conecte-se conosco


Eventos

TRT leva orientações sobre trabalho seguro a empregados do Hospital Geral

Publicado

em

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, trabalhadores dos serviços gerais e do administrativo do Hospital Geral de Cuiabá ouviram atentos sobre a importância da prevenção a acidentes de trabalho, no auditório da unidade, na tarde dessa quarta-feira(07). O encontro foi promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin23), entidade coordenada pelo TRT mato-grossense.

A ação é parte do programa que vem sendo desenvolvido para conscientizar sobre a importância da prevenção em todo estado. O setor hospitalar se destaca nesse cenário, já que é a terceira atividade de Mato Grosso com mais Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs), perdendo apenas para o cultivo de soja e abate de animais para o consumo, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

A palestra na unidade hospitalar foi conduzida pela juíza do trabalho Dayna Lannes, que enfatizou aos trabalhadores a importância da prevenção para garantir um ambiente de trabalho mais seguro para todos. A magistrada apresentou, entre outros assuntos, como os casos de acidente de trabalho tem sido julgados pelo Tribunal. Ela explicou ainda sobre os adicionais de insalubridade, riscos biológicos e a estabilidade acidentária.

Dayna Lannes também parabenizou a iniciativa do hospital de investir em capacitação para os trabalhadores. “Viemos aqui porque os trabalhadores da saúde são um grupo de risco e é preciso garantir que a preocupação com a saúde esteja em primeiro lugar. Todos devem se empenhar para conseguir um local de trabalho mais seguro”, destacou.

O evento foi organizado na empresa pelo técnico de saúde e segurança do trabalho Rafael Lopes. Ele explicou que a empresa sempre realiza capacitação e investe na prevenção de acidentes para os 590 trabalhadores que atuam no local. “A vinda da magistrada aqui foi muito importante, pois tirou dúvidas dos trabalhadores sob a perspectiva da profissional que julga os processos. Foi muito bom e mostra que a empresa busca fazer o certo e cuidar dos profissionais”, garantiu.

A técnica de enfermagem Silvana de Souza aprovou a palestra e garantiu que várias dúvidas foram sanadas durante o encontro.  Para ela, que nunca se acidentou, mas chegou a sentir fortes dores na coluna, os cuidados com a saúde devem vir em primeiro lugar. “Foi muito bom adquirir mais conhecimento para tratar desse assunto que é tão preocupante”.

Getrin23

Criado em 2012, o Getrin23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), presidido pelo TRT mato-grossense e vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

(Sinara Alvares)

Comentários Facebook

Eventos

Coordenadores do Ribeirinho fazem convite oficial a governador

Publicado

em

O juiz José Antônio Bezerra Filho, coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18 de janeiro) com o governador Mauro Mendes para convidá-lo formalmente a prestigiar a iniciativa. Acompanhado dos defensores públicos Air Praeiro e Munir Arfox, que este ano é o responsável pelo projeto pela Defensoria Pública, o magistrado afirmou que a participação do Governo do Estado é fundamental em razão dos serviços que serão ofertados à população ribeirinha.
“Viemos fazer formalmente o convite e conclamar a parceria. Evidentemente que o brilho do Ribeirinho Cidadão depende de todos e a participação do governo é primordial, visto que os serviços a serem oferecidos através das respectivas secretarias nos dão a credibilidade do êxito, do sucesso”, ressaltou José Antonio.
Segundo explicou, o governador ficou bastante sensível à causa, pois já conhecia o Ribeirinho Cidadão e, inclusive, já havia apoiado a iniciativa quando foi prefeito de Cuiabá. “Ele já participou conosco e agora, como governador, embora o Estado esteja passando por essa dificuldade, como foi colocado muito bem claro, há um compromisso sim de efetivamente o Governo do Estado participar e somar esforços, principalmente nos ‘dias D’, que serão realizados em Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé, nos dias 4, 5 e 13 de fevereiro. Isso já é uma satisfação, embora estejamos aguardando o retorno de cada secretaria, de cada ente estadual, a confirmar os serviços nos próximos dias, para que possamos alinhar com os municípios e as comunidades, rio abaixo”, complementou.
Dentre os serviços a serem ofertados pelo Poder Executivo estão o contrato de parceria com a Casa Civil para as embarcações, fornecimento de medicamentos via Secretaria de Saúde, identificação via Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec – Secretaria de Segurança Pública), parceria com Secretaria de Cultura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. “Todos os serviços que o governo possa trazer para o dia D serão de fundamental importância. Identificação, questão previdenciária, parte lúdica de todas as formas… É importante porque têm uma estrutura muito maior que a nossa. Isso abrilhanta, fortalece o nosso propósito do Ribeirinho Cidadão, que é fazer o bem, não interessa a quem”, enfatizou José Antonio.
Já o defensor Munir Arfox assinalou que quanto mais parceiros o Ribeirinho Cidadão angariar, melhor. “São mais anseios que vão ser atendidas nas comunidades ribeirinhas. Essa é a busca que sempre temos em mente. O Ribeirinho está na 12ª edição, não participei apenas da primeira, as demais, com a graça de Deus, tenho participado, e é com grande satisfação que a gente se faz presente. Quando nos deparamos com um sorriso no rosto de um ribeirinho que tem os anseios atendidos, o valor é incalculável”.
A 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão ocorrerá durante o mês de fevereiro. De 4 a 14 será realizada a etapa fluvial e, no período de 17 a 25, a fase terrestre. A ação é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Defensoria Pública e vários outros órgãos e instituições. O objetivo de levar diversos tipos de serviços assistenciais às comunidades ribeirinhas carentes dos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Juscimeira.
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
Por Lígia Saito
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana