Cidades

Secretaria de Saúde busca parceria para realizar cirurgias eletivas em Cuiabá

Com a diminuição dos casos de Covid-19 e a liberação para realização de cirurgias eletivas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está buscando parcerias e alternativas para aumentar o número de ofertas de cirurgias e outros procedimentos à população usuária do SUS na Capital. A medida segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

Na última semana, a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, juntamente com a coordenadora da Central de Regulação, Rafaely Metelo, e a equipe técnica da Regulação reuniram-se com a superintendente do Hospital Universitário Júlio Muller, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, e com o gerente administrativo Cassiano Moraes Faleiros, para propor uma parceria visando a realização de cirurgias da especialidade otorrinolaringologia.

“Fizemos uma primeira conversa com os gestores do Júlio Muller, para demonstrar nosso interesse na realização de cirurgias de ouvido, nariz e garganta, uma vez que o hospital possui uma equipe médica de referência nessa especialidade. Nosso objetivo é diminuir ao máximo a fila de pessoas que aguardam por estes atendimentos e reduzir o tempo de espera para aqueles que ainda vão entrar”, explicou a secretária, completando que cerca de 3 mil pessoas aguardam na fila para estes procedimentos.

A superintendente do Hospital disse que vai estudar a proposta, conversar com a equipe médica para ver a viabilidade da ação e fazer o planejamento para montar o fluxo dos atendimentos. Depois destes trâmites, uma nova reunião será agendada para acertar os detalhes, caso a resposta seja positiva para o mutirão de cirurgias.

Dando continuidade ao trabalho de expansão dos atendimentos de média e alta complexidade, o assessor técnico da SMS, Ricardo Venero, e a assessora da secretaria-adjunta de Planejamento e Operações da SMS, Danielle Carmona, visitaram nesta terça-feira (23) o Hospital Oftalmológico do Instituto Lions da Visão, que tem capacidade para realizar mil cirurgias oftalmológicas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente da entidade, Whady Lacerda, e a administradora do hospital, Regina Maria Pereira de Souza, receberam a equipe da Secretaria de Saúde e mostraram as dependências da unidade.

“Tivemos uma visão geral da nova estrutura do Lions e a partir de agora vamos analisar como poderemos utilizar deste local para oferecer mais procedimentos para os usuários do SUS. O hospital ficou muito bom. Tenho certeza de que a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com Lions vai se fortalecer ainda mais e quem vai ganhar é a população”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *