conecte-se conosco


Interior

Mais de duas mil pessoas passam pelo Natal dos Sonhos na noite de abertura

Publicado

em

Mesmo com as chuvas, mais de duas mil pessoas passaram pela Praça da Bíblia na noite de abertura do Natal dos Sonhos, nessa quarta-feira (05). O evento foi marcado pelas apresentações culturais, espetáculo do Fabuloso Castelo de Natal do Circo Brodway, apresentação especial do eterno “Trapalhão” Dedé Santana e também pela chegada do Papai Noel.

Segundo a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), todo o evento foi pensado para as famílias. “Hoje a abertura oficial do Natal dos Sonhos, todos os dias terão grandes atrações para que a população venha celebrar conosco este natal, que foi feito com muito carinho”.

A Vila de Natal foi toda montada na Praça da Bíblia, com presépio, casa do Papai Noel e o Circo. A programação segue até o dia 23 de dezembro com apresentações culturais diárias a partir das 19h, de forma gratuita. “Hoje é o ponta pé inicial de um natal iluminado e de muita magia, com muitas apresentações. São mais de 120 apresentações das escolas públicas e privadas do município”, explicou o diretor de Cultura Daniel Coutinho.

Além da casa do papai Noel e presépio, para os espetáculos foi montada toda a estrutura do Circo Brodway com arquibancada, sonorização, palco, iluminação, banheiro químico e uma super tenda de 50×50 para aproximadamente 1.200 pessoas.

Toda a montagem da estrutura foi preparada por servidores das secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e Educação, Esporte e Cultura. “Quero agradecer os servidores da secretaria de Obras e Desenvolvimento Econômico, para tornar o Natal diferente e mais harmonioso. Ao longo dos anos vamos realmente tornar o natal em Sinop um evento turístico”, agradeceu o secretário Daniel Brolese.

A programação do Natal dos Sonhos e a realização do evento tem apoio da Câmara Municipal de Sinop e da Sinop Energia. O vereador Ademir Bortolli (MDB), presidente do Legislativo, parabenizou a gestão. “Quero parabenizar todos os envolvidos e funcionários das secretarias de Obras, Cultura e Educação. A população em geral ganha um presente da nossa administração, da administração da Rosana”.

O gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques, destacou ainda o potencial de Sinop para a realização de ações como essa. “Nós somos um empreendimento que veio para ficar e nos sentimos sinopenses. A gente tem essa honra e o prazer de participar, porque estamos na cidade, vivemos na cidade e a cidade está cada vez mais bonita, mais progressista e queremos fazer parte disso. É muito importante para a Sinop Energia estar aqui e viver como sinopense”.

Para o presidente da CDL, Marcio Kreibch, além das atrações culturais para a população, o Natal dos Sonhos movimenta o turismo no município e também a economia. “Revitalizar a praça e enfeitar a cidade para que ela esteja no espírito de Natal é muito importante, porque incentiva o comerciante a decorar suas vitrines e com isso agrega e convida o nosso consumidor. As famílias para virem visitar tanto a decoração como as lojas e fazer as comprar de Natal para presentear famílias e amigos. Como Sinop é cidade polo essa decoração, com certeza, movimenta o turismo”, destacou Márcio.

Também participaram da abertura do Natal dos Sonhos os vereadores professora Branca (PR), Joacir Testa (PDT), Tony Lennon (MDB), o padre Marcos Rodrigues da Paróquia São Francisco, o presidente da OMES, Luiz Guilherme, o diretor de engenharia e construção Warfield Ramos Tomaz, o presidente da ACES Marlon Pavanelo, a Miss Comércio Sinop Gabriele Schneider, o comandante Regional do Corpo de Bombeiros coronel Giovani Eggens, o tenente coronel Cleberson Rodrigues, representando o Comando Regional da Polícia Militar e secretários e diretores municipais.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Interior

Telemetria é implantada em 44 autoescolas de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

em

O sistema de telemetria já está em funcionamento em 44 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Cuiabá e Várzea Grande. A quantidade representa 68% das autoescolas credenciadas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os outros 21 CFCs que não implantaram o sistema dentro do prazo estipulado na portaria 448/2019, que terminou nesta sexta-feira (23.08), estão impedidos de ministrar aulas práticas nas categorias B, C, D e E até a regularização das aulas dentro do novo sistema.

A telemetria permite o monitoramento das aulas práticas de direção veicular utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.

O diretor e gerente de uma autoescola com unidade em Cuiabá e Várzea Grande, Edmundo Martins da Silva, contou como está sendo a experiência com o novo sistema, em funcionamento há 26 dias nas duas unidades da autoescola.

“A implantação da telemetria é a concretização de um desejo de muitos anos da autoescola, pois proporciona maior dinamismo, segurança e transparência em relação às aulas ofertadas pelo Centro de Formação, tanto para os alunos quanto para a autoescola e para o Detran”, relatou.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, até a implantação da telemetria, o controle de aula nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) era realizado de forma manual, através de uma ficha em papel cartão na qual eram marcados os campos de data, número da aula e assinado pelo instrutor e aluno; além do lançamento das aulas, também de forma manual, no sistema do Detran. Com o novo sistema, as aulas são informadas de maneira automática.

“Com a implantação da telemetria o Detran-MT dá um salto na segurança e transparência dos processos de habilitação no tocante às aulas práticas, evitando fraudes no processo de formação de condutores”, ressaltou o diretor.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, a telemetria também está em implantação nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Os municípios que já implantaram a telemetria são os que possuem coleta biométrica nas unidades do Detran. No último dia 19 de agosto começou a segunda fase da implantação, que abrange os demais municípios do Estado que ainda não possuem a coleta biométrica.

O sistema de telemetria foi desenvolvido pelo Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), e é executado por empresas credenciadas pelo Detran-MT, contratadas pelas autoescolas.

A meta é que até outubro deste ano todas os Centros de Formação de Condutores (CFCs) em Mato Grosso estejam utilizando o sistema.

Telemetria

Antes de começar a aula prática, o sistema faz o reconhecimento do aluno-condutor a partir de biometria digital ou facial. Na sequência, o próprio sistema apresenta os dados do condutor e do veículo utilizado, registra o desempenho do condutor durante o percurso e gera um relatório da aula.

O relatório contém a duração da aula, a distância e o caminho percorrido, a velocidade do veículo, além das faltas e infrações cometidas e os locais onde elas ocorreram durante o percurso.

Todos esses dados, inclusive com imagens registradas durante as aulas, são encaminhados pela MTI ao sistema do Detran-MT que, assim como as autoescolas, terá o histórico das aulas realizadas e do conteúdo programático ofertado.

 

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana