Comemoração será realizada em todas as unidades sociais de Várzea Grande

Assim como no ano passado, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realizará as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em todos os Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – dos bairros Jardim Glória, São Mateus, Santa Maria e Cristo Rei, com programações e atividades voltadas ao público feminino.

Por Katia Passos
Da Secom-VG

O movimento ‘Mulheres em Evolução’, idealizado pela primeira-dama e promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, que está em sua segunda edição, nasceu da necessidade de conscientizar um número maior de mulheres sobre a violência doméstica e familiar, além de divulgar os órgãos de proteção.

“No ano passado, percorremos todos os CRAS e nos reunimos com as moradoras dos bairros atendidos, onde tivemos um bate-papo com relação aos tipos de violência que as mulheres são submetidas, e muitas das vezes elas mesmo nem têm noção que estão passando por agressões, uma vez que a violência ocorre, não somente de forma sexual, mas também física, psicológica, moral, patrimonial”, informou.

Kika Dorilêo disse ainda que é precioso que a população em geral tenha a noção dos dados alarmantes envolvendo a violência doméstica e familiar, além dos casos de feminicídios que ocorrem diariamente, em todo o país. “É importante que haja cada vez mais ações efetivas para esse combate, além de campanhas educativas e preventivas. Em Várzea Grande temos uma Rede de Proteção à mulheres e meninas bem atuante, e que realiza um trabalho bastante efetivo com relação a proteção desse público, mas o que queremos com esse movimento é ampliar justamente esse trabalho de orientação e prevenção, para que as mulheres não precisem recorrer a essa Rede de Proteção”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o ‘Mulheres em Evolução’, neste ano de 2023, terá início no dia 9 de março, no Centro de Referência em Assistência Social, do bairro Cristo Rei. “Serão quatro semanas, onde estaremos nos reunindo com as mulheres que participam de programas sociais ou moradoras da região. Todas estão convidadas a participarem desse movimento, que tem como maior inspiradora a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat”, anunciou.

A gestora disse que a proposta dessa ação é justamente oferecer um dia de comemoração para aquelas que participam dos projetos sociais desenvolvidos no Município, bem como um momento de descontração e entretenimento. Durante todo o mês estaremos desenvolvendo atividades para marcar uma das datas mais importantes do calendário, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher”.

Ana Cristina reafirmou o compromisso que essa gestão tem no combate a qualquer tipo de violência, seja ela praticada a mulher, criança e ao idoso. “Temos uma Rede de Proteção bastante ativa e uma primeira-dama preocupada e comprometida com a população várzea-grandense”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *