conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande têm vários pontos de decoração natalina e atrações culturais

Publicado

em

Natal representando em cores, formas, luzes e material PET. Sim, em Várzea Grande, o clima natalino está presente em vários pontos da cidade, desde em importantes avenidas do centro até os bairros. Logo mais às 19h, será entregue a primeira decoração confeccionada a partir da reutilização de recicláveis oriundos de garrafas PET. A decoração está montada na praça do bairro Santa Isabel, a ‘Praça Encantada’.

A iniciativa, como explica a prefeita Lucimar Sacre de Campos, vai além da representação do espírito de Natal, “é uma maneira de promover benefícios em três âmbitos: no social, no econômico e no ambiental. A decoração uniu moradores e servidores que juntos confeccionaram os enfeites e hoje fazem a alegria do bairro”.

Em Várzea Grande, a magia do Natal pode ser vista, apreciada e fotografada na rotatória do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Nesse ponto a iluminação feita em pontos brancos e azuis se une à decoração externa do Várzea Grande Shopping. “Além de resgatar as boas intenções e energias desse período do ano, queremos que nossa cidade se torne cartão postal para as famílias. Nesse ponto do aeroporto há um carinho especial por ser a porta de entrada da cidade e assim, darmos boas-vindas a quem chega”.

Outro ponto tradicional da decoração natalina é o ‘Natal Feliz’, que há quatro anos vem sendo realizado pela prefeitura na praça Aquidaban. O ‘Natal Feliz’ traz decoração temática fixa e programação cultural aos finais de semana com apresentações de danças, musicais, espetáculos de balé, corais e shows. A programação teve início no último dia 1º e segue até o domingo 23, sempre aos finais de semana.

Ainda na região central, a população pode visitar o prédio da prefeitura, na Avenida Castelo Branco. Além das luzes e decorações fixadas no edifício, há enfeites no jardim central e em coqueiros da entrada principal.

Um tradicional cartão postal de Várzea Grande, e símbolo da cidade, a igrejinha de Nossa Senhora da Guia, atrás do Fiotão, também reluz diferente nas noites de dezembro.

Do outro lado da cidade, na região do Cristo Rei, o Cristo Redentor localizado na Avenida 31 de Março também recebeu decoração especial e está mais iluminado para as festas de final de ano.

A decoração da Avenida Couto Magalhães, que também agrega o clima de Natal à cidade, foi realizada por empresários, que apostam no período e nos enfeites para atrair mais clientes e impulsionar as vendas dessa reta final de 2018.

Como a prefeita destaca, todo o clima de Natal, a programação na Praça Aquidaban e o horário especial de funcionamentos das lojas a partir dessa semana, resultam em mais pessoas nas ruas, criam oportunidades para quem quer ir as compras, além de atrair a  população que comparece ao ‘Natal Feliz’ e não deixa o espírito de Natal se perder. É uma época de confraternizações, benevolência e de perdão”, destaca Lucimar Campos.

NATAL FELIZ – Nesse final de semana, o segundo de atividades na praça Aquidaban, estão previstas apresentações de alunos das escolas municipais e de entidades parceiras no dia 8, sábado, a programação começa às 18h30 com os alunos da EMEB Ednilson Kolling com apresentação de capoeira. Na seqüência: balé da EMEB Lúcia Leite, musical da EMEB Irenice Godoy de Campos, música da EMEB Mamed Untar, coral da EMEB Salvelina Ferreira, siriri da EMEB Antonio Gomes da Cruz, musical com a EMEB Benedita Bernardina, Coral Vésper da E.E José Leite de Moraes,  Genime Ballet.

No domingo, dia 9, também a partir das 18h30, o evento será aberto pelo balé dos alunos da creche Wilson Sodré, música da EMEB Nair de Oliveira, dança com alunos da EMEB Dirce Leite, dança com alunos da EMEB Air Addor, dança da EMEB Emanuel Benedito, siriri com EMEB Júlio Correa, pandeiro com alunos do EMEB Paulo Freire, dança anos 60 da EMEB Líbia da Costa Rondon, dança da escola Primeiros Passos, balé da Escola A B C e encerrando o final de semana, a dupla sertaneja Sarah e Lívia.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Comentários Facebook

Várzea Grande

UFMT assina e entrega ordens de serviço a construtoras e garante retomada das obras do Câmpus de Várzea Grande

Publicado

em

Foram entregues e assinadas na manhã desta sexta-feira (14) as ordens de serviço que garantem a retomada das obras do Câmpus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A contratação das empresas foi feita a partir de uma concorrência que englobou quatro lotes, totalizando um valor de contrato de R$ 7.908.194,89.

“Esse momento só foi possível devido ao trabalho de articulação entre a Administração da UFMT junto ao MEC para demonstrar a necessidade de retomada da obra para a efetiva implantação do Câmpus”, apontou a reitora da UFMT, professora Myrian Serra.

A construtora Kayabi venceu três lotes e dará sequência às obras da biblioteca, laboratórios, blocos de salas de aula e duas áreas de convivência. Já a LM Engenharia fará obras de um lote, referente a um bloco de salas de aula e duas áreas de vivência.

“A retomada das obras é de suma importância para a consolidação do Câmpus de Várzea Grande e também para o desenvolvimento dos nossos cincos cursos de engenharia, que formarão profissionais altamente qualificados para o mercado nacional”, afirmou o Pró-reitor do Câmpus de Várzea Grande, professor Mauro Lucio Naves Oliveira.

A reitora pontuou também que a retomada das obras é uma grande conquista, uma vez que elas já estão em estágio avançado. “Além disso, ela é muito importante para que os cursos de engenharia, que funcionam provisoriamente no Câmpus de Cuiabá, tenham as instalações próprias para o desenvolvimento acadêmico. Apesar da situação provisória, a Universidade tem envidado esforços para que consiga dar qualidade de ensino aos estudantes. No entanto, é visível que a identidade de discentes, professores e técnicos administrativos do Câmpus só será efetivada com a implantação do Câmpus de Várzea Grande”, prosseguiu a professora Myrian Serra, destacando que a UFMT definiu um projeto pedagógico diferenciado para que as engenharias e áreas estratégicas contempladas pelas graduações contribuam para o desenvolvimento de Mato Grosso.

Retomada

Segundo o secretário de Infraestrutura, Adriano Aparecido de Oliveira, na oportunidade também foi realizada uma reunião de início de obra que apresentou os procedimentos adotados pela Sinfra. “Tendo em vista que o prazo para início das obras é de até cinco dias após o recebimento da Ordem de Serviço, está previsto que os serviços de mobilização e construção do canteiro se iniciem já na próxima semana”, destacou. “A Secretaria de Infraestrutura tem trabalhado para a retomada das obras paralisadas e rescindidas. Através da Reitoria, vice-reitoria e Pró-reitoria de Planejamento [Proplan] tem havido um grande esforço para liberação de recursos de capital junto ao Ministério da Educação”, acrescentou.

O coordenador de Engenharia e Arquitetura, José Guilherme da Silva Moura, setor responsável pela elaboração do Plano de Trabalho para a solicitação dos recursos para conclusão das obras, realização do levantamento dos serviços necessários e projetos complementares, comentou que a coordenação acompanhou de perto o processo licitatório, inclusive dando suporte técnico para a análise das propostas. “Agora, além da fiscalização das obras, a CEA também trabalhará com a elaboração do projetos de arruamento, estacionamento e iluminação externa do Câmpus, obras necessárias e que estão previstas para serem licitadas em 2019”, finalizou.

Jornalista: Michel Lacombe

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana