Cuiabá

Alunos do UNIVAG apresentam na prática trabalhos desenvolvidos em sala de aula

Acadêmicos do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande apresentaram as atividades desenvolvidas ao longo do semestre na VII Feira de Projeto, Empreendedorismo e Inovação, que ocorreu no Bloco C e D do UNIVAG.

A feira é uma mostra dos Projetos Integradores, onde o aluno é desafiado e passa por uma experiência que desenvolve competências profissionais na sua área de formação.

Aluna do 7º Semestre do Curso de Ciências Contábeis, Keila Aparecida Sales da Silva desenvolveu um estudo de caso sobre tecnologia na contabilidade na EMEB Profª Maria Barbosa Martins, em Várzea Grande.

“O objetivo do trabalho é sobre a falta de controle de estoque na instituição. O projeto será aplicado dentro da escola com um soft, que é a gestão da tecnologia”, explicou.

Gabriela Souza Borges, aluna do 3º Semestre do Curso de Direito, realizou, com um grupo de oito estudantes, um estudo sobre Ato Infracional. Para a estudante, projetos como a feira preparam os alunos para o mercado profissional.

“Começamos com inquérito policial sobre o caso do Gabriel Kan e logo depois apresentamos os fatos que ocorreram em 2007. Essa feira está nos preparando para trabalhos que iremos realizar lá na frente, como o TCC, trabalhos em grupo e apresentações. A gente desenvolve a nossa oratória, já que o direito trabalha diretamente com a fala formal. Em casos como esse, aprendemos palavras novas, jeitos e gestos de se expressar. Acho isso muito bom. Aqui no projeto integrador temos essa oportunidade”, destacou.

Cursando o 5º Semestre do Curso de Nutrição, Patrícia Egídio de Amorim, em conjunto com seus colegas, realizou um bingo de alimentos coadjuvantes no controle da diabetes.

“Realizamos um bingo de alimentos no Centro de Convivência de Idosos e notamos que a maioria deles tinham problemas com diabetes ou pressão. Diante disso, desenvolvemos uma dinâmica para falar de alimentos que eles poderiam ingerir”, explicou Patrícia.

Segundo a acadêmica, projetos como este desenvolvido pelo UNIVAG, além de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala, pode ser utilizado futuramente.

“É muito interessante porque os alunos desenvolvem produtos que podem ser posteriormente comercializados e adaptados em escolas e até atividades extras. Isso é muito bom porque envolve todas as disciplinas e todos os cursos e cada curso desenvolve o seu projeto de acordo com sua área”, afirmou Patrícia. 

PROJETOS INTEGRADORES

Empreendedorismo, inovação e tecnologia são os diferenciais do ensino UNIVAG. Prova disso são os desafios propostos dentro da sala de aula que se materializam em solução.

Os projetos integradores são disciplinas que ocorrem com todos os cursos do UNIVAG. As atividades são desenvolvidas em grupos, onde os alunos buscam soluções aos desafios que os professores apresentam no início do semestre.

Segundo o Diretor da Área de Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas, professor mestre Peter Wilhelms, as disciplinas de projetos integradores têm como objetivo o fomento dessas questões de empreendedorismo, criação de inovações e vivência com as novas tecnologias.

“Para todos os alunos do UNIVAG, sendo eles de qualquer uma das áreas do conhecimento, pois temos a convicção de que são importantíssimas para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos”, destacou o professor Peter.

O evento realizado pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação para Fomento da Cultura Empreendedora (Inovag) contemplou as áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Agrárias e Engenharias e Graduação Tecnológica.

por Patricia Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *