Município quer ser inserido como rota de voos regulares por meio do Programa “Voe Mais MT”

O prefeito de Juara, Carlos Sirena, pediu para que o município seja incluído como rota da aviação comercial com voos regulares para os principais aeroportos, por meio do Programa Voe Mais MT. Ele se reuniu com o secretário adjunto Anderson Lombardi, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para discutir a possibilidade. A agenda foi intermediada pela deputada estadual Janaína Riva (MDB).
A justificativa do prefeito é de que o município tem uma demanda crescente, sendo a 18ª em maior população dentre os 141 municípios e ocupa um lugar de destaque em Mato Grosso em termos de produção agrícola, pecuária e economia pujante.

“Esses fatores econômicos de desenvolvimento, por si só já geram a demanda, mas temos ainda a questão de saúde que a aviação proporciona mais agilidade. Vamos batalhar para que dê certo e nossa cidade seja contemplada”, finalizou.

O programa Voe Mais Mato Grosso é um programa que concede benefícios às empresas para fazer toda aviação regionalizada dentro do estado e atender os pequenos municípios com voos comerciais.

O Estado de Mato Grosso e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) em compensação de contrapartida em substituição do voo internacional para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para implementação de rotas contemplando 9 municípios: Água Boa, Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Garças, Cuiabá, Juína, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.

A decisão da internacionalização do aeroporto depende da Concessionária Centro-Oeste Airports (COA), administradora do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, e quem toca as obras de infraestrutura do local, além de órgãos como a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

A deputada Janaína Riva destacou que no passado, Juara tinha voos regulares e agora busca a retomada do serviço. “Agora nós temos uma nova pista de 1.500 metros, que o prefeito projetou e batalhamos muito por ela. Essa pista é uma das mais bonitas de Mato Grosso e vamos agora formalizar esse pedido ao governo do estado, que interceda junto à Azul Linhas Aéreas para que possamos ter um voo regular no município e uma opção de logística para população ter acesso aos grandes aeroportos ao incluir Juara nesta rota da aviação de Mato Grosso”, explica.

O Programa Voe Mais MT foi criado para fomentar e democratizar o transporte aéreo e diversificar as cidades a serem atendidas com voos regulares. O Programa faz parte da estratégia do Governo do Estado em fomentar o desenvolvimento econômico e o turismo do estado. Pelo Voe Mais MT, as companhias aéreas podem obter redução da alíquota de impostos para compra de querosene de aviação que representa mais de 40% nos custos de operação de uma empresa aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *