conecte-se conosco


Cidades

Saiba como participar do Pai Presente em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

em

Ter o nome paterno no registro de nascimento é um direito fundamental e defendido pela legislação brasileira. Especialmente nesta semana todo o Poder Judiciário de Mato Grosso está mobilizado, por meio do projeto Pai Presente, no reconhecimento de paternidade. As ações iniciaram na segunda-feira (12), em todos os Fóruns do Estado, exceto Cuiabá e Várzea Grande, que realizam a ação concentrada no sábado (17 de agosto).
Descrito no artigo 226 inciso 7º da Constituição Federal, esse direito é o sonho de muitas crianças que desejam ter na certidão de nascimento o nome do pai, bem como carregar no documento os sobrenomes de ambos os pais, já que nesses casos normalmente possui somente o sobrenome materno. “Essa é uma questão eminentemente social, pois só quem tem a certidão de nascimento sem o nome do pai é que pode relatar todo o sofrimento. O Pai Presente é um projeto que vem há anos aproximando e facilitando o acesso ao reconhecimento de paternidade. Inclusive saindo com o registro de nascimento com as modificações no mesmo dia”, pontuou juiz diretor do Fórum de Cuiabá, Luiz Aparecido Bortolussi Júnior.
O magistrado explicou ainda que a falta de reconhecimento não acontece somente no caso de crianças. “Muitos jovens e pessoas já adultas esperam uma vida inteira por esse dia. Além de ser um orgulho para os filhos, é uma segurança para as mães, que, com isso, têm os direitos e acompanhamento válidos por um documento oficial. Aqui em Cuiabá já temos 69 audiências agendadas e que serão distribuídas aos juízes que estarão atendendo durante a ação”, comentou, acrescentando que sete magistrados vão participar dos atendimentos.
Pai Presente – O Objetivo do projeto é estimular o reconhecimento voluntário de paternidade e reduzir o número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento. Em Várzea Grande, os trabalhos, no sábado, iniciam às 8h no Fórum e serão por ordem de chegada. Exceto aquelas pessoas que já foram pré-agendadas no período que se extinguiu no dia 2 de agosto.
Já em Cuiabá, os atendimentos iniciam às 13h até 17h, também por ordem de chegada. Em ambos os casos os interessados devem levar documentos de identificação e certidão de nascimento da criança/filho. Os reconhecimentos espontâneos, que não precisem de exame de DNA, terão a confecção dos respectivos documentos oficiais na hora.
Exames de DNA – Serão disponibilizados exames gratuitos para as partes hipossuficientes, nas modalidades “duo” (simples – suposto pai e criança) e “trio”.
Ulisses Lalio

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cidades

Tempo seco em MT exige cuidados especiais; confira dicas

Publicado

em

O inverno em Mato Grosso não costuma registrar baixas temperaturas, mas anuncia o fim do período chuvoso. Com isso, a umidade relativa do ar começa a apresentar queda e não é incomum que a seca reflita em queimadas, tanto na cidade quanto nas zonas rurais.

Todo esse panorama, somado à temperatura que ultrapassa facilmente os 30 graus Celsius, alerta para cuidados especiais com a saúde. O clima seco pode, por exemplo, ressecar as mucosas e o acúmulo da poluição no ar pode deixar o corpo mais vulnerável para problemas alérgicos e respiratórios, com irritações nos olhos, nariz, garganta e pele.

Nutricionista que atende a rede de supermercados mato-grossense Casa Aurora, Iara Gamboa de Oliveira sugere medidas simples e com foco em uma dieta mais saudável para prevenir que esses diagnósticos surjam. “Uma das principais medidas é aumentar o consumo de alimentos fontes de vitamina C, que vai refletir na melhora e fortalecimento da imunidade”, destaca.

Neste caso, além das clássicas frutas como acerola e laranja, inserir alguns temperos nos alimentos do dia a dia também são essenciais. “A dica é aumentar o consumo de açafrão da terra, consumir própolis, que é ótimo para aumentar a imunidade, e utilizar mais alho e cebola, que ajudam bastante. Por fim, além das frutas citadas, acrescentaria outras cítricas como kiwi e tangerina. O gengibre fica como opção extra, já que auxilia na defesa do organismo”, completa Iara.

A nutricionista também afirma que dicas simples e que são sempre ligadas aos bons hábitos alimentares são essenciais neste período do ano. “Tomar muita água, se exercitar em horários específicos, evitando sol forte, e utilizar umidificadores de ar ou toalhas molhadas no chão são passos importantes para se manter saudável nos próximos meses”, alerta.

Todos os produtos citados na reportagem podem ser encontrados na Casa Aurora. São cinco unidades da rede de supermercados, sendo dois em Sinop, um em Matupá, um em Sorriso e um em Guarantã do Norte. Mais informações: http://casaaurora.com.br .

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana