conecte-se conosco



Política MT

15 prefeitas foram eleitas em Mato Grosso

Publicado

em

Os resultados consolidados pela Justiça Eleitoral mostram que várias prefeituras foram conquistadas pelas mulheres em todo o território nacional. Um levantamento da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, aponta que dos 141 gestores que foram eleitos em todo o estado, no último domingo, 15 são mulheres. Dos que tentaram á reeleição, 5 prefeitas saíram vitoriosas nas urnas. Os dados são baseados em informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Entre as prefeitas eleitas e reeleitas, algumas tiveram uma votação expressiva, como Carmem Martines, reeleita no município de Carlinda, com 90,16% dos votos válidos e Marilza Augusta de Oliveira, de Nova Brasilândia com 73,63%,  além de Joraildes Soares de Souza, de Santa Cruz do Xingu com 58,94%, Maria Lúcia Porto, do município de Conquista D’Oeste com 55,82%, Gheisa Borgato, de Glória D´Oeste, com 50,57% e Marilda Sperandio, de Alto Taquari, com 50,83% dos votos em seu município.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, enalteceu a participação das mulheres na disputa pelas Prefeituras e Câmaras Municipais. Ele parabenizou as prefeitas e lembrou que  ainda é insuficiente a participação feminina nos processos eleitorais, considerando o cumprimento da cota obrigatória de 30% reservada pelos partidos. “Destacamos aqui o trabalho das prefeitas que foram reeleitas em Mato Grosso. Os votos alcançados são  resultados de um trabalho prestado á população. Desejamos as estreantes na política e as reeleitas, muito sucesso neste novo desafio”, assinalou

 

Confira a lista das prefeitas eleitas e reeleitas:  

 

Alto Taquari – Marilda Sperandio (DEM)

 

Aripuanã – Seluir Peixer Reghin  (PSDB)

 

Barão de Melgaço – Margareth de Munil (PSDB)

 

Cáceres – Eliene Liberato (PSB)

 

Carlinda – Carmen Martinez (DEM) *reeleita

 

Conquista D’Oeste – Maria Lúcia Porto (PL) *reeleita

 

Glória D’Oeste – Gheisa Borgato (PSD)

 

Jaciara – Andrea Wagner (PSB)

 

Nova Brasilândia – Marilza Augusta Oliveira (MDB)

*reeleita

 

Nova Maringá – Ana Maria Casagrande (Patriota)

 

Ribeirão Cascalheira – Luzia Brandão – (Solidariedade)   *reeleita

 

Santa Cruz do Xingu – Joraildes Soares de Souza (PSD)

 

Santo Antônio de Leverger – Francieli Magalhães (PTB)

 

São Félix do Araguaia – Janailza Taveira (Solidariedade) *reeleita

 

Torixoréu – Inês Coelho (DEM) *reeleita

 

Foto: Assessoria

Crédito da ilustração: Thiago Fagundes

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Deputada propõe que AL discuta novo REFIS

Publicado

em

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), defendeu durante sessão plenária desta quarta-feira (25.11) que Mato Grosso discuta e aprove um novo Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (REFIS), a exemplo do que aprovou este mês o governo do Distrito Federal. O objetivo é oferecer condições especiais para pessoas físicas e empresas regularizarem os débitos fiscais com o governo do Estado.

“Em Brasília foi sancionado o novo REFIS e eu acho que pode ser uma pauta da Assembleia Legislativa trabalharmos um novo REFIS para Mato Grosso. Última vez que aprovamos um REFIS aqui era para dívidas até a ano de 2016. O Refis pode dar para Mato Grosso uma expectativa maior de arrecadação. Em Brasília por exemplo, que foi aprovado para dívidas contraídas até o ano de 2018, o governo espera arrecadar ao menos R$ 500 milhões em dívidas atrasadas”, defendeu.

Janaina defende que no caso de Mato Grosso, em que o estado se recupera de uma crise financeira e dos efeitos econômicos da pandemia, o REFIS discutido seja válido para as dívidas contraídas até ano de 2019.

“Eu proponho aqui que façamos uma avaliação junto com a Secretaria de Estado de Fazenda, para recuperação das empresas e da iniciativa privada de Mato Grosso, com aval da Assembleia. Seria uma pauta excepcional para retomada da economia do nosso estado, principalmente nos segmentos que foram diretamente afetados e impactados pela pandemia”, finalizou.

Além de ajudar Mato Grosso a recuperar possíveis perdas na arrecadação ocasionadas pela covid-19, o REFIS deve incentivar a retomada da economia nos municípios e no setor produtivo.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana