Lideranças comunitárias falam do apoio permanente de Botelho às comunidades

A capacidade de gerenciamento da coisa pública e boa relação com poderes, o diálogo e encaminhamento permanentes de projetos para desenvolvimento das cidades marcam a trajetória do deputado Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Eleito pelo movimento comunitário com a comenda de “Excelência Comunitária”, Botelho tem atuação voltada às demandas sociais. Policiamento, melhoramento físico das escolas, obras de infraestrutura e investimentos em saúde norteiam suas ações no segmento comunitário, além de ser presença constante nos bairros.

Lideranças vinculadas à Federação Mato-grossense de Associações de Bairros (Femab) e União Cuiabana de Associações de Moradores (Ucamb) ou União Coxiponés de Associações de Moradores de Bairros- representações, que reúnem mais de 700 entidades comunitárias em Cuiabá e interior do estado, destacam a parceria com o parlamentar na implementação de melhorias.

Édio Martins, presidente da Ucamb [que reúne 250 associações] e secretário estadual de Ação Comunitária, por exemplo, destaca a atuação direta do parlamentar às comunidades. “Ele é a nossa maior referência em termos de auxílio e solicitação de obras e investimentos nos bairros”. “Muitos dos benefícios levados, principalmente aos bairros da periferia, têm a sua assinatura”, diz Martins.

Jonail da Costa, vice-presidente da Ucamb, fala da importância da trajetória de um político antes de se eleger. “Ele é homem de base, tanto que a esmagadora maioria dos agentes e presidentes comunitários o acompanha há muito tempo”, lembra Jonail.

O líder José Maurício Pereira, o “Maurição”, da Ucamb, ressalta a realização de duas sessões itinerantes no bairro Coxipó (sul da capital), onde o deputado levou o aparato legislativo para junto da realidade da região. “Foram vários pedidos de obras e ações públicas encaminhadas. Cinco delas foram realizadas de imediato”, lembra Maurício.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, o respaldo permanentemente do deputado às demandas que, segundo avalia, “poderiam ser atendidas por vereadores, como apoio permanente aos moradores de comunidades, em Cuiabá, Várzea Grande e todo o estado” fez a diferença nos últimos anos frente à entidade comunitária. “Recentemente, [Eduardo Botelho] entregou títulos de posse definitiva a centenas de moradores da região norte de Mato Grosso, em Colíder, Alta Floresta e Santa Carmen. Isso foi um marco para essas regiões”, lembra Arruda.

Em 2016, o parlamentar ofereceu apoio político e logístico a 150 lideranças comunitárias para participarem do Congresso Nacional de Associações de Moradores (Conam), em São Paulo. “É preciso reconhecer a sua disposição para o trabalho de melhorar a qualidade de vida de quem mora os bairros”, finaliza Arruda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *