Política

Conquista Engenheiro eletricista de MT é o 1º profissional da modalidade do Brasil a receber prêmio em país americano

O engenheiro eletricista Mato-Grossense e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danilo de Souza foi o primeiro profissional da modalidade elétrica do Brasil a receber o “Prêmio de Jovem Pesquisador em Segurança Elétrica” nos Estados Unidos. A edição de 2023 do Electrical Safety Workshop (ESW 2023) realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) no mês de março deste ano, na cidade de Reno, no estado da Nevada-EUA. Além do engenheiro eletricista Mato-grossense outros seis pesquisadores receberam o Prêmio. Danilo tem se destacado nas pesquisas referentes aos riscos de origem elétrica, que englobam basicamente três tipos de acidentes: choque elétrico, incêndios de origem elétrica e descargas atmosféricas (raios).
O Professor Danilo apresentou o trabalho intitulado – “AN ANALYSIS OF ACCIDENTS LEADING TO ELECTRICAL SHOCKS IN BRAZILIAN ELECTRIC POWER DISTRIBUTION BETWEEN 2013 AND 2021”. A pesquisa apresentada recebeu também o prêmio de melhor trabalho na categoria de doutorandos. O referido trabalho teve como coautor o engenheiro eletricista Walter Aguiar Martins Júnior e o professor da Universidade de São Paulo Hédio Tatizawa.
A participação no evento foi viabilizada pela Iniciativa Estudantil do IEEE Electrical Safety, e pelo Sindicel – Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo.
Os dados utilizados na pesquisa foram oriundos da Abracopel – Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos com a Eletricidade, onde o professor Danilo também atua como vice-presidente.
“O ESW é o evento mais importante do mundo que discute os acidentes de origem elétrica, e como podemos “salvar vidas”, evitando estes acidentes. Assim, participar do evento apresentando pesquisas que podem ajudar a salvar vidas é muito gratificante como pesquisador e demostra a maturidade da ciência no Brasil”, disse Danilo.
O profissional da engenharia elétrica ressalta ainda que ganhar o prêmio de Jovem pesquisador em segurança elétrica foi um marco pessoal muito importante em sua carreira. Mas, isso só foi possível pelo parceiro do grupo de pesquisa, pois foi uma pesquisa construída coletivamente. O segundo prêmio, de melhor pesquisa na categoria jovem pesquisador, demostra a qualidade dos resultados que apresentaram, além do forte comprometimento social da pesquisa realizada.
Assessoria Cristina Cavaleiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *