conecte-se conosco


Cultura

Museu da Unemat promove exposição de Saberes Indígenas, espeleologia e artes

Publicado

em

O Museu de Humanidades Alaíde Montecchi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) receberá visitas agendadas das escolas de Cáceres e região a partir do dia 16 de maio. O Centro de Pesquisa e Museu de Humanidades Alaíde Montecchi, o Núcleo de Assuntos Indígenas (NAI), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o curso de História do Câmpus Universitário Jane Vanini promovem exposição e oficina durante a décima sétima edição da Semana Nacional do Museu e a primeira Semana de História sob a temática “A transdisciplinaridade na construção do saber histórico: Educação, Arte, Cultura e Cidadania”.

A abertura da exposição e oficina “Saberes Indígenas em Mato Grosso: história indígena, espeleologia e arte” ocorreu nesta quinta-feira (16), às 8 horas, no Centro de Pesquisa e Museu localizado na Cidade Universitária do câmpus de Cáceres. Estão a mostra objetos etnográficos dos grupos indígenas Irantxe, Rikbaktsa, Xavante e Bororo e de estudos espeleológicos referentes aos municípios de Cáceres e Curvelândia em conexão com oficinas pedagógicas.

A montagem da exposição foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História do Câmpus Universitário Jane Vanini.

“O objetivo das atividades é promover o conhecimento de saberes e artes de grupos indígenas e de Patrimônio Natural, visando à formação de estudantes, professores da educação básica, acadêmicos e comunidade externa sobre a História Indígena, Arte/Cultura e sua influência histórico/cultural para a sociedade mato-grossense e brasileira, além de disponibilizar também, conhecimentos referentes ao Patrimônio Natural com imagens de cavernas da região”, explicou a curadora da exposição Indígena, professora Marli Auxiliadora de Almeida.

Serviço

As escolas devem agendar visitas à exposição e oficina pelo telefone (65) 3224-1438 ou e-mail museu@unemat.br. O horário de visitação é das 7h às 11h; e das 14h às 17h.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Inscrições abertas para 4° mostra de Cinema Negro de Mato Grosso

Publicado

em

A 4° Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso abriu as inscrições para seleção de filmes nesta terça-feira (20.08), as inscrições serão gratuitas e feitas através de um formulário online no link ( https://forms.gle/x8g7crwEhU6i8Lft8 ) e vão até do dia 12 de setembro de 2019.

Para a seleção da Mostra Competitiva, serão aceitos Curtas, médias e longas, de todos os gêneros (Ficção, Documentário, Animação, Experimental, outros), sem limite de tempo, feitos por produtores e/ou realizadores negros e pré-selecionados pela curadoria da 4a Mostra de Cinema Negro.

A Comissão Organizadora divulgará o resultado da seleção dos filmes a partir do dia 16 de setembro de 2019, na página do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê – MT. O Júri Oficial elegerá o Melhor Filme de Ficção, o Melhor Filme Experimental e o Melhor Documentário, e caso julgue necessário, uma Menção Honrosa (Prêmio Especial), a Além de ser concedido um Troféu, mediante Júri Popular, ao melhor filme exibido no auditório.

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surge como uma ferramenta para debater e refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual além de ser uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do Estado de Mato Grosso que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional.

Nesse ano, a Mostra terá o professor Celso Luiz Prudente como convidado especial. Celso Prudente tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras que atua principalmente nos seguintes temas: cinema; reconhecimento dos realizadores; o negro; cultura, casa grande; senzala, cinema novo; Glauber Rocha; negro e filme; cinema; poesia; cabo verde.

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso é a terceira com a organização Coletivo Audiovisual Negro Quariterê (responsável pelas edições de 2017 e 2018). A Mostra desse ano será realizada de 16 a 18 de outubro, no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso.

Link para inscrições: https://forms.gle/x8g7crwEhU6i8Lft8

Por Coletivo Quariterê

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana