Artigos

UFMT e estudantes se unem para combater a transfobia

APró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está elaborando um novo projeto em parceria com estudantes da comunidade LGBTQIAP+ para combater o preconceito e a discriminação contra pessoas transexuais na instituição. Intitulado “TransForma UFMT”, a iniciativa tem como objetivo propor estratégias de prevenção e enfrentamento à transfobia na universidade.

De acordo com a pró-reitora da pasta, professora Lisiane Pereira de Jesus, ações previstas no projeto visam nortear as equipes para que os trabalhos desenvolvidos alcancem o objetivo maior de prevenção e enfrentamento à transfobia, de forma a superar o mero combate ao preconceito e à discriminação, promovendo o direito de pessoas trans e travestis e a cultura de respeito às diferenças na Instituição.

“O projeto ‘TransForma UFMT’ é uma importante iniciativa para a prevenção e enfrentamento à transfobia na UFMT. Precisamos garantir que todos os estudantes se sintam acolhidos e respeitados, independente da sua identidade de gênero”, afirma 

“Penso que o projeto é de suma importância para que a universidade avance na pauta dos direitos da comunidade trans, participando ativamente desse processo, uma vez que a mesma se compromete com uma educação transformadora, empenhada com as demandas sociais”, completa Augusta Cesária Francelino da Silva, estudante de Filosofia que têm participado das discussões sobre o projeto.

Dentre as atividades propostas até o momento estão: Cinedebate, para estimular o debate entre os estudantes, contribuindo para a construção de pensamento crítico em torno do tema em articulação com a realidade; roda de conversa; cartões informativos; grupo de trabalho para capacitação da equipe da Assistência Estudantil; e a criação do coletivo LGBTQIAP+.

Visando a contribuição de mais participantes da comunidade, a Prae ainda realizará uma reunião, no dia 10 às 14h, no auditório da Coordenação de Administração Escolar (CAE), para debater os objetivos e ações do Projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *