conecte-se conosco



Cuiabá

Novas pontes acabam com transtornos dos moradores da comunidade dos Médicos

Publicado

em

As estruturas foram construídas sobre os rios Aricázinho e dos Médicos e entregues no sábado (13)

“Onde estiver um cuiabano, seja na zona rural ou urbana, lá estarão também as ações da nossa gestão”. Foi com esse sentimento de cuidado igualitário com os moradores de diferentes regiões de Cuiabá que o prefeito Emanuel Pinheiro entregou mais duas pontes de concreto. As construções foram inauguradas no sábado (13) e beneficiam mais de 100 famílias moradoras da comunidade dos Médicos.

Levantadas sobre os rios Aricazinho e dos Médicos, as estruturas fazem parte de um conjunto de seis edificações do programa Pontes de Concreto. Além dessas, já foram entregues outras duas na região do Distrito do Coxipó do Ouro (rios Bandeira e Paciência). Em 2018 a comunidade do Ecoville II também já havia sido contemplada e, para este ano, ainda está programada uma inauguração na comunidade do Monjolo (Distrito do Aguaçu).

“Nossa gestão tem demonstrado que a humanização e a preocupação com as pessoas que vivem em Cuiabá estão presentes na cidade e também no campo. É nosso dever levar dignidade, respeito e cidadania para toda nossa população. As antigas pontes eram velhas, quebradas e ofereciam inúmeros riscos aos moradores. Por isso construímos essas novas, que beneficiam famílias tradicionais, atendem a agricultura de subsistência e todos aqueles que precisam realizar diversas atividades”, disse o prefeito.

Somando todas as pontes, são mais de R$ 4 milhões investidos, com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Elas foram executadas dentro de um levantamento que fizemos. Com isso, identificamos seis pontes que sempre causavam problemas, principalmente no período de chuva. Dentro desse conjunto, temos essas duas, que os moradores não precisarão mais se preocupar”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Conforme relatado pelo morador Guilson de Souza Santos, a inauguração das pontes significa a concretização de um sonho de todos os moradores da região. “Tivemos perdas de pessoas da nossa comunidade, por conta da falta de segurança das outras pontes. Muitas vezes o rio enchia, não conseguíamos atravessar e passávamos a noite na margem. Por isso, há cerca de 20 anos estávamos reivindicando a construção de uma ponte de concreto”, contou.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, participaram do ato de inauguração os vereadores Juca do Guaraná, Renivaldo Nascimento e o suplente Demilson Nogueira.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá deu mais um passo rumo à virada de página da saúde pública do município, na tarde desta quarta-feira (19). O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 10 ambulâncias novas, modernas e espaçosas para as unidades de saúde da rede municipal.

Essa é mais uma etapa em direção à humanização dos serviços para a população que depende do SUS.

As novas ambulâncias são caminhonetes adaptadas, que comportam a equipe médica e um acompanhante. Todos os veículos possuem 1 cilindro de oxigênio de 7 litros, saída de oxigênio acoplada ao lado do paciente, ventilador oscilante, bancos laterais tipo tubular, suporte de soro e plasma instalado no balaústre, maca de alumínio articulada com pernas retráteis, encosto reclinável, rodízios contendo colchonete revestido em courvin e cintos de segurança, tomadas de energia e mais uma série de itens recomendados pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre o significado da entrega destas 10 ambulâncias para a população de Cuiabá. “Esta entrega faz parte do processo de modernização que o prefeito determinou para o Sistema Único de Saúde na capital. Modernização que visa exatamente à humanização. Estas ambulâncias substituem as que tínhamos no sistema e são muito superiores. As antigas eram pequenas, continham os itens básicos, mas não eram as mais confortáveis para o transporte dos pacientes. Esses automóveis todos têm tração 4 por 4, a diesel e representam, a partir de agora, outra realidade no atendimento à população. Este é mais um importante ato do prefeito em prol da saúde em Cuiabá”, disse Pôssas.

“Estamos escrevendo uma nova história na saúde pública da capital. Hoje é mais uma etapa de tudo o que temos entregado para a população em relação à saúde do município. Já andamos muito, mas temos ainda muito trabalho pela frente para avançarmos na humanização da saúde pública e oferecermos para a população SUS, que são os menos favorecidos, um atendimento digno, de qualidade, que salve vidas”, disse o prefeito.

Em Cuiabá, quase 500 mil pessoas dependem do SUS. “Por isso dependem de nós para enfrentarmos esse sistema combalido e desestruturado que recebemos. A entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, veio para começarmos essa virada de página na saúde pública, onde vai funcionar o novo PS da capital. No dia 28 de junho, vamos entregar 60 leitos de UTI no HMC, que será a quarta etapa da nossa programação. Estamos também fazendo a reestruturação da Atenção Básica e até o final do ano que vem termos 100% das unidades reformadas. O respeito e o zelo com a população SUS é prioridade na minha gestão”, comentou o prefeito.

As unidades de saúde que receberão as novas ambulâncias são: Pronto Socorro, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Verdão, Policlínica do Pedra 90, Policlínica do Planalto, PSF Coxipó do Ouro, USF da Guia e USF Aguaçu.

 

Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana