conecte-se conosco


Esportes

Palestra “Saque da Vitória” mostra o caminho árduo para o sucesso

Publicado

em

Acredito que passo uma mensagem que pode ajudar qualquer pessoa, não só um mesatenista ou um desportista, mas qualquer pessoa que deseje alcançar o sucesso na profissão”, conta Hugo Hoyama

Com uma história repleta de sacrifícios e vitórias, Hugo Hoyama, um reconhecido ídolo nacional da modalidade de Tênis de Mesa, com seis participações em Olimpíadas, sete Pan-americanos e 18 mundiais, esteve na capital de Mato Grosso e ministrou uma palestra chamada “Saque da Vitória”, no dia 06 de agosto, aberta para todo o público, na Faculdade Uniasselvi, em Cuiabá.

“Na palestra, conto minha história desde quando comecei no tênis de mesa até os dias de hoje. Mostro todo o caminho árduo, que é feito com muita dedicação, disciplina e métodos, e também com a ajuda de pessoas importantes, para se alcançar o sucesso. Métodos que utilizei para me manter por 42 anos dentro do esporte e por 26 anos na seleção brasileira”, comentou Hoyama.

O ícone brasileiro começou a carreira de mesatenista aos sete anos. Iniciou na escola em que estudava em sua cidade natal, São Bernardo do Campo (SP), e, posteriormente, passou a frequentar um clube de Tênis de Mesa. Onde foi treinado por Maurício Kobayashi, na época, um dos grandes treinadores da modalidade no país. E foi quem primeiro percebeu as habilidades de Hoyama.

“É preciso trabalhar a parte mental e ter uma programação de carreira para se manter no topo durante tanto tempo. Sempre que eu terminava de participar de uma Olimpíada, já pensava e começava a me preparar para a próxima. Dessa forma consegui disputar seis Olimpíadas, exatamente por seguir alguns métodos e colocar na cabeça que preparação é diária e para a carreira toda”, diz Hoyama.

Hugo competiu nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Nos Pan-Americanos de Indianápolis (1987), Havana (1991), Mar del Plata (1995), Winnipeg (1999), Santo Domingo (2003), Rio de Janeiro (2007) e Guadalajara (2011), onde conquistou dez medalhas de ouro, uma prata e quatro bronzes. Entre outros.

Para o vice-presidente regional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Sandro José Abrão, profissionais de todas as áreas podem beneficiar-se com os ensinamentos de Hugo Hoyama. Segundo Sandro, o ídolo brasileiro ensina como trabalhar em equipe, como se superar para alcançar o sucesso e como tomar decisões rápidas na vida empresarial. Mais informações sobre a palestra e como contratá-la podem ser obtidas pelo telefone: (65)99603-5737.

Texto: Junior Martins

Foto 1, 2 e 3: Junior Martins

Foto 4, 5 e 6: Arquivo pessoal do Sandro Abrão

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Jogos Escolares da Juventude está com calendário definido para 2019

Publicado

em

Em maio começa a edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude, a maior competição estudantil de Mato Grosso. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento está com calendário e municípios-sedes definidos.

Com participação de instituições de ensino públicas e particulares, a realização dos Jogos busca fomentar a prática de atividades esportivas educacionais e desenvolver habilidades esportivas em jovens na fase escolar. A previsão é que cerca de 12 mil estudantes participem como competidores nos Jogos Escolares mato-grossenses.

Para o secretário da Secel, Allan Kadec, os Jogos Escolares da Juventude trazem inúmeros benefícios por isso é uma das prioridades da pasta. “O evento movimenta os municípios, mobiliza a comunidade escolar, favorece o intercâmbio e ajuda a revelar novos talentos. Sem contar que fortalece o esporte educacional, um meio para a formação integral da cidadania”, evidencia Allan.

Neste ano, a programação envolve as duas etapas – estadual e regional – e antecede as fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  A etapa regional – que abrange todos os municípios das 10 regiões esportivas do Estado – começa em maio e vai até o final de junho, contemplando as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Nas duas etapas participarão estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.

No dia 03 de maio, os municípios das regiões sul e sudeste abrem a competição em Alto Garças, sede regional para as competições dos estudantes da categoria B. Já os jovens dessas duas regiões que fazem parte da categoria A farão as disputas no município de Poxoréu, de 31 de maio a 05 de junho.

O restante da programação da fase regional reúne estudantes das duas categorias de faixa etária, divididos apenas por região esportiva. Confira no final o calendário completo.

As escolas campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro.  Nessa nova etapa, além das modalidades coletivas, os esportes individuais também passam a fazer parte das competições.  A modalidade individual poderá contar com representantes de xadrez, tênis de mesa, badminton, luta olímpica, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, judô e atletismo.

A realização dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e dos municípios-sede do evento.

Etapa Regional – inscrições

Para participar da etapa regional, cada município mato-grossense precisa realizar a fase municipal da competição para definir a(s) escola(s) que o representará nos Jogos Escolares.

A inscrição do município será feita por envio de e-mail à Secretaria adjunta de Esporte e Lazer, relacionando as escolas, no mínimo duas modalidades, gênero e categorias de participação. Também será necessário o envio de um mapa com resumo quantitativo das delegações.

Todos os formulários já estão disponíveis no site www.esportes.mt.gov.br. A adesão dos municípios pode ser feita a partir do dia 29 de março e vai até 10 dias antes do início da competição em suas respectivas regiões.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, as informações vindas dos municípios serão fundamentais para a organização do evento. “Nossa equipe está se preparando para receber as inscrições. Vamos tomar as medidas necessárias para que o mais importante calendário esportivo estudantil do Estado seja cumprido com sucesso”.

 

Calendário dos Jogos Escolares da Juventude 2019

Etapa Regional
Data Região esportiva Município-sede
03 a 08 de maio Sul/sudeste Alto Garças
17 a 22 de maio Centro Norte Nova Mutum
24 a 29 de maio Médio Norte Nobres
31 de maio a 05 de junho Sul/sudeste Poxoréu
07 a 12 de junho Oeste Cáceres
14 a 19 de junho Norte Colíder
20 a 25 de junho Leste Querência
21 a 26 de junho Noroeste Juína
28 de junho a 03 de julho Sudoeste Pontes e Lacerda
05 a 10 de julho Nordeste Porto Alegre do Norte

 

Etapa Estadual
Data Modalidade/Categoria Município-sede
16 a 22 de julho Modalidades coletivas – categoria B Sorriso
28 de julho a 03 de agosto Modalidades coletivas – categoria A Água Boa
19 a 24 de setembro Modalidades individuais – categorias A e B Várzea Grande

 

Por Cida Rodrigues | Secel – MT

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana