conecte-se conosco


Cuiabá

Por recomendação do MP, edição 2019 do Peixe Santo é cancelada

Publicado

em

Por recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), o programa Peixe Santo não será realizado em 2019. Junto a peixeiros, piscicultores e entidades ligadas à atividade, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico busca por soluções para fortalecer o setor e levar o projeto à sua 28ª edição, no próximo ano.

A decisão do MP decorre da constatação de inconformidades no cumprimento de exigências de órgãos fiscalizadores, como a falta de documentação obrigatória. A situação, registrada desde outras gestões, esbarra, dentre outros fatores, na inexistência de um frigorífico para o pescado na Capital.

De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques Vilar, a gestão vem atuando na orientação dos comerciantes e no desenvolvimento do programa ano a ano. Diante desta situação, contudo, cabe à administração respeitar a medida.

“Nosso papel é promover a atividade, oferecendo, no período do Peixe Santo, estrutura, logística e divulgação. Estamos aqui para contribuir com o fortalecer da atividade. Existem questões, contudo, que fogem da nossa alçada”, explica.

Ela destaca que está em processo de formação uma comissão com peixeiros, representantes da Vigilância Sanitária e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). O trabalho do grupo deverá nortear as ações para a retomada do programa.

Em março, cerca de 80 inscritos chegaram a passar por uma das etapas de capacitação obrigatória para a inscrição no Peixe Santo. É o que explica o coordenador Osvaldo dos Santos Lara. “Nos últimos anos houve uma melhora significativa na estrutura do programa e, mesmo com a interrupção neste ano, devemos continuar crescendo”.

Redação

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

2ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá é entregue nesta segunda com presença do Ministro da Saúde

Publicado

em

Luiz Alves

Como parte das comemorações dos 300 de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro entregará nesta segunda-feira (22), às 15h, a 2ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – Dr. Leony Palma de Carvalho.

A entrega, contará com a presença do ministro de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do senador Wellington Fagundes – que teve fundamental importância no aporte dos R$ 100 milhões (para conclusão da obra e compra de equipamentos) e de demais autoridades federais, estaduais e municipais. A entrega consiste no funcionamento de 90 leitos de enfermaria.

Destes, três leitos, são de estabilização e equipamentos. Eles estão montados com equipamentos de última geração, capazes de atender e estabilizar com supremacia quaisquer intercorrências graves, caso ocorra com algum paciente internado.

Além disso, a etapa contará com farmácias satélites, laboratório e refeitório.

A exemplo da primeira, onde está funcionando a parte ambulatorial do HMC, os pacientes atendidos serão eletivos. Ou seja, a unidade não fará nesta etapa o atendimento chamado ‘Portas Abertas’ e só receberá pacientes exclusivamente regulados pela Central de Regulação de Cuiabá.

Para garantir a segurança total dos pacientes que em sua maioria consistirá em modalidades pós operatórios – a Secretaria de Saúde de Cuiabá está usando um método de classificação diferenciado, capaz de avaliar e garantir a estabilidade dos pacientes encaminhados ao HMC.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana