Operação Sign Off desarticula esquema de importação e comércio de eletrônicos

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) deflagraram nesta quarta-feira (16) a Operação Sign Off, que visa desarticular um esquema de importação e comércio de eletrônicos sem o devido recolhimento de impostos. A ação foi realizada em conjunto nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Ribeirão Preto (SP) e Ponta Porã (MS).

A operação cumpriu 50 mandados de busca e apreensão em boxes do Shopping Popular de Cuiabá, além de empresas e residências em outros municípios. Ao todo, foram apreendidos cerca de 100 mil produtos eletrônicos, avaliados em R$ 120 milhões.

As investigações apontaram que a organização criminosa atuava há pelo menos um ano e movimentava cerca de R$ 120 milhões por ano. Os suspeitos importavam os produtos eletrônicos de outros países sem o devido pagamento de impostos. Em seguida, eles revendiam os produtos no mercado paralelo, sem nota fiscal.

A operação também determinou a suspensão de atividades econômicas das empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.

A operação Sign Off é um importante passo para combater a sonegação fiscal e a comercialização de produtos eletrônicos sem o devido recolhimento de impostos. A ação também contribui para a defesa do consumidor, que é lesado quando compra produtos sem nota fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *