Deputados definem chapas à Mesa Diretora e debatem PEC que impede recondução ao cargo

Os membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso se reúnem na próxima segunda-feira (23), para discutir sobre a  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 108/2023, que traz novas normas para as próximas eleições do Legislativo Estadual, impedindo a recondução para os mesmos cargos. Na mesma reunião, devem anunciar as chapas concorrentes para o pleito deste ano.

A convocação para a reunião foi feita pelo presidente do Legislativo, deputado Eduardo Botelho (União Brasil). A PEC foi promulgada na última quarta-feira (18). O texto prevê a proibição de recondução para os mesmos cargos em eleições subsequentes da Mesa Diretora, na mesma legislatura.

Botelho, que pretende disputar a reeleição pela quarta vez, quase foi impedido de entrar no pleito deste ano, por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas ele foi beneficiado com um novo entendimento da própria Corte.

Além do parlamentar, o deputado Max Russi (PSD) também colocou seu nome para a disputa. Apesar de ter sido convidado para compor a chapa de Botelho, Max ainda não se decidiu sobre o assunto.

Na reunião, os membros da Mesa também definirão a cerimônia de posse dos deputados eleitos, prevista para 1º de fevereiro.

por DAFFINY DELGADO, Repórter MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *