conecte-se conosco


Cuiabá

Promotoria inspeciona casas lares de Cuiabá

Publicado

em

A Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá está inspecionando as instituições de acolhimento da Capital, ao longo do mês de setembro. Nesta terça-feira (10), a promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos e a equipe psicossocial da promotoria vistoriaram as casas da Criança Cuiabana II, III e V. O objetivo é verificar pessoalmente os serviços de acolhimento institucional, a infraestrutura das unidades e a situação de cada criança e adolescente. Atualmente existem 78 acolhidos nas sete casas lares de Cuiabá em razão de situação de risco (abandono, negligência, violência) e vulnerabilidade social. Desse total, somente oito estão aptos à adoção.

“O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determina que o promotor de Justiça da área da Infância faça inspeções nas unidades regularmente. No caso das casas lares de Cuiabá, realizamos esse trabalho duas vezes ao ano. Há um roteiro a ser seguido, requisitos a serem observados referentes à regularidade do atendimento, como é feito o acolhimento, como os acolhidos estão sendo tratados, quais as condições da unidade, como é a alimentação e higiene. Além disso, verificamos também a situação de cada criança ou adolescente, se os seus direitos estão sendo garantidos, há quanto tempo estão na casa, a possibilidade de reintegração à família natural, extensa, ou mesmo a colocação em família substituta”, explicou a promotora.

Durante a fiscalização, a promotora de Justiça conversou com as crianças acolhidas, percorreu os cômodos das casas, orientou e deu encaminhamentos às coordenadoras, psicólogas e assistentes sociais das unidades. Segundo Valnice dos Santos, no decorrer da inspeção foi preenchido um formulário do CNMP com as informações verificadas in loco e parecer da equipe técnica. Esse documento é encaminhado à Corregedoria-Geral do Ministério Público, que é responsável por repassar ao Conselho Nacional, semestralmente.

Nesta terça-feira, o trabalho da promotora de Justiça, da assistente social e da psicóloga da Promotoria foi acompanhado pela coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Maggie Carolina Maidana, e por uma assistente social da secretaria. A Casa da Criança Cuiabana II e III possuem 12 e 10 acolhidos, respectivamente, de um a 12 anos. Já a  Casa da Criança Cuiabana V tem cinco acolhidos com deficiência física ou mental.

A Casa da Criança Cuiabana IV e o Projeto Nossa Casa foram visitados na semana passada. As próximas unidades a serem vistoriadas são Casa da Criança Cuiabana I e Projeto Nosso Lar.

Fiscalização – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que as entidades governamentais e não governamentais de acolhimento institucional serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Já as Resoluções do CNMP, números 71, de 15 de junho de 2011, e 96, de 21 de maio de 2013, atribuem ao membro do Ministério Público, que atua na área da criança e do adolescente não infracional, o dever de inspecionar pessoalmente os serviços de acolhimento institucional e programas de acolhimento familiar sob sua responsabilidade.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Chuva chega a Cuiabá no fim de semana

Publicado

em

Áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Mato Grosso causam mais pancadas de chuva. As condições para chuva aumentam sobre  Goiás neste final de semana e as pancadas de chuva podem ocorrer inclusive sobre Goiânia, que completou 125 dias sem chuva significativa. Um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre o Mato Grosso do Sul diminuindo a chuva no estado.

Final de semana com chuva em Goiás

Praticamente todo o estado do Mato Grosso, incluindo Cuiabá, o centro-sul de Goiás, incluindo Goiânia, e o norte do Mato Grosso do Sul têm previsão de sol e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e à noite neste final de semana. Não deve chover no Pantanal de Mato Grosso.

A previsão para as demais áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, é de sol o dia todo, algumas nuvens, mas sem chuva. A região de Ponta Porã e de Corumbá deve amanhecer com  muitas nuvens, mas que vão diminuir e à tarde o sol vai predominar.

O norte de Goiás e o Distrito Federal continuam com sol forte, muito quentes e com ar muito seco. O calor pode passar dos 40°C no norte goiano.

Calor e baixa umidade do ar em Brasília

No centro-norte de Goiás e no Distrito Federal a umidade no ar vai chegar em níveis entre 13% e 20% nas horas mais quentes do dia. Para não prejudicar a saúde humana a umidade no ar deve ficar acima dos 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

sol fica forte e faz muito calor, com temperatura que pode passar dos 40°C no norte goiano.

Brasília pode ter novo recorde de calor no fim de semana.

Chuva em Goiânia depois de muitos dias secos

Depois de 125 dias secos, deve voltar a chover em Goiânia neste sábado21 de setembro. O último registro de chuva significativa na capital foi de 10mm acumulados no dia 18 de maio de 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Foto de Gean Carlos, Castanheira (MT)

Tendência para a próxima semana

Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, primeiro dia da primavera, uma massa de ar seco vai voltar a influência a Região e as áreas de instabilidade devem diminuir.  condições para pancadas de chuva a partir da tarde por quase todo o Mato Grosso, exceto no leste do estado, e no noroeste do Mato Grosso do Sul. Para as demais áreas, a previsão é de sol.

A chuva se espalha por muitas áreas do Centro-Oeste a partir da terça-feira, mas a chance de chuva na região de Brasília é baixa.

Confira como será a primavera 2019 na Região Centro-Oeste

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana