conecte-se conosco


Eventos

Patrulha Maria da Penha será lançada em Cuiabá na quinta-feira

Publicado

em

O projeto piloto da Patrulha Maria da Penha em Cuiabá será lançado nesta quinta-feira (11.10), às 16h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (PM-MT). O bairro Dom Aquino foi definido para receber esta primeira etapa, por concentrar o maior número de medidas protetivas requeridas. De acordo com levantamento da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, até agosto de 2018 havia 22 medidas.

A iniciativa é resultante da atuação da Câmara Temática de Defesa da Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com o objetivo de analisar os resultados e, a partir desta experiência, viabilizar as patrulhas nos demais municípios mato-grossenses. Os operadores da Patrulha Maria da Penha passarão por capacitação voltada ao exercício específico da função, visando o acolhimento das vítimas de forma humanizada.

Com efetivo de um oficial, seis praças e uma viatura caracterizada, o projeto piloto prevê visitas regulares às mulheres que tiverem requerido medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (11.340/2006). A partir do primeiro encontro, a equipe definirá a continuidade das próximas visitas, juntamente com as vítimas atendidas. Este acompanhamento pode resultar na prisão em flagrante do agressor, já que a Lei 13.641, de 3 de abril de 2018, tipificou o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressalta que este é um passo fundamental na garantia da efetividade de cumprimento da Lei. “Queremos evitar que as mulheres continuem sendo ameaçadas, agredidas ou mortas, a patrulha é essencial para que a vítima se sinta segura”.

Segundo o major PM Rogério de Oliveira Vieira, da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM-MT, após a capacitação, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, a Patrulha Maria da Penha já estará nas ruas do bairro Dom Aquino. “Serão dois dias de preparação, para que o efetivo atue em prol da defesa das vítimas e faça esse acompanhamento constante”.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibilizou a Escola dos Servidores do Tribunal para a realização da capacitação, bem como a estrutura necessária. Representantes da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) que atuam na DEDM e dos demais integrantes da Câmara Temática de Defesa da Mulher também contribuirão com o treinamento.

Comentários Facebook

Eventos

Professor Allan lança livro neste sábado

Publicado

em

Foto: Ângelo Varela/ALMT

O professor e deputado Allan Kardec (PDT) lança hoje, a partir das 19h, o livro “Futebol de várzea na comunidade São Gonçalo Beira Rio”. O lançamento ocorrerá na Casa Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá. A obra é fruto da pesquisa de mestrado do parlamentar e foi feita em coautoria com o professor e doutor em Sociologia Francisco Xavier Freire Rodrigues.

O lançamento do livro é aberto ao público. A obra retrata o futebol amador na comunidade São Gonçalo Beira Rio, berço do povoamento de Cuiabá. Trata das disputas travadas pelas tradicionais equipes que marcaram o esporte amador na região nos anos 80 e 90.

“Estamos tratando do futebol como mediador cultural”, afirma Allan, que é também membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHG-MT). Segundo Francisco Xavier, a obra trata principalmente das disputas travadas pelas equipes Milionários Futebol Clube e São Gonçalo Beira Rio Futebol Clube.

A obra é a primeira de autoria do deputado Allan. Atualmente, ele finaliza o Doutorado sobre “Os legados da Copa do Mundo de 2014”. Allan Kardec é graduado em Educação Física pela UFMT, Especialista em gestão Educacional pelo Instituto Cuiabano de Educação, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor da rede estadual de ensino e atualmente exerce o mandato de deputado estadual.

Francisco Xavier é sociólogo, possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (Gepecs) CNPQ/UFMT.

Mais informações:

www.professorallankardec.com.br

Fonte: Téo Meneses

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana