conecte-se conosco


Política MT

Recomendação de Max Russi prevê práticas integrativas em rede pública de saúde

Publicado

em

A instituição de diretrizes para as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), no âmbito do Sistema Único Saúde (SUS) de Mato Grosso, foi recomendada pelo deputado Max Russi(PSB), através da  indicação nº 858/18. A iniciativa foi elogiada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que assegurou já estar buscando medidas para a regulamentação.

“Esta Coordenadoria entende a legitimidade da presente solicitação, considerando os benefícios dessas práticas a população e os menores cursos para os serviços de saúde, e por isso, vêm desenvolvendo este trabalho junto aos parceiros municipais. Neste sentido, concordamos com a presente solicitação e informamos que está em andamento”, declarou a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS).

As PICS são definidas como tratamentos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde por meio de tecnologias alternativas seguras. São diversas modalidades, dentre elas a acupuntura, homeopatia e uso de plantas medicinais.

De acordo com o teor da matéria, o campo contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também são denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A intenção é aumentar a quantidade de recursos, que podem ser utilizados pelos cidadãos, prevendo uma medicina cada vez mais humanizada.

Max Russi considera esse o primeiro passo para um verdadeiro avanço na promoção da Saúde no Estado. “São práticas de extrema importância que podem colaborar com o tratamento de diversas doenças. Precisamos estimular isso e cobrar para que logo aconteça”, avaliou.

O Ministério da Saúde institui, por meio da Portaria 971 GM/MS de 3 de maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Ela define responsabilidades institucionais para a implantação e implementação das PICS e orienta que estados instituam suas próprias normativas, trazendo para o SUS práticas que atendam as necessidades regionais.

Política MT

CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal vai ouvir empresário do setor de combustíveis nesta semana

Publicado

em

Além das quatro sessões ordinárias, a Assembleia Legislativa terá uma semana bastante movimentada. Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  da Renúncia e Sonegação Fiscal, os deputados vão ouvir o empresário do ramo de combustíveis Júnior Mendonça. O Parlamento vai até Santo Antônio de Leverger para discutir a situação da pesca no município.

Segunda-feira (19)

Ocorre hoje (19) a abertura da exposição de artesanato do grupo Cinderela. O evento será no saguão principal da Assembleia Legislativa. O público pode ver os produtos expostos até o dia 23, sempre das 8 horas até as 17 horas.

Terça-feira (20)

A equipe econômica do estado apresenta à Assembleia Legislativa e à sociedade mato-grossense, em audiência pública, a evolução das metas físicas do 1º semestres de 2019 das áreas de infraestrutura, cidades, saúde, educação e segurança pública. O evento, solicitado pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), será realizado no auditório Milton Figueiredo, às 9 horas.

Os deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) realizam reunião ordinária para debater diversas matérias, mas até o fechamento dessa matéria não havia sido disponibilizada a pauta do dia. A reunião será às 14 horas, na sala Deputado Oscar Soares, 201.

Outra reunião ordinária agendada, mas às 16 horas, é da Comissão de Revisão Territorial, dos Municípios e das Cidades. Nela, os deputados voltam a se reunir para debater e analisar as matérias que estão sob a sua responsabilidade. A reunião será na sala Deputada Sarita Baracat, 202.

Às 17 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quarta-feira (21)

Às 8 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Os deputados membros da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes realizam, às 14 horas, na sala Deputada Sarita Baracat, 202, mais uma reunião ordinária da comissão.

Às 16 horas, deputados participam de duas reuniões ordinárias de comissões. Uma delas é da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, que acontece na sala Deputado Oscar Soares, 201. A outra será da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, que será realizada sala Deputada Sarita Baracat, 202.

Às 17 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quinta-feira (22)

Às 8 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

A CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal deve ouvir o empresário de combustíveis Gércio Marcelino Mendonça Júnior, mais conhecido como Júnior Mendonça. Até o fechamento desta edição, a comissão não havia informado o horário da oitiva.

Na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, às 19 horas, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública para discutir a situação da pesca no município. O pedido foi feito pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM).

A Assembleia Legislativa, por intermédio dos deputados Sebastião Rezende (PSC) e Wilson Santos (PSDB), realiza o I Simpósio Quebrando o Silêncio. O evento será às 19 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Sexta-feira (23)

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social faz visita técnica a dois hospitais na região norte de Mato Grosso. As visitas serão ao Hospital Regional de Alta Floresta e ao Hospital Regional de Colíder. Até o fechamento desta edição, o horário da vistoria não tinha sido fornecido.

Os deputados Carlos Avallone e Wilson Santos, ambos do PSDB, realizam, às 19 horas, sessão especial para comemorar o aniversário de 50 anos da Casa Domingos, “Uma Casa de Amigos”, comércio localizado em Várzea Grande. O evento será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana