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Podemos filia Jorge Yanai e lança sua pré-candidatura a prefeito de Sinop

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Com o objetivo de fortalecer o Podemos em Mato Grosso, o deputado federal José Medeiros, presidente regional do partido, amplia o quadro de lideranças com foco nas eleições municipais do próximo ano. Depois de lançar a pré-candidatura de Niuan Ribeiro a prefeito de Cuiabá, Medeiros filia o primeiro suplente de senador, Jorge Yanai, no Podemos e articula sua pré-candidatura a prefeito de Sinop. O ato de filiação e lançamento da pré-candidatura de Yanai acontece nesta sexta-feira (8), às 19h, em Sinop.

“O Podemos vem crescendo com muita qualidade em Mato Grosso e no país. A filiação da senadora Selma Arruda, do vice-prefeito Niuan Ribeiro e agora do senador Jorge Yanai demonstra o fortalecimento do nosso partido em várias cidades do estado. Com apoio do Podemos de Sinop, vamos construir um amplo arco de aliança para disputar a prefeitura. Além de ser suplente do senador Wellington Fagundes, Yanai é médico e têm serviços prestados em Sinop e no estado todo. É uma liderança forte que agrega vários setores da sociedade. Eu e senadora Selma trabalhamos juntos para trazê-lo para o nosso partido”, frisa José Medeiros.

Além de Cuiabá e Sinop, o Podemos pretende lançar candidato a prefeito em Várzea Grande, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Colniza, Nova Xavantina, Brasnorte, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Luciara, Rondonópolis, Vila Rica, Pedra Preta, Juína, Acorizal, entre outras. Além de focar nas eleições de 2020, os dirigentes da sigla estão estruturando a representatividade de vários segmentos da sociedade dentro do Podemos. O Podemos Mulher e Jovem já estão organizados e atuando em vários municípios.

Medeiros destaca também a força nacional da legenda, que atualmente é segunda maior bancada no Senado Federal. “Estamos caminhando para ser a maior bancada do Senado e temos uma bancada representativa na Câmara Federal que atua incansavelmente em defesa dos interesses da população brasileira. O crescimento do Podemos em Mato Grosso tem o respaldo das nossas lideranças nacionais, que já manifestaram apoio a pré-candidatura de Niuan Ribeiro e Jorge Yanai”.

Além de articular as pré-candidaturas do Podemos, Medeiros vem conversando com vários partidos no sentindo de apresentar uma alternativa política em várias cidades sendo cabeça de chapa ou disputando com candidato a vice-prefeito. Em recente encontro do partido em Cuiabá, as lideranças do Podemos lançaram a pré-candidatura de Niuan e sinalizaram a intenção de criar uma frente suprapartidária para discutir um projeto alternativo para a Capital do Estado.

“Nossa prioridade em propor uma frente de partidos em alguns municípios é para discutir políticas públicas que possam de fato contribuir para o desenvolvimento social e econômico da população. Em Rondonópolis, por exemplo, já reunimos um grupo de partidos com o este propósito. Vamos sim discutir uma candidatura a prefeito do grupo, mas antes soluções para os principais problemas da cidade”, ressalta o dirigente partidário.

O primeiro encontro das lideranças políticas de Rondonópolis ocorreu no último dia 23 de outubro. Representantes do Podemos, PSDB, PSB, PSL, PSD, PROS, PRB e MDB participaram da reunião.

Novos quadros

José Medeiros também convidou os deputados estaduais Ulysses Moraes (DC), Delegado Claudinei (PSL) e Silvio Favero (PSL) para filiarem ao Podemos. A convite da senadora Selma Arruda, o vereador Kero Kero já anunciou que vai aderir ao Podemos em marco de 2020.

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Assembleia vai criar Grupo de Trabalho para acompanhar definição sobre o VLT

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A Assembleia Legislativa vai criar um Grupo de Trabalho para acompanhar os trâmites da equipe técnica do Governo do Estado, que faz avaliação sobre as pesquisas e informações referentes ao futuro das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A definição foi acertada na manhã de hoje (11) durante audiência pública proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB), que pediu esclarecimentos públicos sobre a situação e qual decisão esta sendo assumida pelo Governo do Estado em relação ao modal de transporte.

“Por isso que convocamos a audiência para ouvir o governo. Queremos falar o mínimo e ouvir o máximo de representantes governamentais sobre informações. O Parlamento está oportunizando ao governo prestar esclarecimentos sobre o futuro do VLT.  A população precisa saber o que o governo pretende fazer com essa obra”, disse Santos.

Vale destacar que em 12 de julho deste ano, o Governo do Estado criou um Grupo de Trabalho (GT) com o propósito de encomendar um estudo de viabilidade técnica junto à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, por intermédio da portaria nº 1674, órgão vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional. O empreendimento tem contrato de financiamento no Programa Pró-Transporte, e se encontra atualmente paralisado.

“Sou a favor do acabamento e simplificação da obra, conclusão dos três terminais e das 32 estações e ainda baratear a obra, que todo dinheiro venha da iniciativa privada, através de uma parceria pública privada”, explicou o deputado.

Na ocasião o secretário-adjunto de obras especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Isaac Nascimento Filho, o custo com o VLT até hoje já passa de R$ 1,1 bilhão, e a isso se somam parcelas do empréstimo feito para a construção.

“O grupo de trabalho realiza estudos altamente técnicos, pois não temos nenhum contrato para retomar as obras do VLT. O que temos de avanço é que no dia 5 de novembro foi publicado o edital de licitação para a empresa que vai fazer a modelagem, a atualização dos dados, matriz, origem e destino”, revelou Nascimento.

Conforme informações do secretário-adjunto da Sinfra, os dados estão desatualizados desde 2006 e necessitam de reajustes. Nascimento afirma que no dia 25 de novembro será a sessão de abertura dos envelopes de habilitação das empresas na fiscalização.

“Ao final dos estudos, vamos ter uma posição se o VLT sai do papel ou não. Além da modelagem e integração, o modal será importante para a região metropolitana, pois ele vai estar diretamente interferindo no transporte municipal dessas duas cidades, por isso a importância dessa análise técnica”, indagou ele, lembrando ainda que o contrato está judicializado e foi rompido pelo governo do estado. “Hoje não há contrato e precisa fazer uma nova licitação, pois é muito importante”, concluiu Nascimento.

O GT da Assembleia deve ser montado nos próximos dias e o objetivo é fazer um diagnóstico da situação do modal para decidir se há viabilidade técnica e operacional. Para o engenheiro Ricardo José de Arruda, a audiência poderia ter sido a oportunidade do governo dar explicações à população sobre o futuro do VLT e também o que já foi realizado até o momento.

“Hoje, Cuiabá é uma vergonha em termos de estrutura urbana. Essas obras do modal foram iniciadas e inacabadas prejudicando trânsito e comerciantes em geral. Entendo que há falta de mobilização estadual para conclusão das obras. Há tempos atrás havia uma comissão para acompanhamento das obras da Copa e nada foi feito”, citou o engenheiro.

De acordo com Arruda, a população quer saber, o que já foi feito e o que também avançou desde janeiro deste ano. Ele espera que o governo mostre os resultados e define o que será feito com o VLT. “Gastaram muito dinheiro público e o resultado foi catastrófico. Temos que dar uma solução imediata nesse modal para mostrar um transporte digno, pois os números mentem com estatísticas que são manipuladas”, disse..

O deputado Valmir Moretto (PRB), acha que as obras do modal deixaram um rastro de tristeza para as populações de Cuiabá e Várzea Grande, com falência de empresas e graves acidentes nos locais onde foram iniciadas as obras.

“Estou indignado e o governo precisa dar uma resposta para a sociedade. Acredito que o GT que será montado pela Assembleia vai necessitar da contribuição do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), para um trabalho conjunto na definição dos dados técnicos, pois a cada ano há mudanças nos números e precisam de reajustes, de correções”,  disse Moretto.

Complementando, o deputado Wilson Santos advertiu que o governo estadual e federal não coloque mais dinheiro nessa obra, e que seja bancada de iniciativa privada por intermédio de um processo licitatório para receber a concessão e operação do VLT. “O governo passado deixou o orçamento pronto para conclusão da obra, algo em torno de R$ 450 milhões, com todas as cinco simplificações. Não há mais contrato com o consórcio VLT, a justiça em nível estadual e federal já rompeu o acordo feito unilateralmente com o governo”, disparou Santos.

O vice-presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, Jorge Rachid Jorge, lembrou que o VLT já consumiu mais de R$ 1 milhão e 600 milhões. Ele citou como exemplo que, no governo de Pedro Taques foram pagos somente de empréstimos aos bancos federais mais de 500 milhões de reais e, que em dez meses no atual governo já foram desembolsados de R$ 120 milhões apenas de empréstimos.

“Participamos intensamente da causa da ferrovia para Mato Grosso, e agora do VLT. Esta obra é um desejo dos cuiabanos e mato-grossenses. É um transporte limpo e menos poluentes do que os ônibus. Acreditamos que o governador tem que respaldar para alguns dados, como por exemplo, esse grupo de trabalho. Esses R$ 800 mil investidos pelo governo do estado nesta avaliação, não será um bom negócio. A realidade do VLT possui dados muito convincentes, mas o governador precisa tomar uma decisão mais rápida para a população”, indicou ele.

Histórico – O início das obras do VLT começou desde 2012, quando o consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande iniciou a implantação do modal com um custo inicial de R$ 1,4 bilhão. O VLT estava prometido para 13 de março de 2014, vinculado aos projetos de mobilidade previstos para a Copa do Mundo de 2014. Cuiabá foi uma das sedes do mundial. O modal foi projetado para ter uma extensão de 22 quilômetros, com dois itinerários. O primeiro trecho ligaria o Aeroporto Marechal Rondon até a Avenida Rubens de Mendonça. O segundo sairia da Avenida Tenente Coronel Duarte até a região do Coxipó.

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