Mais de mil alunos da rede municipal se formam no Proerd

Getting your Trinity Audio player ready...

Alunos da rede municipal de ensino de Várzea Grande iniciaram nesta semana as formaturas do primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas.

Nesta segunda-feira (12), a formatura aconteceu para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Salvelina Ferreira da Silva.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes do ensino fundamental. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social, e programas como o Proerd, conduzidos em parceria com a Polícia Militar, somam em direção a esse objetivo”, disse.

O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina às crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

“O Proerd atua em Várzea Grande desde 2002 e tem como principal componente o currículo ‘caindo na real’, que ensina às crianças a tomarem decisões seguras e responsáveis. Além disso, a relação com o policial em sala de aula transmite valores de cidadania que são importantes para todos”, explica o sargento da PM Romoaldo, instrutor do Proerd.

“Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades”, completa o policial.

Para a mãe da Kethily, Luciane Cristine Amorim, o Proerd complementa o que os pais já ensinam em casa, reforçando a importância de se manter afastado de drogas lícitas ou ilícitas. “É importante porque além da orientação que a gente dá em casa, ela está tendo uma orientação com outras pessoas, alguém que tem um papel importante na comunidade”, afirmou.

Além da formatura, a cerimônia marcou a premiação de alunos como destaques na redação.

Os próximos formandos serão os alunos das Emebs Padre Luís Maria Ghisoni, Julio Domingos de Campos, Eunice César de Mello, Irenice Godoy de Campos e Silva, Antônio Salústio Areia, Gonçalo Domingos de Campos, Benedita Bernardina Curvo, Emanuel Benedito de Arruda e Jaiminho, somando mais de 1000 formandos.

No segundo semestre de 2023, novas turmas de 5º ano da rede municipal receberão o projeto, visando alcançar um número similar de alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *