conecte-se conosco


Eventos

Museu de História Natural inaugura cenário alusivo ao cotidiano do homem na pré-história

Publicado

em

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino inaugura na próxima sexta-feira (26.04), a partir das 16h, um novo cenário representativo do homem pré-histórico, composto por um bio lago com cascata, rochas naturais e peixes silvestres da bacia do Rio Cuiabá.

O monumento é uma representação do período holoceno, que corresponde aos últimos dez mil anos de evolução. Para melhor retratar a época, foram instaladas no lago, estátuas de barro alusivas ao paleoíndio, em tamanho real, esculpidas pelo artista plástico Junne Fontenele.

“São cinco estátuas em tamanho real: dois polidores de machado, os homens, e três ceramistas, as mulheres. Também tivemos a preocupação em fazer a oxigenação da água da maneira mais natural possível, com plantas, para melhor elucidar o cotidiano do homem da pré-história”, detalha Suzana Hirooka, coordenara do Museu de História Natural Casa Dom Aquino.

Foi no período holoceno que surgiu a domesticação das plantas, ou seja, quando se inicia o cultivo das roças de mandioca, milho e outras plantas comestíveis. Com essa atividade vieram algumas inovações tecnológicas como a cerâmica e o machado polido.

“Com 200 m², esse cenário exprime bem aquele momento. Além de homens, mulheres e crianças representados por estátuas, expomos materiais arqueológicos que compões a paisagem, como amoladores naturais de machados e panelas de barro do Xingu”, adianta Hirooka.

Construída em 1842, às margens do Rio Cuiabá, a Casa Dom Aquino era chamada de Chácara Bela Vista. Foi consagrada como “Casa Predestinada” por ter sido moradia de dois ilustres mato-grossenses: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Francisco de Aquino Corrêa.

Serviço

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Jardim Dom Aquino, Cuiabá. O funcionamento ao público é de terça-feira a sábado, das 8h às 18h. Entrada: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia).

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Pantanal Shopping promove chá de gostosuras e caça aos ovos em realidade aumentada

Publicado

em

O Pantanal Shopping vai transformar a Páscoa de várias famílias em um delicioso e divertido jogo de realidade aumentada, o “Páscoa Game Show”, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril. Ao todo, serão 180 ovos de chocolate tamanho 15 nos sabores Lacta Ao Leite, Laka, Diamante Negro e Sonho de Valsa disponíveis para os pequenos poderem capturar em horários e locais específicos através do aplicativo do shopping. Além disso, nos dias 20 e 21 de abril a criançada poderá se deliciar com algumas guloseimas em companhia do coelho e seus ajudantes “Brigadeiros”, no “Chá com Gostosuras”.

Na ação que acontece em 16 shoppings da rede Ancar Ivanhoe, administradora do Pantanal Shopping, os pequenos vão poder caçar os ovos quando eles forem divulgados através de alertas no aplicativo do Pantanal Shopping em horários específicos. Entre os dias 18 e 20 de abril, das 12h às 20h.

Assim que o push aparecer na tela do cliente, ele deverá encontrar o local indicado no centro de compras, capturar um dos ovos de chocolate Lacta através da realidade aumentada e resgatar o produto no ponto de retirada em um prazo de 30 minutos.

Além da caça aos ovos virtual a criançada poderá se divertir no sábado e domingo (20 e 21.04), com um encontro com o coelhinho. Acontecerão três sessões por dia, às 14h, 15h30 e 17h30, no piso 2 em frente a loja Avenida.

Para participar o cliente deverá apresentar o aplicativo baixado no celular na entrada do evento e pagar o valor de R$ 20 pela inscrição. Serão 30 vagas por turma e podem participar crianças de 3 a 12 anos.

Para participar de ambas as ações, os clientes devem baixar o aplicativo do Pantanal Shopping, que está disponível gratuitamente para smartphones dos sistemas iOS e Android.

Para a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, a estratégia é tornar as datas do varejo cada vez mais inovadoras e interativas para os consumidores.

“O que viemos buscando é oferecer aos nossos clientes mais do que descontos. Queremos proporcionar experiências divertidas por meios de recursos como gamificação e realidade aumentada, nos diferenciando do mercado e encontrando parceiros com uma estratégia em sinergia com a nossa. Além disso, trazemos outra ação que é sucesso com a criançada, o encontro com o coelhinho”, afirma.

ÍconePress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo

(65) 3642 3303

Paola Carlini – 65 98404 9656

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana