conecte-se conosco



Eventos

‘Por Dentro do Parlamento’ fecha 2018 com 2,6 mil visitantes à ALMT

Publicado

em

No ano de 2018, o programa Por Dentro do Parlamento, da Assembleia Legislativa, recebeu 82 visitas e, nelas, 2.602 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o Parlamento estadual, especialmente os trabalhos legislativos no plenário, onde ocorrem as sessões legislativas; as comissões permanentes- onde os projetos são analisados quanto ao mérito (se é importante para a sociedade e se atende a uma demanda que mereça a regulamentação de uma área específica) e quanto à constitucionalidade (se estão em consonância com as constituições Federal e Estadual e as leis infraconstitucionais), além  do Instituto Memória (onde está resguardada a história do Parlamento e do estado).

As visitas foram feitas por alunos da UFMT, campi de Cuiabá e Barra do Garças, e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Várzea Grande. Vieram ainda 50 escolas estaduais: 27 da capital e 26 do interior, sendo oito de Várzea Grande, duas de Poconé e uma de Nova Mutum, Poxoréu, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, Primavera do Leste, Jangada, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Santa Elvira, Tangará da Serra, Rondonópolis, Juara, Jaciara, Chapada dos Guimarães, Pontal do Araguaia e Querência.

Vieram ainda seis escolas públicas municipais, sendo cinco de Cuiabá e uma do interior (Araputanga). As escolas particulares também aderiram ao Por Dentro do Parlamento. Foram 13 visitas, sendo três da capital e dez do interior: quatro de Várzea Grande, duas de Araputanga, duas de Sinop, uma de Campo Verde e uma de Jaciara.

Entre as visitas, alunos do Senai estiveram no Parlamento no mês de março. Na ocasião, o aluno Gabriel Eduardo Xavier Calil, estudante do curso de assistente administrativo do Senai,  do bairro Porto, em Cuiabá, avaliou o programa:  “A visita foi muito importante porque vi a rotina dos deputados, o que é feito para melhorar a vida das pessoas. Na sociedade, muitos dizem que na Assembleia ninguém trabalha, mas aqui pude ampliar minha visão. Não concordo, dá para ver que os deputados e servidores têm que trabalhar muito para aprovar leis que proporcionem um bom convívio dentro da sociedade”. Thayane da Costa Oliveira, estudante do curso de análise de qualidade, concordou com o colega e destacou a importância de saber sobre como era o estado antigamente e como é hoje, como funciona fazer uma lei.

Eventos

Estadual de tênis começa nesta terça-feira em Cuiabá

Publicado

em

A 5ª edição da Copa Borges Veículos Open de Tênis começará nesta terça-feira (25), válida pela 6ª etapa do Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso, e findará com as finais no domingo (30.06), no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá-MT. E três meninas disputam a liderança do ranking mato-grossense na segunda Classe Feminina: Lara Bela Santos, Anna Laura França e Carolina de Campos.

“A Lara Bela tem treinado para aperfeiçoar as transições de fundo para dentro da quadra junto com variações de jogadas. Temos dado ênfase à movimentação e ao jogo de pernas. A Copa Borges é importante e servirá para avaliarmos o desempenho dela. Temos a expectativa de bons resultados devido as muitas horas de trabalho tático”, disse o professor de tênis, Livas Tarcilio Damazio.

Lara Bela Santos, de 14 anos, disputou quatro dos cinco torneios já realizados do Circuito Estadual de Tênis de 2019, foi campeã num deles e vice-campeã em outros dois. Ela lidera o ranking estadual com 500 pontos, seguido por Anna Laura França, de 12 anos, com 350 pontos e participação em três torneios e por Carolina de Campos, de 12 anos, com 180 pontos e participação em um torneio.

“Intensifiquei os treinamentos diários e tenho me fortalecido mentalmente. Me sinto confiante devido a regularidade de treinos e por causa disso espero ter um bom resultado no torneio. E, atualmente, estou dedicada ao aperfeiçoamento do saque e das bolas de ataque”, comentou a tenista da 2ª Classe Feminina, Anna Laura França, de 12 anos de idade.

A Copa Borges é considerada um dos maiores torneios de MT por dois motivos: detém os recordes de quantidade de inscrições de tenistas em torneios estaduais (313 inscrições em 2017 e 393 inscrições em 2018) e detém a terceira e quarta posição em maior premiação em dinheiro (R$ 9.000,00 em 2018 e R$ 14.000,00 em 2019). E, além disso, sempre reúne bom público para prestigiar as partidas.

“O Circuito Estadual está no auge. Tem mais torneios que anos anteriores, maior participação de tenistas, mais público, mais cidades-sede e etapas com maior premiação. E teremos outros dois grandes torneios já no próximo mês, o Bruna Paes Open, de 11 a 14 de julho, no Caiçara Tênis Clube, em Rondonópolis, e a Casa Prado Open, de 23 a 28 de julho, no Cuiabá Tênis Clube”, menciona o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa.

O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso conta com dezesseis torneios em 2019, um aumento de 60% na comparação de 2019 com 2015 (ano marco), sendo seis deles promovidos no primeiro semestre deste ano e outros dez no segundo semestre. E circula por sete cidades do estado: Cuiabá, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Alto Araguaia, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.

Serviço

O Cuiabá Tênis Clube está localizado na rua Trinidade e Tobago, n° 375, no bairro Coxipó da Ponte, entrada pela Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá. E mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65)99925-5536 e ou pelo sitewww.tenisintegrado.com.br da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT).

Texto e Fotojornalismo: Junior Martins

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana