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Cultura

Marcha do Cavalo Crioulo é reconhecida como manifestação da cultura nacional

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A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (7), em caráter conclusivo, proposta que reconhece como manifestação da cultura nacional a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo do Rio Grande do Sul. O texto segue para o Senado.

O relator, deputado Capitão Augusto (PR-SP), defendeu a aprovação da proposta original – Projeto de Lei 6049/16 –, de autoria do Deputado Afonso Hamm (PP-RS).

Segundo o autor, o projeto celebra a tradição gaúcha e brasileira de amor aos cavalos. “A Marcha de Resistência é a prova mais antiga realizada pelo cavalo crioulo e também a primeira a ser realizada, praticamente sob os mesmos moldes, nos três países do Cone Sul”, explica Hamm.

A Marcha ocorreu primeiro no Uruguai, depois na Argentina, e após algumas experiências na década de 70 a Marcha é realizada, no final da década de 80, em Alegrete (RS) e, desde então, faz parte do calendário de provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), sendo realizada em diversos municípios do Rio Grande do Sul, como Bagé, Canguçu, Santa Maria, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Uruguaiana e Jaguarão.

Beleza e rusticidade
Conhecido como “o pequeno grande cavalo das Américas”, o Crioulo é um equino caracterizado pela silhueta harmônica e pelo equilíbrio perfeito. Apesar da beleza e do temperamento dócil, sua rusticidade, facilidade de adaptação e resistência são algumas das características mais marcantes.

De acordo com a ABCCC, o crescimento da manada da raça no Brasil em 2015 atingiu 6,4%, registrando exemplares em todos os Estados brasileiros, totalizando 402.341 animais.

Cultura

Louly Chocolate, a paixão que virou um grande negócio

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A empresária Fabiane Louly cresceu encantada com o chocolate. Desde pequena brincava de fazer chocolate em forminhas de brinquedo. E ao longo da adolescência foi fazendo alguns cursos e fazia para vender e ter seu próprio dinheiro.

E quanto mais a empresária estudava sobre o chocolate, mais se apaixonava. Até optar em transformar sua paixão em negócio, Fabiane cursou a faculdade de Odontologia e em 2014, juntamente com seu marido Christiano Cesar da Silva decidiram investir em ter uma marca própria e abriram a primeira loja da Louly Chocolate em uma das avenidas mais importantes de Cuiabá, a Avenida Getúlio Vargas.

Os empresários então fizeram pesquisas de mercado para saber as tendências e o gosto do público e  optaram pela Linha Personnaliser que é voltada para o lado empresarial de eventos com chocolates com logomarcas de empresas, para aniversário e casamento, totalmente personalizado  para o cliente.

A linha da Louly ainda tem  chocolate ao leite, meio amargo, cacau e diet, linha exclusiva sem lactose e a Funcional que é a base de chocolate 70% cacau com produtos como chia, Goji Berry, linhaça, pimenta e gengibre que fazem bem ao corpo e a quem quer cuidar dele.

FRANQUIA- Hoje a Louly Chocolates além de inaugurar um quiosque no Shopping Três Américas em Cuiabá, também é uma marca franqueadora. “Fizemos pesquisa de mercado e achamos que tem tudo a ver com a nossa proposta por ser o shopping mais cuiabano de Cuiabá”, explica Fabiane.

Já tem uma loja na cidade de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso que é uma das cidades promissoras do estado e está em expansão como uma das franquias que não exige um custo tão alto, mas tem um produto de qualidade a preços competitivos de uma marca cuiabana de fabricação cuiabana.

Um dos produtos que é exclusividade da Louly é o café na casquinha que é  servido na casquinha com chocolate, e não tem quem não se encante com esse produto da franqueadora. “Outra delícia é o fondue de frutas, o Cream Cone feito para agradar os vários paladares”, comenta Fabiane.

FRANQUIA LOULY CHOCOLATE-  A empresa oferece aos franqueados três modelos de negócio: quiosque ideal para shoppings, loja indicada tanto para shoppings e aeroportos, quanto para pontos de rua e microfranquia que são para pontos em faculdades, clubes, centros empresariais e hospitais.

“Estamos abertos a propostas para franqueados de qualquer parte do Brasil e daremos todo o suporte para que nosso franqueado possa expandir ainda mais seu negócio”, diz ela.

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