“Antes faltava giz e hoje temos lousas, notebooks e estamos instalando TVs Smart nas salas”, diz Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes (UB) destacou a mudança radical que tem sido feita na estrutura física e pedagógica da Educação no Estado, fato que já tem trazido resultados positivos no índice Nacional de Educação Básica (IDEB).

Durante entrevista à Rádio Vila Real, nesta segunda-feira (19.09), o gestor e candidato à reeleição listou os investimentos recordes feitos na área nos últimos 3 anos e oito meses.

“Saiu o novo IDEB e Mato Grosso saiu da 22ª educação entre os estados, e agora começamos a colher o fruto do que estamos fazendo de correto, indo para 19º no ensino médio, e nos anos iniciais e finais estamos em 15º. Isso mostra que o planejamento, as ações e os investimentos estão dando resultado”, afirmou.

Mauro Mendes lembrou que pouco antes de ser eleito governador, Mato Grosso chegou a ter greve por falta de itens básicos nas escolas, como giz, papel higiênico e sabonete.

“Em 2018 chegou a ter greve porque estava faltando giz, e nem giz temos mais, porque hoje a lousa que usamos é moderna. Hoje o material didático que temos nas escolas públicas de Mato Grosso é o mesmo material didático das melhores escolas particulares de Cuiabá. Investimos em tecnologia, os professores receberam notebook, estamos comprando 120 mil chromebooks para os alunos, instalando TVs Smart nas salas. A Educação está sendo tratada com seriedade. Estamos instalando ar-condicionado em todas as escolas, melhorando a infraestrutura escolar, investindo em material pedagógico. Contratamos a FGV, que é uma das mais respeitadas instituições do país e que está treinando e capacitando nossos professores com o sistema estruturado de ensino”, citou.

De acordo com o governador, se reeleito, a meta é continuar avançando e colocar Mato Grosso entre os estados com os melhores índices educacionais do Brasil.

“Temos 4 avaliações independentes feitas por ano, com provas, para saber como está a situação em cada sala de aula, com cada aluno. Tomamos uma série de providências e estamos investindo, fazendo o que tiver que fazer. E a nossa meta é colocar Mato Grosso entre as 10 melhores educações do país nos próximos anos, se for reeleito. Tenho certeza que esse conjunto de investimentos vai produzir uma educação pública muito melhor”, finalizou.

Investimento recorde

Nesta gestão, o governador Mauro Mendes promoveu investimentos massivos para a melhoria do ensino:

  1. Novas escolas: 20 prontas e 37 em obras;
  2. Reforma e manutenção: 19 prontas e 120 em obras;
  3. Novas quadras poliesportivas: 18 prontas e 65 em obras;
  4. Manutenção em escolas: 350 prontas ou executando;
  5. 600 ônibus escolares até dezembro de 2022;
  6. Notebooks para todos os professores – 18 mil profissionais;
  7. Chromebooks para alunos – 120 mil até dezembro de 2022;
  8. Material didático de qualidade (idem Maxi): FGV na implantação, treinamento e assessoria pedagógica;
  9. Uniformes para todos os alunos;
  10. Ampliação do programa de alfabetização: Mais MT Muxirum;
  11. TVs digitais de 65’ em todas as salas de aula até dezembro de 2022;
  12. Ampliação do número de escolas militares: de 8 para 25.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *