Cidades

Congresso Jurídico UNIVAG atrai milhares de estudantes e destaca temas atuais de Direito

Temas atuais e de grande destaque na atualidade para o Direito foram debatidos no Congresso Jurídico 2023 do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande. O evento reuniu importantes nomes jurídicos nacionais, regionais e representantes de entidades do Direito de Mato Grosso. Em sua primeira edição, o Congresso Jurídico UNIVAG foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro.

Organizado pela coordenação do Curso de Direito do UNIVAG, a proposta foi debater temas de impactos nos debates forenses e importantes para a formação do futuro operador do direito. Cerca de 1.500 estudantes de Direito lotaram o auditório do Cenário Rural, em Cuiabá-MT.

“Esses debatedores são juristas consagrados nacionalmente e que realmente trazem para o acadêmico conhecimentos e experiências, ou seja, trazem temáticas atualizadissimas e que estão em destaque nos grandes centros do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília., o que naturalmente engrandece a formação dos alunos”, afirmou a coordenadora do curso de Direito, professora mestre Danusa Balthazar de Andrade.

Para a aluna do curso de Direito do UNIVAG, Penélope Neves Xavier Santos, o congresso foi essencial para sua orientação na área jurídica a seguir. “Apesar de eu estar ainda no segundo semestre e ainda ter muita teoria para aprender pela frente, o congresso já me deu uma visão do que eu realmente irei encarar profissionalmente”, afirmou.

O quadro de palestrantes foi composto pelos melhores e mais gabaritados profissionais do Direito. O jurista Dr. Gabriel Babib abriu o evento trazendo questões atuais sobre o acordo de não persecução penal na prática.

“É um tema da moda, os jurisprudentes debruçam sobre ele, é de interesse geral. Me sinto honrado pelo convite do UNIVAG para fazer parte do congresso. Eventos como este são muito importantes porque contribuem muito para a evolução e pensamentos dos alunos, que é o que o estudante de Direito precisa; raciocínio, evolução, pensamento. Parabéns ao UNIVAG pela iniciativa”, agradeceu Dr. Gabriel.

Especialista em Direito Civil, Dr. Luciano Figueiredo palestrou sobre a Contratualização Familiar – um relacionamento para chamar de seu. “Fiquei impressionado com a estrutura do evento, o auditório lotado de estudantes demonstra a excelência do ensino do UNIVAG e que a instituição está no caminho certo para formar profissionais com grande gabarito”, disse Dr. Luciano.

A programação também contou com as palestras nacionais do Delegado da Polícia Federal, Flávio Rolim, e dos juristas Gustavo Junqueira, Maurício Bunazar, Renério Castro, Tiago Bunning.

A abertura do Congresso Jurídico 2023 contou com as presenças do Dr. Gerardo Humberto Alves Silva Junior, representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramires- Diretora da Escola da magistratura, do Promotor de Justiça Dr. Deosdete Cruz Junior, do Dr. Rogério Borges Freitas, 1º Subdefensor Público-Geral, da Presidente da Ordem dos Advogados de Mato Grosso, Dra. Gisela Alves Cardoso e do presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT), Dr. Pedro Paulo Peixoto Junior.

Ensino de excelência

O Congresso Jurídico 2023 está dentro do propósito do UNIVAG de oferecer uma educação profissional qualificada, com projeto pedagógico inovador, que traz diferenciais para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, enriquecendo sua trajetória de formação.

“Dessa forma, mais uma vez o curso de Direito do UNIVAG fica a frente, se colocando na posição que merece, que é o de melhor do estado”, destacou o vice-reitor, Flávio Foguel.

O diretor da Área de Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas, professor mestre Peter Wilhelms, enfatiza que a ideia é consolidar o Congresso Jurídico UNIVAG como um evento referência no debate jurídico em Mato Grosso.

“Trazer renomados juristas nacionais para debater aqui no estado é uma grande oportunidade para os estudantes “, disse Peter.

Para o coordenador do Núcleo das Práticas Jurídicas -NPJ UNIVAG, professor Dr. Afonso Winter Junior, os alunos que já atuam na área ganham mais uma ferramenta.

“É uma nova perspectiva, com opiniões de juristas nacionais renomados que têm uma visão um pouco mais ampla e faz com que os alunos desenvolvam essa nova visão “, garantiu.

Patricia Xavier | Assessoria Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *