Política

Kalil e Jayme entregam Centro Comunitário no Cristo Rei, em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat, acompanhado pelo senador Jayme Campos, pelo vice-prefeito José Hazama e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Ricardo Azevedo Araújo, entregaram a reforma do Centro Comunitário do bairro Santa Luzia, na região do Grande Cristo Rei, em Várzea Grande e reafirmaram o compromisso de atender as demandas da população da segunda maior cidade de Mato Grosso.

“Este espaço vai de encontro com a necessidade das pessoas que aqui moram, pois ele faz o elo entre a Administração Municipal e as comunidades e seus bairros. Ainda em campanha fiz o compromisso de concluir o projeto iniciado na gestão da prefeita Lucimar Campos. Tenho maior orgulho de dar continuidade às obras da gestão anterior até porque fui secretário naquela ocasião e por serem obras que beneficiam a sociedade”, declarou o prefeito Kalil Baracat no ato da entrega. 

Além de beneficiar 275 famílias do Santa Luzia, o novo espaço deve beneficiar outros quatro bairros da região, a exemplo do Alto da Boa Vista, Jardim das Oliveiras, São João Del Rei e Unipark.

A ideia é utilizar o espaço para que órgãos municipais realizem eventos como cursos de profissionalização, campanhas de vacinação e até mesmo para que a população realize eventos.

A obra, que contemplou a reconstrução do prédio com 255,35 m² com nova cobertura, piso, parte elétrica, hidráulica, banheiros, esquadrias, pintura, palco e revitalização da área externa totalizando 427 m² não utilizou recursos públicos municipais. Ela foi fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o SESI Escola, parceiro da Administração Municipal de Várzea Grande.

“A reforma e revitalização finalizou em cerca de R$ 260 mil. A Prefeitura tinha essa demanda com a população do bairro Santa Luzia, que precisava desse Centro Comunitário e a Secretaria foi buscar um instrumento para o município concluir. Foi através de uma compensação urbanística de um empreendimento que destinou esses recursos para a reforma do Centro Comunitário. A Prefeitura não executou os serviços, apenas fiscalizou para que o projeto fosse devidamente concluído”, explicou o secretário Ricardo Azevedo.

O senador Jayme Campos que prestigiou a entrega do novo aparelho público reafirmou compromisso com Várzea Grande e com a gestão de Kalil Baracat e sinalizou que vai continuar atendendo as demandas de Várzea Grande e de Mato Grosso com emendas. Ele sinalizou que desde 2019 quando assumiu seu segundo mandato como senador já destinou mais de R$ 280 milhões em emendas para a quase totalidade das cidades mato-grossenses.

“Fico muito lisonjeado e feliz por ter sido convidado para este evento, pois essa maravilha de Centro Comunitário ou Centro de Eventos para o bairro Santa Luzia, foi construído quando fui prefeito de Várzea Grande lá na década de 80. O espaço é muito importante para a comunidade, estava deteriorado e o projeto de revitalização foi feito pela ex-prefeita Lucimar Campos e agora devidamente concluído pelo prefeito Kalil Baracat. Tenho certeza de que será muito bem utilizado pela sociedade não só com capacitações, mas também para festas de casamento, aniversário, pois o espaço é para isso”.

Kalil Baracat também pontuou que as gestões públicas têm de ter continuidade nas ações e políticas, com objetivo único de que a sociedade seja plenamente beneficiada e aproveitou o encontro com a comunidade para anunciar novas obras de infraestrutura e saúde.

“Estamos lançando obras novas de UTIs; estamos executando mais de quatro quilômetros de asfalto novo aqui no Cristo Rei; e lançaremos em breve uma grande Avenida com pelo menos oito quilômetros que ligará o Parque do Lago à Leôncio Pontes. Será um novo contorno viário para desafogar o trânsito e valorizar a região e bairros por onde passar”, anunciou o prefeito. 

A nova avenida será contemplada com recursos destinados pelo senador Jayme Campos, Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e contrapartida do município. “Estamos em fase de elaboração do projeto, mas já temos a sinalização positiva do governador e do senador Jayme Campos, com relação aos recursos”, acrescentou.

A COMUNIDADE – Welton Ferreira dos Santos, presidente do bairro Santa Luzia, disse que já existem projetos sociais para serem executados no local, a exemplo de parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, que trará fisioterapia geriátrica; com o Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana – Rotam, que trará aulas de jiu-jitsu; cursos de artesanato e capacitações com a Secretaria de Assistência Social focando as mulheres do bairro e o bazar da Igreja Católica.

Ainda detalhou que “a obra de reforma foi indicação do então vereador Jânio Calistro, ainda na gestão da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos. O senador Jayme Campos acompanhou de perto a elaboração desse projeto e agora a finalização. Também temos que agradecer ao prefeito Kalil que se comprometeu a dar continuidade no projeto de reforma e tornou esse espaço realidade”.

O vereador Mauro Sergio Gonçalves Pereira, conhecido por “Mauro da Saúde”, avaliou a qualidade da obra. “Quero dizer ao prefeito Kalil e ao senador Jayme que estou à disposição para ajudar a todos principalmente quando se trata de entregar presentes como este, aparelhos públicos de uso coletivo com qualidade impecável. Sou morador do grande Cristo Rei e em nome da comunidade local só tenho a agradecer e tenho certeza de que ainda virão muitos benefícios para essa região”, disse.

Antônia Correia Alves, moradora do bairro há 42 anos, participou da primeira entrega do Centro Comunitário e agora da sua revitalização. A moradora também pontuou benefícios à comunidade pela atual gestão, como a solução do problema de abastecimento de água no bairro.

“Se antes esse espaço foi bastante utilizado, agora será ainda mais. Será um lugar para as mulheres ficarem à vontade e poder trabalharmos com artesanato. Também quero agradecer a atual gestão por resolver o problema da água, agora é uma benção, estamos no céu”, reconheceu a moradora.

Tiago Henrique Coelho afirmou que o Centro Comunitário será muito importante principalmente para juventude local. “Não tínhamos um espaço para nos reunir, praticar esporte de contato como será trazido agora com o jiu-jitsu da Rotam e será oportunidade para desenvolvermos outras atividades com os jovens evitando que eles fiquem ansiosos na rua”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *