Política

Oferta de vagas de trabalho aumentam 64% em 2022 em Várzea Grande

A plataforma ‘Balcão de Empregos’ em conjunto com o Sine/VG captou e disponibilizou 3.695 vagas de trabalho formais – aquelas com carteira assinada – em Várzea Grande. Na comparação com 2021, quando a busca e oferta somaram 2.248 vagas, houve um crescimento anual de mais de 64%.

Essa parceria da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) e de Comunicação (SECOM) e do Governo do Estado, tem por objetivo aproximar trabalhadores que estão fora do mercado das empresas que buscam a ampliação do quadro funcional.

Como pontua o prefeito Kalil Baracat, o desenvolvimento da cidade não se restringe à atração de empresas e investimentos, e sim, à criação de um cenário sólido e pujante que possa ofertar vagas de trabalho, tanto para reinserir pessoal, como ser a porta de entrada ao primeiro emprego e mais; possibilitar a ascensão profissional, sem que haja necessidade de mudança de cidade, como sempre ocorre. “Para isso estamos buscando parcerias, qualificando e capacitando o várzea-grandense. Estamos criando um ambiente de negócios seguro e sólido para que haja interesse das empresas em vir para Várzea Grande ou mesmo de ampliar sua atuação na cidade. Qualquer que seja a opção há expansão do quadro funcional e a necessidade de recrutar mão-de-obra. Fico feliz em saber que estamos atraindo investimentos e ampliando as ofertar de vagas com carteira assinada, o que assegura benefícios e direitos a cada pai e mãe de família”.

Como ainda destaca Kalil, a sua gestão tem encaminhado às empresas mão-de-obra especializada. “Há poucos dias, por exemplo, Várzea Grande abriu curso de capacitação teórica e técnica para operadores de máquinas pesadas, quando mais de 800 homens e mulheres receberam instruções das novas tecnologias implantadas em pá-carregadeira, retroescavadeira hidráulica, motoniveladoras, trator agrícola entre outros. O curso gratuito tanto para servidores de Várzea Grande, como para pessoas de diversas atividades permitirá que esses homens e mulheres sejam empregados com salários melhores e ocupem vagas de trabalhos na iniciativa privada”.

Nesses dois anos de gestão concluídos em dezembro, a Prefeitura buscou e estreitou parcerias de sucesso que têm oportunizado capacitar centenas de pessoas para que elas possam ocupar vagas de empregos em diversos setores. “Além de cursos de formação profissional com entidades do Sistema S {Senai, Sesi, Senac, Senar}, junto à iniciativa privada, entre outros, vamos ampliando a efetivação e as contrações dentro de Várzea Grande e em muitos casos, melhorando os ganhos salariais”.

Todas as vagas ofertadas no ‘Balcão de Empregos’ são disponibilizadas no site da Prefeitura e integram o mercado formal, aquele regido pela CLT, com carteira assinada. Para acessar as oportunidades de emprego, basta clicar no banner que está disponível no site institucional da prefeitura: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/vagas-sine ou dirigir-se ao Sine/VG no Shopping VG.

INICIATIVA – O ‘Balcão de Emprego’, é um produto do programa VG+Emprego, criado na gestão do prefeito Kalil Baracat. A relação de vagas é fruto de um esforço mútuo, como explica o titular da Pasta, Charles Caetano Rosa. “O Balcão consolida um trabalho de formiguinha. O trabalho da equipe do Sine/VG foi acrescido de equipe externa e divulgação ampliada. Começamos levantando oportunidades de emprego no shopping – onde funciona a secretaria – e expandimos essa busca ativa por vagas, de maneira inédita, fazendo abordagem de porta em porta nas empresas instaladas na cidade. Já visitamos grandes empresas da cidade. Depois desse trabalho de campo, as empresas passaram a buscar a Secretaria para ofertar as vagas com os perfis profissionais desejados. Daí percebemos que tínhamos de ampliar a forma como essa oferta de emprego chegava às pessoas e veio a ideia da plataforma dentro do site institucional para divulgação desse estoque de oportunidades”.

A captura das vagas é feita por meio de monitoramento junto às empresas especializadas na intermediação de empregos e, também junto ao SINE Estadual, que depura as vagas que são ofertadas para Várzea Grande e envia para divulgação no site. “A atualização do SINE é semanal, mas a do nosso Balcão de Empregos é feira diariamente”, completa o secretário.

Ainda como destaca Charles, além da intermediação, as vagas que estão expostas são todas com carteira de trabalho assinada e para empregabilidade imediata. “São empresas de todos os portes e segmentos com várias oportunidades, sendo que boa parte oferece também benefícios aos trabalhadores, com claras chances de crescimento e capacitação funcional”.

por Marianna Peres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *