26 de março de 2025 06:45

Cuiabá registra noite mais fria do ano com mínima de 10º

Nesta quarta-feira (14.06), a capital de Mato Grosso, Cuiabá, deve enfrentar um duplo recorde de frio, devido à forte massa de ar polar que tem atingido vários estados do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para hoje é de uma pequena variação térmica, com máxima de 14ºC e mínima de 11ºC, estabelecendo assim a menor temperatura máxima e a menor temperatura do ano na cidade.

Esse período de frio intenso deverá continuar até o final da semana. Na quinta-feira (15.06), espera-se uma mínima de 11ºC e uma máxima de 20ºC. A partir de sexta-feira, a variação térmica aumenta significativamente, porém as temperaturas mínimas continuarão baixas pelo menos até domingo. No dia 16.06, a mínima prevista é de 13ºC e a máxima de 26ºC. Já no sábado (17.06), as temperaturas variarão entre 15ºC e 27ºC. No domingo (18.06), a previsão é de uma mínima de 16ºC e máxima de 29ºC.

O fenômeno meteorológico que tem ocasionado essas baixas temperaturas nos últimos dias tem apresentado um comportamento peculiar, de acordo com a empresa de meteorologia Clima Tempo. Capitais como Cuiabá, Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC) registraram temperaturas mais baixas do que São Paulo (SP), algo considerado raro. Essa situação foi observada nesta terça-feira (13.06) e se tornará ainda mais notável nos próximos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em São Paulo, no dia 13 de junho, as temperaturas variaram entre 16,2°C e 18,9°C. Por outro lado, em Cuiabá, durante a maior parte do dia, a temperatura mínima foi de 13,1°C, e durante a tarde, não ultrapassou os 15°C.

De acordo com especialistas, essa massa de ar frio de origem polar chegou com muita intensidade ao Brasil. Nas próximas 48 horas, a circulação de ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, vai restringir parte do ar frio intenso sobre o Paraguai, resultando em temperaturas mais baixas no Centro-Oeste, em regiões como sul de Mato Grosso em comparação com São Paulo.

2025 – Copyright © – MT de Fato– Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade