Várzea Grande é Reconhecida como Referência em Serviços Socioassistenciais

Resultados obtidos pela administração municipal têm atraído a atenção de outras cidades de Mato Grosso. Troca de experiência reforça compromisso em busca de soluções dos problemas sociais.

Várzea Grande vêm sendo referência na execução dos serviços socioassistenciais e nos resultados alcançados em suas unidades. No que se refere a Proteção Especial, os resultados apresentados vêm chamando a atenção de representantes de várias cidades que vêm a Várzea Grande, com intuito de observar a estrutura do local e a condução de serviços realizados.
Nesta quarta-feira (13), representantes do município de Canarana (localizado a 644 quilômetros), vieram visitar o CREAS (Centro Especializado em Assistência Social), para conhecer o órgão, bem como a funcionalidade do local que atua com atendimento de média e alta complexidade.
“Várzea Grande tem um ótimo acolhimento. Nas capacitações que fazemos sempre vemos os destaques das equipes do município, por isso optamos em vir visitar a cidade e conhecer os serviços executados, em especial, pela equipe do CREAS. A nossa intenção é realmente aprender na prática, porque nas capacitações temos o teórico, mas o que a gente vê é que o trabalho que tem sido feito aqui, tem obtido grandes resultados”, elogiou a gestora de Proteção Básica e Especial de Canarana, Cleivania de Souza Oliveira.
Para a gerente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Katlin Calmon, a visita das gestoras é motivo de muita alegria, ainda mais por saber que os trabalhos realizados em Várzea Grande têm atraído olhares de outras administrações. “Estamos de portas abertas para todos aqueles que quiserem conhecer o nosso trabalho, nosso público-alvo e que fazemos para atender as demandas, em especial, aquelas que envolvem grupo especial, a exemplo de criança e adolescentes”.
A gerente disse que muito desse sucesso alcançado pelo município de Várzea Grande no setor de Assistência Social também se deve ao olhar sensível da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, que há mais de 20 anos atua como Promotora de Justiça. “O conhecimento de causa e o seu aconselhamento nas ações da assistência social, nos fortalece e nos dá a direção para desenvolvermos o nosso trabalho pautado sempre na transparência e na humanização de nossos atendimentos”.
Kika Dorilêo Baracat tem ressaltado de forma enfática que o maior atributo da atual gestão está na vontade e determinação do prefeito Kalil Baracat em usar a estrutura pública para promover atenção social e os atendimentos necessários para a população.
A titular da pasta, Ana Cristina Vieira frisou ser sempre uma satisfação receber em Várzea Grande representantes de outros municípios e poder apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade, no que se refere a Proteção Especial, e servir de parâmetros de trabalho, especificamente, neste modelo de serviço social.
“Todas as ações desenvolvidas aqui são frutos de uma construção coletiva, organizada pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, que além de atuantes, se dedicam no atendimento, que tem como público-alvo, crianças e adolescentes, mulheres, idosos e ainda as pessoas em situação de rua”, informou.
Ana Cristina disse ainda que é sempre bom reforçar a nossa determinação nos serviços públicos que devem ser ofertados com qualidade e com resolutividade. “Saber que o município de Várzea Grande é tido como referência para outros municípios de Mato Grosso, é motivo de orgulho e satisfação para a Administração Kalil Baracat, e um motivo a mais para desenvolvermos com excelência os nossos serviços. O Poder Público tem que existir em função das pessoas, ainda mais quanto aos assuntos das áreas sociais, e compreendo que o reconhecimento de outras cidades demonstra que Várzea Grande está no caminho certo”.
Como destaca a gestora, Várzea Grande, tem realizado o trabalho Intersetorial e multidisciplinar, firmando parcerias com as demais políticas para atender o usuário em sua totalidade. “A troca de experiência é fundamental em todos os setores e nós estamos aqui para mostrar o nosso trabalho e para construirmos pontes entre os municípios, seja na construção de novas parcerias ou para alinharmos projetos que possam atender a população, dos nossos municípios”, pontuou.
Além da gestora de Proteção Básica e Especial de Canarana, Cleivania de Souza Oliveira, participaram também da visita a psicóloga Deucilene Lopes de Lorena e a assistente social, Helen Laney Minervino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *