conecte-se conosco



Esportes

Representantes do esporte cuiabano são homenageados pela Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Atletas, treinadores, entidades organizacionais e representantes de empresas estiveram reunidos, na última sexta-feira (29), na cerimônia de condecoração ao Mérito Desportivo 2019 – Cuiabá 300 Anos. Realizada pela Prefeitura de Cuiabá no anfiteatro Dom Malan, no Colégio Salesiano São Gonçalo, a solenidade distribuiu 174 homenagens em reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento do esporte na Capital.

Em sua 6ª edição, a condecoração é promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e regulamentada por meio do Decreto Municipal nº 5.527, de 2014. Para o secretário Francisco Vuolo, a entrega dos títulos é uma forma encontrada pelo Município de valorizar aqueles que colaboraram para a construção da história esportiva de Cuiabá, em especial no ano do tricentenário.

“A Prefeitura está buscando homenagear aqueles que deram tanto pelo esporte de Cuiabá e também em memória daqueles que já partiram, mas deixaram um legado construído. Essa edição de 2019 é diferente das outras. Estamos em um ano especial e, nesse sentido, resolvemos alinhar essa ação com os 300 anos da Capital”, explicou Vuolo.

Um dos condecorados da noite foi o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF-MT), o Prof. Me. Carlos Alberto Eilert. Com mais de 40 anos de dedicação à área, Eilert também foi empossado, na sexta-feira, como membro da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF). O homenageado destacou como principal feito da instituição o combate aos diplomas falsos e, consequentemente, ao exercício ilegal da profissão.

“Receber essa condecoração significa o reconhecimento do trabalho de uma pessoa que chegou aqui como ‘pau rodado’ e hoje pode ser considerado um cidadão cuiabano. À frente do Conselho temos a missão de proteger a sociedade daqueles que se dizem profissionais, mas colocam em risco a saúde das pessoas ao oferecerem serviços para os quais não possuem habilitação. Por meio da nossa fiscalização intensa conseguimos retirar uma média de 12 diplomas falsos do mercado, por ano”, disse o presidente.

A solenidade contou também com a participação do secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon, e de mais de 400 pessoas, entre atletas, treinadores e representantes de empresas e instituições ligadas ao esporte.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

FMF fecha a temporada de 2019 com 193 jogos realizados

Publicado

em

A Federação Matogrossense de Futebol encerrou a temporada de 2019 cumprindo a risca o cronograma de competições estipulado. Ao todo, foram sete campeonatos organizados pela FMF, com 193 jogos realizados no total.

Nas categorias profissionais, a Federação iniciou a temporada com o Campeonato Mato-grossense da 1ª divisão. Foram 59 jogos realizados, com todas as despesas de transporte, logística e alimentação dos clubes custeadas pela FMF.

O que não faltou no maior e mais importante evento futebolístico de Mato Grosso foram os gols. No total, foram 133 bolas na rede, uma média de 2,25 gols por partida. O Cuiabá ficou com o título.

Já o Mato-grossense da 2ª divisão foi disputado por cinco equipes, com um total de 16 jogos realizados e 37 gols marcados. O Nova Mutum e Poconé garantiram o acesso a 1ª divisão de 2020. O estreante Mutum, ficou com a taça.

No segundo semestre, foi a vez da Copa FMF. Sete clubes participaram da competição, sendo 34 jogos disputados, e 93 gols anotados. O Luverdense venceu o Cuiabá na final e ficou com título, e a vaga na Copa do Brasil 2020.

A FMF também organizou três campeonatos de categorias de base. Foram realizados o Mato-grossense Sub-15, Sub-17 e Sub-19; envolvendo cerca de 650 atletas com idades de categorias formadoras, sendo, 70 jogos realizados pela base neste ano.

Fechando o calendário de competições organizados pela FMF, foi realizado também, o Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino com quatro equipes participantes, e um total de 14 jogos disputados. O Operário F.C LTDA se sagrou bicampeão da categoria em 2019, e será o representante de Mato Grosso no Brasileiro Feminino A2,

Mato-grossense – 1ª divisão: Cuiabá E.C

Mato-grossense – 2 ª divisão: Nova Mutum E.C

Mato-grossense Sub-15: Cuiabá E.C

Mato-grossense Sub-17: C.E Dom Bosco

Mato-grossense Sub-19: União E.C

Mato-grossense Feminino: Operário F.C LTDA

Copa FMF: Luverdense E.C

Pelas competições realizadas pela CBF, os filiados da FMF disputaram exatos 93 jogos entre Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D. Cuiabá, Luverdense, Mixto, União e Sinop foram os representantes do Mato Grosso nas competições nacionais.

Higor Vinicius Ramos

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana