Veja lista dos envolvidos em denúncia contra quadrilha que adulterava soja para exportação

O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, recebeu a denúncia contra 16 integrantes de uma quadrilha presa por adulterar cargas de soja destinadas à exportação. O grupo foi alvo da “Operação Grãos de Areia”, realizada em julho deste ano.

Ao todo, foram indiciados pela Polícia Civil 32 pessoas e, destes, 28 foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE). Na decisão publicada no Diário de Justiça desta quarta-feira (31), o juiz também determinou o desmembramento da ação, que ficará apenas com os 16 membros da quadrilha que estão presos.

Atendendo ao pedido do MPE, foram inocentados por falta de provas Paulo Roberto de Oliveira Santos, Márcio Carlos Pereira e Bruno Henrique Brziliano Machado. Destes, apenas Paulo Roberto cumpria medida cautelar, de não poder ter contato com os demais investigados.

A Operação Grãos de Areia revelou um esquema de furto e adulteração de grãos de soja e milho que seriam exportados para a China. O grupo furtava as cargas, as substituíam por produtos adulterados com areia e depois ainda revendia os grãos furtados.

Segundo as investigações, apenas entre janeiro e março de 2021, a quadrilha movimentou cerca de R$ 22,5 milhões na região sul de Mato Grosso. Nesse período, o líder do grupo comprou areia suficiente para construir um prédio de 30 andares, mesmo não trabalhando na construção civil. A areia era misturada à carga para enganar os importadores.

O magistrado também determinou a apreensão de quatro cavalos de carreta e três semirreboques. Ao receber a denúncia, ele afirmou que encontrou “lastro mínimo indispensável para a instauração de um processo penal”.

Veja lista dos réus no processo:

1) DANIEL FERREIRA LIMA
2) ANDERSON RODRIGUES BORGES
3) DANILO RICARDO MIRANDA DE MELO
4) FÁBIO MEDEIROS GOMES
5) GILSON SOUZA BARROS
6) ALESSANDRO DA SILVA FREITAS
7) ANDRÉ MARTINS GONÇALVES
8) ORLANDO DA COSTA SILVA
9) ADEILSON PIRES DE SOUZA
10)JEAN CARLOS SOUZA DA CUNHA
11)MAXSUEL ALVES BENTO
12)CRISTIANO BARBOSA ELIAS
13)CRISTIANO DE SOUZA SOBRINHO
14)LÉLIO JOSÉ TOSTA
15)WALTER TRABACHIN JÚNIOR
16)ERICK ANTUNES DOS SANTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *