Juiz mantém prisão de membro do Comando Vermelho que participava de cobrança a comerciantes

Getting your Trinity Audio player ready...

O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, manteve a prisão de J.C.S.P., membro do Comando Vermelho acusado de participar de um sistema de cobrança aos comerciantes do bairro Tijucal, em Cuiabá. Ele foi detido em dezembro de 2021, em ação que é desdobramento da Operação Bereu.

“(…) evidenciou-se, inclusive por meio de indicação de jurisprudência dominante nos tribunais superiores, o risco de reiteração delitiva proveniente da natureza permanente e habitual dos delitos de tráfico de drogas e integrar organização criminosa, o que, no caso em apreço, justificou a imposição da prisão cautelar, haja vista a necessidade de se assegurar a descontinuidade das ações da ORCRIM e a interrupção do tráfico a fim de salvaguardar a ordem pública”, diz trecho da decisão publicada no Diário Oficial de 13 d fevereiro.

Na casa do réu foram encontrados itens para embalar droga, como papelotes, dichavador e balança de precisão, além de cerca de 350 gramas de maconha. Também foi localizado um rádio amador, muito usado pelos criminosos para ouvir a frequência dos rádios da Polícia.

A Operação Bereu, deflagrada em novembro de 2021 teve como alvo membros do Comando Vermelho que agiam no Tijucal. Lá os integrantes cobravam pagamento de taxas a moradores e também aos comerciantes para que não sofressem “sanções” da facção.

Quem não aceitava pagar a taxa ou esquecia de fazer o pagamento sofria punições como a realização de agressões físicas e ameaças. Segundo as investigações, os líderes do grupo criminoso estão presos na Penitenciária Central do Estado (PCE) de onde davam ordens aos subordinados por meio de cartas.

por THALYTA AMARAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *