conecte-se conosco



Cultura

Museu da Unemat promove exposição de Saberes Indígenas, espeleologia e artes

Publicado

em

O Museu de Humanidades Alaíde Montecchi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) receberá visitas agendadas das escolas de Cáceres e região a partir do dia 16 de maio. O Centro de Pesquisa e Museu de Humanidades Alaíde Montecchi, o Núcleo de Assuntos Indígenas (NAI), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o curso de História do Câmpus Universitário Jane Vanini promovem exposição e oficina durante a décima sétima edição da Semana Nacional do Museu e a primeira Semana de História sob a temática “A transdisciplinaridade na construção do saber histórico: Educação, Arte, Cultura e Cidadania”.

A abertura da exposição e oficina “Saberes Indígenas em Mato Grosso: história indígena, espeleologia e arte” ocorreu nesta quinta-feira (16), às 8 horas, no Centro de Pesquisa e Museu localizado na Cidade Universitária do câmpus de Cáceres. Estão a mostra objetos etnográficos dos grupos indígenas Irantxe, Rikbaktsa, Xavante e Bororo e de estudos espeleológicos referentes aos municípios de Cáceres e Curvelândia em conexão com oficinas pedagógicas.

A montagem da exposição foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História do Câmpus Universitário Jane Vanini.

“O objetivo das atividades é promover o conhecimento de saberes e artes de grupos indígenas e de Patrimônio Natural, visando à formação de estudantes, professores da educação básica, acadêmicos e comunidade externa sobre a História Indígena, Arte/Cultura e sua influência histórico/cultural para a sociedade mato-grossense e brasileira, além de disponibilizar também, conhecimentos referentes ao Patrimônio Natural com imagens de cavernas da região”, explicou a curadora da exposição Indígena, professora Marli Auxiliadora de Almeida.

Serviço

As escolas devem agendar visitas à exposição e oficina pelo telefone (65) 3224-1438 ou e-mail museu@unemat.br. O horário de visitação é das 7h às 11h; e das 14h às 17h.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Festival do Minuto acontece em junho no Cine Teatro Cuiabá

Publicado

em

No próximo dia 05 de junho, às 19h30, o Cine Teatro Cuiabá irá exibir o Festival do Minuto, evento que expõe os melhores minutos do ano anterior e contempla centenas de instituições culturais por todo o Brasil. Em 2019 haverá duas mostras, os Melhores Minutos de 2017 e 2018. A entrada é gratuita.

O Festival do Minuto foi criado em 1991 e trabalha com a seleção de imagens em movimento, tanto amadores, quanto profissionais, para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países, acompanhando a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias.

Para inscrever o equipamento cultural é preciso preencher um formulário eletrônico neste link: https://bit.ly/2Ye5r1s, até dia 27 de maio. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mailcontato@festivaldominuto.com.br. Os inscritos recebem as instruções para download e um kit divulgação com cartaz, release, imagens dos vídeos e logos do Minuto, tudo por e-mail.

O festival se tornou permanente e totalmente online, onde os realizadores já podem enviar seus vídeos pela internet e assisti-los no portal http://www.festivaldominuto.com.br/. As Mostras dos Melhores Minutos de 2017 e 2018 ficam disponíveis no Vimeo para baixar.

Fonte:Yod Comunicação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana