinação atualizados para evitar novos surtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *