Política

Kalil promete escolas de Várzea Grande 100% revitalizadas e entrega obras de requalificação

Várzea Grande avança para até o final de 2024, todas as suas 92 unidades escolares entre EMEBs e CMEIs estejam 100% requalificadas, ampliadas, reformadas e melhoradas. “Trabalhamos muito para dar continuidade ao que foi executado pela então prefeita Lucimar Sacre de Campos de dotar toda a cidade e suas regiões de Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil contemplando hoje uma população estudantil de 32 mil alunos. Nossos esforços são no sentido de ofertar vagas para todos que desejarem estudar com qualidade nas instalações e no ensino praticado, condições dignas de trabalho para os profissionais do Ensino e a garantia aos pais de que seus filhos estão em boas mãos”, disse o prefeito Kalil Baracat ao inaugurar a requalificação, ampliação, reforma e melhorias da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Apolônio Frutuoso da Silva, mais uma quadra poliesportiva anexa e uma praça de lazer.


Com investimentos da ordem de R$ 2,1 milhões em obras e mobiliário, a Escola Municipal de Educação Básica Apolônio Frutuoso da Silva, a Quadra Poliesportiva que fica anexo a unidade e uma praça de lazer, todos no Construmat, região do Grande Cristo Rei, foram entregues em solenidade comandada pelo prefeito Kalil Baracat e atenderá 500 alunos da Rede Pública Municipal, além de possibilitar uma maior interação com a população da Construmat e bairros adjacentes.
“Essas obras, assim como outras, que temos, desde 2021, sendo entregues a população, em todas as regiões de Várzea Grande, demonstram nosso compromisso com a Educação Municipal e com a qualidade de vida para a gente de nossa cidade”, asseverou Kalil Baracat, acompanhado pelo vice-prefeito, José Hazama, pelo secretário Silvio Fidélis, por vereadores, profissionais da Educação e populares.
Na ocasião, o prefeito anunciou ainda que, no próximo ano a EMEB Apolônio Frutuoso da Silva vai fazer parte das escolas abrangidas pelo Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) com atividades de dança, teatro, artesanato, práticas esportivas, reforço escolar e letramento para os alunos no contraturno escolar.
“Nós queremos e vamos colocar o ETA em 44 unidades escolares e como estamos aderindo ao Programa do Governo Federal da Escola em Tempo Integral, que já é uma realidade em Várzea Grande, acredito ser possível avançar ainda mais para o contraturno e permitir que a população estudantil permaneça por mais tempo nas unidades escolares e saiam com mais conhecimento ainda”, disse Kalil Baracat.
Kalil Baracat sinalizou que uma unidade escolar moderna, eficiente, com o que existe de mais moderno em informática e tecnologia e dentro das normas da ABNT se soma a força e compromisso dos profissionais da Educação que atuarão na mesma para garantir o que de mais valioso uma pessoa pode receber de outra, que é o conhecimento, a sabedoria.


“Nosso papel, enquanto gestor, é permitir que as pessoas tenham acesso a Educação de qualidade. Tanto o aluno, quanto seus pais precisam sentir vontade em frequentar as unidades escolares e utilizar as mesmas em proveito de toda a comunidade”, explicou Kalil Baracat reafirmando que seu compromisso é concluir obras já lançadas para que elas assegurem mais benefícios e atendam mais pessoas.
De acordo com o prefeito Kalil Baracat, a entrega da EMEB Apolônio Frutuoso representa o cumprimento de um compromisso da gestão municipal em proporcionar um ambiente de aprendizado com mais conforto, moderno e de qualidade para os estudantes da região, promovendo desta forma, o conhecimento, a educação, a inclusão e o desenvolvimento sociocultural da comunidade escolar. “Todos sabem do meu compromisso com a Educação, venho de uma família de educadores e vamos seguir reformando, ampliando, revitalizando as unidades que já temos e inaugurando novas unidades para atender a demanda do nosso município” afirmou.
O secretário Silvio Fidelis destacou que os investimentos para a revitalização da escola totalizaram R$ 2,1 milhões, beneficiando a unidade escolar que atende desde a Educação Infantil até o 2º ano da Educação Básica. “Os estudantes terão agora acesso a uma infraestrutura renovada, mobiliário e equipamentos adequados à faixa etária, uma sala multiuso que inclui uma área dedicada à leitura e uma vasta coleção de brinquedos pedagógicos” disse.
Silvio informou também que a praça e a quadra de esportes ao lado da escola foram totalmente reformadas e revitalizadas para agregar o esporte e o lazer para alunos e para a comunidade do bairro. “Estamos trabalhando para ter 100% das escolas da rede municipal reformadas e ampliadas, lembrando que ainda está programada a entrega de mais 8 Centros municipais de Educação Infantil para o início do ano letivo de 2024” anunciou.
A diretora da unidade, professora Leidiane Oliveira disse que a escola passou por um processo de revitalização dos espaços interno e externo, a construção de um refeitório, revitalização da parte elétrica (cabeamento/fiação). “Recebemos também todo material didático, jogos pedagógicos, brinquedos investimentos na área tecnológica com sala multiuso com mesa play e tela digital que irão melhorar efetivamente os processos de ensino/aprendizagem de nossos alunos” comemorou.
O evento contou com a presença do vice-prefeito José Hazama, dos secretários municipais, do coral Canto&Encanto da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, da Banda Municipal “Maestro Manoel Teixeira de Oliveira”, lideranças comunitárias e da comunidade escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *