Governo injeta R$ 1,2 bilhão para melhorar a mobilidade urbana de CuiabáGoverno injeta

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O Governo de Mato Grosso realiza investimento de R$ 1,2 bilhão de reais em ações de infraestrutura em Cuiabá, entre obras já entregues, em execução ou já contratadas. Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a capital do Estado recebe obras que vão melhorar o trânsito, facilitar o acesso à cidade e também dar mais qualidade de vida para a população.

A Sinfra-MT está construindo o prolongamento da Avenida Parque do Barbado. A obra vai garantir uma ligação entre a Avenida das Torres e a Estrada do Moinho em um investimento de R$ 14,5 milhões. Até o momento, a obra já superou 50% de execução.

Em 2020, o Governo entregou a primeira parte da Avenida Parque do Barbado, inicialmente planejada para a Copa de 2014, mas que ficou quatro anos parada em gestões anteriores. Ao lado da Avenida, a Sinfra-MT finalizou a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), outro projeto previsto para a competição mundial.

O trabalho de restauração da Avenida Archimedes Pereira Lima também está em andamento. O Governo está refazendo toda a base e o asfalto de um trecho de cinco quilômetros entre a rotatória do Boa Esperança e o Complexo Viário do Tijucal, com o objetivo de resolver todos os problemas da avenida. O investimento é de R$ 14,7 milhões.

A Trincheira Jurumirim, restaurada e finalizada, é outra obra prevista para a Copa já entregue pelo Governo do Estado.

No bairro Jardim Industriário, o Governo está duplicando a Avenida V2. O objetivo é melhorar o trânsito em uma das regiões mais populosas de Cuiabá, eliminando os congestionamentos e dando mais segurança para os pedestres. O investimento no local é de R$ 6,6 milhões, incluindo iluminação, e 40% do trabalho já foi executado.

Na mesma região, com um investimento de R$ 26,2 milhões, a Sinfra-MT está recuperando diversas ruas do Distrito Industrial de Cuiabá.

Uma nova ponte de concreto sobre o Rio Cuiabá está em fase de conclusão, ligando os bairros Parque Atalaia, na capital, e Parque do Lago, em Várzea Grande. A estrutura da ponte, orçada em R$ 40,4 milhões, já foi finalizada e a Sinfra-MT iniciou a construção do acesso à estrutura.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que a ponte foi licitada e iniciada em gestões anteriores sem que existisse sequer um projeto de acesso a ela. Com isso, a atual gestão precisou realizar os projetos, licitar a construção e iniciar a obra, para que a ponte não ficasse parada no ar.

“O governador Mauro Mendes sempre disse que todas as obras iniciadas deveriam ser finalizadas. Por isso, trabalhamos para solucionar todos os problemas que impediam que as obras fossem finalizadas, além de lançar novos projetos para melhorar a infraestrutura de Cuiabá, que é a capital de todos os mato-grossenses”, afirma o secretário.

A Sinfra-MT também está executando a revitalização da Avenida 8 de Abril, com asfalto novo e iluminação pública. Terá início neste ano a pavimentação da Avenida Mário Palma. A obra foi licitada e contratada em 2021, mas, devido a não execução por parte da empresa vencedora do processo, a Sinfra-MT precisou romper o contrato e realizar uma nova licitação.

Asfalto nos bairros

Sonho antigo de diversos moradores, a Sinfra-MT vai asfaltar oito bairros da capital. Com a diminuição das chuvas, as obras vão começar em abril, garantindo o fim da lama e da poeira para moradores dos bairros Novo Tempo, Novo Milênio, Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Tancredo Neves, Planalto e Alto Boa Vista, em um investimento de R$ 42 milhões.

A obra licitada pelo Estado ficou paralisada durante quatro meses devido a falta de autorização por parte da prefeitura. Após um acordo intermediado pelo Tribunal de Contas do Estado, o processo voltou a ter andamento. A Sinfra-MT também está asfaltando ruas do bairro Jardim Fortaleza e Morada do Ouro III, com investimentos de R$ 7 milhões e R$ 2,2 milhões, respectivamente.

“É muito bom ver o interesse do Estado em investir em Cuiabá, principalmente na infraestrutura”, afirma o deputado estadual Diego Guimarães.

Rodovias

O Governo de Mato Grosso também trabalha para melhorar os acessos para a capital. Apenas a MT-251, a Estrada de Chapada, recebeu R$ 49,5 milhões em investimentos. A Sinfra-MT restaurou toda a rodovia, entre a Fundação Bradesco e o município de Chapada dos Guimarães, e construiu um novo posto de fiscalização para a Polícia Rodoviária.

Além disso, foi realizado um investimento em iluminação pública. Ainda em 2020 foi entregue a iluminação do trecho urbano da rodovia, recém duplicado, entre a rotatória da MT-010 e a Fundação Bradesco. No fim de 2022 foi entregue a iluminação em LED do trecho entre a Fundação Bradesco e o Trevo para Manso, mudando o visual da estrada e garantindo mais segurança para motoristas e também ciclistas.

Ainda na MT-251, a Sinfra-MT construiu o acesso ao Parque Novo Mato Grosso, com a construção de um viaduto e duas pontes de concreto sobre o Rio Bandeira. A Sinfra-MT também entregou o asfalto da MT-402, que liga a Estrada até o distrito do Coxipó do Ouro, possibilitando que o berço de Cuiabá finalmente tivesse um acesso por via pavimentada, após mais de 300 anos.

Pensando no futuro, a Sinfra-MT contratou e iniciou a elaboração do projeto para duplicar a rodovia no trecho fora do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, o Governo de Mato Grosso está finalizando a iluminação em LED dos 17 km da rodovia, garantindo mais segurança para todos os motoristas que precisam passar pelo trecho no período noturno. Em 2023, será executada também a restauração do asfalto da rodovia.

Um dos objetivos é melhorar o acesso ao Novo Hospital Universitário Júlio Muller, construído em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, com um investimento de R$ 218 milhões.

A MT-010, que liga Cuiabá até o Distrito da Guia e Rosário Oeste também recebeu investimentos do Estado. A atual gestão finalizou a duplicação da Avenida Helder Cândia, entre a rotatória com a MT-251 e o Rodoanel, e entregou a iluminação pública do trecho.

A Sinfra-MT já contratou a elaboração do projeto para duplicar a MT-010 o distrito de Nossa Senhora da Guia e restaurar o trecho até Rosário Oeste.

Outras obras foram contratadas e serão executadas nesse ano, como a pavimentação da MT-400, a antiga Estrada da Guia, e as MTs 401 e 402, que ligam o distrito do Aguaçu e terão trechos recuperados e asfaltados.

A Sinfra-MT também vai licitar novamente o asfalto da MT-030, que liga o bairro Dr. Fábio até a Ponte de Ferro. O contrato com a antiga empresa precisou ser rescindido devido a não execução das obras. A Sinfra-MT irá licitar a pavimentação até o Coxipó do Ouro.

Rodoanel

A Sinfra-MT também tirou do papel a obra do Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá. Com um investimento de R$ 204,9 milhões já teve início a construção de duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá.

O lote 1 do Rodoanel terá 21,5 km de extensão, entre a BR-163/364 em Várzea Grande e a MT-251 em Cuiabá, em pista duplicada em concreto. A obra prevê ainda construção de viadutos sobre a MT-010 e a BR-163, uma trincheira sob a Avenida Antártica.

BRT

O Governo também licitou a obra do BRT em Cuiabá e Várzea Grande. Com um orçamento de R$ 468 milhões, será construído um corredor nas duas cidades, trazendo melhorias para os usuários do transporte público.

por O Bom da Notícia

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