“Nosso interesse é o de sempre caminhar lado a lado com o poder Legislativo”, afirma Kalil Baracat

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e o vice-prefeito José Hazama, participaram nesta manhã (28) da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2023 da 19ª Legislatura da Câmara Municipal. Kalil aproveitou o momento para renovar a parceria com a Casa de Leis e fez questão de citar os avanços dos seus dois primeiros anos de mandato. “Avançamos muito, mas nada teria sido possível sem a união, sem o respeito e sem a unidade entre Executivo e Legislativo”.

Ainda ao renovar a unidade entre os Poderes, Kalil voltou a ratificar que “interesse do poder executivo é do de caminhar lado a lado, de forma republicana junto com os poderes constituídos, mantendo o respeito mútuo, trabalhando com propostas que vão ao encontro da coletividade. Nesta ocasião em especial, quero validar meu compromisso com esta Casa de Leis que está na ponta, sempre recebe todas as demandas dos nossos cidadãos e junto com o Executivo, elabora leis, fiscaliza atos e busca sempre melhorar a qualidade de vida de toda população”.

O prefeito lembrou que também já esteve atuando no Legislativo, como vereador por Várzea Grande. Em uma rápida analogia, Kalil comparou o parlamento a uma faculdade. “A Câmara Legislativa é uma espécie de faculdade para os políticos. Alguns alçam voos maiores e tornam deputados estaduais, deputados federais, prefeitos, senadores, governadores e até presidentes da República. Mas caminhada começa aqui dentro, neste plenário de deliberações sugerindo ações conjuntas com o poder Executivo e fiscalizando o seu trabalho. Todos aqui estamos comprometidos e atuando em total harmonia”.

Agradecendo o apoio da Câmara, Kalil citou um breve balanço dos primeiros dois anos de sua gestão. Destacou que graças ao sucesso da administração da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos ele recebeu uma prefeitura com conta equilibradas e pôde dar sequencia ao mesmo ritmo de investimentos. “Temos R$ 600 milhões para investimentos em todas as áreas estratégicas de Várzea Grande até o final deste mandato, em 2024. Mas antes de contabilizar novas conquistas já temos mais de 150 quilômetros de asfalto novo, outros 100 quilômetros recuperados, nos tornamos referência em vacinação, melhorando as unidades de saúde, nossos programas sociais e de qualificação são destaques e entregamos um centro tecnológico que prepara e capacita nossos estudantes para o futuro, um modelo que não existia no Centro-Oeste. E graças ao grande apoio e compromisso desse Parlamento {que aprovou projeto de lei do Executivo} estamos cumprindo mais uma promessa de campanha que é a de tornar o passe-livre uma realidade aos nossos estudantes”.

Para o curto e médio prazo, o prefeito destacou a licitação, em andamento, para implantação de 40 novos leitos de UTIs dentro do Pronto-Socorro, por meio de uma emenda de R$ 20 milhões vinda do senador Jayme Campos.  ”Vamos entregar ainda nove creches até o final da gestão. Nos primeiros dias de 2023 foram já entregues para população uma nova escola e uma creche, vamos finalizar o ano com duas novas Estações de Tratamento de Água (ETA) que com certeza vão solucionar em 90% a 95% o problema crônico de abastecimento que temos em nossa cidade. Todos esses e outros compromissos estão sendo efetivados com responsabilidade, honestidade e comprometimento com erário público. Colocamos em prática direitos dos servidores como enquadramento, nivelamento e pagamento de recomposição em 2022 (RGA), mas tudo isso sem gastar mais do que arrecadamos. Fazemos aqui conta de padeiro, tudo na ponta do lápis”, pontuou.

Ressaltando a importância da boa articulação politica e relacionamento entre os Poderes, o prefeito Kalil disse que existe um compromisso do governo do Estado em concluir uma ligação entre Várzea Grande e Cuiabá, por meio de uma nova ponte dando acesso aos bairros Parque Atalia ao Parque do Lago. “Obras como essas só consolidam nossa posição política e o respeito que temos para com os representantes de todos os poderes constituídos”.

Em sua fala, o presidente da Câmara, o vereador Pedro Paulo Tolares, também reforçou a importância da harmonia e da união em prol de Várzea Grande e disse que mais que fiscalizar os atos do Executivo, o Legislativo municipal é parceiro e propositivo. “Retornamos aos trabalhos da mesma forma que encerramos o biênio anterior: somando forças em prol do nosso povo, propondo leis e fiscalizando e acompanhando o Executivo. Temos de fato um excelente relacionamento, que prima pela união. Obrigada Kalil e Hazama. Contem sempre com cada vareador desse Parlamento. Nosso foco é construir uma cidade cada vez melhor e juntos”.

A SOLENIDADE – Estiveram presentes ao Plenário da Deliberações, a ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos e o ex-vereador por Várzea Grande e recentemente empossado deputado estadual, Fábio Tardin, que ano passado presidia a Câmara Municipal.

Lucimar parabenizou Câmara e todos os vereadores pelo início do novo biênio e disse ter certeza que mais uma vez estarão priorizando as demandas da nossa população. “Quando se caminha lado a lado os resultados serão efetivos e duradouros. Aonde quer que vá em Várzea Grande, existem obras e tratamento humanizado. A nossa gente está sendo respeitada. Junto com o senador Jayme Campos, priorizamos o envio de recursos, em forma de emendas federais, para ampliar o canteiro de obras de nossa cidade. Tenho certeza que não falta trabalho e dedicação, existe honestidade, superação e a crença de que sempre podemos fazer melhor”

A ex-prefeita ressaltou a participação feminina no Legislativo estadual. Na legislatura passada era apenas uma mulher na posição de vereadora, agora temos três representantes. O prefeito Kalil completou a observação da ex-prefeita e completou: “O parlamento nunca teve tanta representatividade feminina”, exclamou. Amos fizeram menção ao início do mês de março, período conhecido como ‘Mês da Mulher’, em razão do dia 8 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher.

O deputado Fábio José Tardin disse que agora na Assembleia Legislativa poderá contribuir na busca por soluções para o problema da água. “Estamos no caminho correto, com avanços na educação, melhorando a vida da população cada vez mais. Não é fácil, mas vamos reforçar o olhar do Estado para nossa cidade, afinal, Várzea Grande é a segunda maior cidade de Mato Grosso. Cobrar ações para solução definitiva dos gargalos da nossa cidade e a água é sem dúvida prioridade”.

A vereadora e primeira vice-presidente da Casa, Gisele Barros, destacou os trabalhos do Legislativo no biênio passado, com mais de 5,7 mil indicações, 900 indicações de projetos de leis, 235 moções, 42 requerimentos e a realização de sete audiências públicas. “Muito trabalho e produtividade. Apresentamos políticas públicas e ações resolutivas. Tudo alicerçado em prioridades e estratégias. Os Poderes estão imbuídos em um mesmo propósito que é o de trabalhar para melhorar o município, mesmo diante de toda complexidade que é Várzea Grande. Toda cooperação prima pela harmonia e com respeito debatemos e questionamos os atos do Legislativo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *