conecte-se conosco


Política MT

Max Russi prestigia “Juntos Pelo Araguaia”, visita plantio de mudas e destaca atendimento a aves silvestres

Publicado

em

Na data em que é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), visitou a Fazenda Pôr do Sol, zona rural de Pontal do Araguaia. Lá também é prestado atendimento a aves abandonadas ou vítimas de maus-tratos.

O local já chegou a atender 20 espécies de uma só vez, em 10 anos de parceria com a  Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).  Conforme o proprietário, o professor-doutor José Nogueira de Moraes, boa parte desses pássaros são devolvidos a natureza.

“Aqueles animais, que são mais arredios a gente zela para eles irem embora. Já os que são muito domésticos, a gente cuida”, explicou.

Para o deputado Max Russi, esse é um exemplo louvável do que pode ser estimulado, em ações de acolhimento a animais silvestres. O parlamentar é autor da Lei 10.846 de 2019, promulgada pela Assembleia Legislativa e que assegura a proteção e destinação de animais resgatados.

Ele reforça que a intenção é corrigir uma distorção na Lei Federal nº 9.605, artigo 32, que propõe punição a quem pratica abuso e maus-tratos aos animais, mas não legisla sobre o destino do animal apreendido.

“No caso dos animais silvestres, a intenção é justamente estabelecer essa reintrodução, seja nos ambientes selvagens, naturais ou zoológicos. Esse trabalho da Fazenda Pôr do Sol é um exemplo muito claro de que essa ação pode ser feita de forma efetiva. Além de ajudarmos na preservação das espécies, favorecemos o nosso meio ambiente”, destacou Max.

Bioma Cerrado

O deputado Max Russi participou do lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), governadores de Mato Grosso e  Goiás, Mauro Mendes e Ronaldo Ramos Caiado, ambos democratas, além de deputados, prefeitos e autoridades federais, estaduais e locais.

A intenção é promover ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região de ambos os estados

A Fazenda Pôr do Sol é uma das propriedades da região a dar pontapé inicial no plantio de mudas de espécies nativas, fomentando o início desse programa na região da divisa MT/GO.

“Um grande avanço para a preservação ambiental de ambos os estados. Temos que nos atentar, a cada dia mais, a recuperação e reflorestamento de áreas degradas”, pontuou o parlamentar.

Pauta ambiental

A pauta ambiental foi reforçada por Max Russi no início de seu atual mandato. Esse tem sido um dos compromissos, firmados pelo parlamentar no decorrer de sua atual gestão.

Russi defende que haja mais incentivo, para que a população tenha melhor consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente, assim como a educação em sala de aula.

Conforme a Câmara Federal, no país os ambientalistas pedem o compromisso dos políticos com o desmatamento ilegal zero, a proteção dos mananciais, o fortalecimento das unidades de conservação e das terras indígenas e quilombolas.

O parlamentar defende esse trabalho na Casa de Leis, com propostas focadas em conservação, uso sustentável da biodiversidade e restauração da vegetação nativa.

“Vivemos em um Estado rico em biodiversidade. Por isso precisamos trabalhar propostas que incluem ações emergenciais e de base sólida, para que possamos estabelecer um posicionamento firme e decisivo e assim possamos incentivar mais as causas ambientais”, pontuou.

Fonte:

José Carlos Marques Pereira Júnior

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal vai ouvir empresário do setor de combustíveis nesta semana

Publicado

em

Além das quatro sessões ordinárias, a Assembleia Legislativa terá uma semana bastante movimentada. Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  da Renúncia e Sonegação Fiscal, os deputados vão ouvir o empresário do ramo de combustíveis Júnior Mendonça. O Parlamento vai até Santo Antônio de Leverger para discutir a situação da pesca no município.

Segunda-feira (19)

Ocorre hoje (19) a abertura da exposição de artesanato do grupo Cinderela. O evento será no saguão principal da Assembleia Legislativa. O público pode ver os produtos expostos até o dia 23, sempre das 8 horas até as 17 horas.

Terça-feira (20)

A equipe econômica do estado apresenta à Assembleia Legislativa e à sociedade mato-grossense, em audiência pública, a evolução das metas físicas do 1º semestres de 2019 das áreas de infraestrutura, cidades, saúde, educação e segurança pública. O evento, solicitado pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), será realizado no auditório Milton Figueiredo, às 9 horas.

Os deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) realizam reunião ordinária para debater diversas matérias, mas até o fechamento dessa matéria não havia sido disponibilizada a pauta do dia. A reunião será às 14 horas, na sala Deputado Oscar Soares, 201.

Outra reunião ordinária agendada, mas às 16 horas, é da Comissão de Revisão Territorial, dos Municípios e das Cidades. Nela, os deputados voltam a se reunir para debater e analisar as matérias que estão sob a sua responsabilidade. A reunião será na sala Deputada Sarita Baracat, 202.

Às 17 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quarta-feira (21)

Às 8 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Os deputados membros da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes realizam, às 14 horas, na sala Deputada Sarita Baracat, 202, mais uma reunião ordinária da comissão.

Às 16 horas, deputados participam de duas reuniões ordinárias de comissões. Uma delas é da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, que acontece na sala Deputado Oscar Soares, 201. A outra será da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, que será realizada sala Deputada Sarita Baracat, 202.

Às 17 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quinta-feira (22)

Às 8 horas, de acordo com o Regimento Interno, tem início mais uma sessão ordinária, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

A CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal deve ouvir o empresário de combustíveis Gércio Marcelino Mendonça Júnior, mais conhecido como Júnior Mendonça. Até o fechamento desta edição, a comissão não havia informado o horário da oitiva.

Na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, às 19 horas, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública para discutir a situação da pesca no município. O pedido foi feito pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM).

A Assembleia Legislativa, por intermédio dos deputados Sebastião Rezende (PSC) e Wilson Santos (PSDB), realiza o I Simpósio Quebrando o Silêncio. O evento será às 19 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Sexta-feira (23)

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social faz visita técnica a dois hospitais na região norte de Mato Grosso. As visitas serão ao Hospital Regional de Alta Floresta e ao Hospital Regional de Colíder. Até o fechamento desta edição, o horário da vistoria não tinha sido fornecido.

Os deputados Carlos Avallone e Wilson Santos, ambos do PSDB, realizam, às 19 horas, sessão especial para comemorar o aniversário de 50 anos da Casa Domingos, “Uma Casa de Amigos”, comércio localizado em Várzea Grande. O evento será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana