conecte-se conosco



Eventos

Justiça Comunitária e PRF promovem ação para mulheres caminhoneiras

Publicado

em

As mulheres que conduzem caminhões ou acompanham os maridos pelas estradas de Mato Grosso tiveram um Dia da Mulher especial na última sexta-feira (8 de março). O programa Justiça Comunitária, do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o Posto Aldo, participou de uma festividade realizada na BR 364, em Cuiabá, com a disponibilidade de serviços, atendimentos e esclarecimentos jurídicos às famílias caminhoneiras.
Em um bate-papo descontraído, o juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, abordou temas da realidade de quem vive nas rodovias, como a responsabilidade civil e criminal na condução dos veículos de carga, jornada de trabalho, consequências de uso de rebites, álcool e outras drogas, falou da legislação, além de abordar o problema da violência doméstica.
“Nós trouxemos uma fala extremamente positiva a todos. Esse é o espírito da Justiça Comunitária: trazer esclarecimentos sobre direitos, sobre ações que efetivamente trazem resultados profícuos para o Judiciário, na informalidade de um ambiente como esse”, destacou o magistrado.
A maquiadora Belém Silva é natural do Pará e acompanha o marido caminhoneiro há cinco anos, viajando na boleia do caminhão. Para ela, o evento foi muito interessante. “É muito importante, as mulheres têm que se manifestar, parar de ter medo, denunciar. Achei o evento chiquérrimo, nota 1000”, avalia.
Várias policiais da PRF também estiveram em peso no evento, levando esclarecimentos para todo o público, com cartilhas, informações, simuladores do teste do bafômetro e mensagens orientativas.
A chefe de operações substituta da PRF, Iara Alves dos Santos, enfatizou a importância da parceria entre a instituição e o Judiciário – órgãos vistos muitas vezes como rígidos pela população – para descontruir essa imagem e mostrar que todos estão disponíveis para servir o público.
“A PRF trabalha muito para desfazer essa imagem de que é autoridade. As pessoas têm medo e não podem chegar perto. Nós somos seres humanos, temos um emprego como todo mundo tem e somos servidores públicos. Esse paradigma do Judiciário também foi desconstruído, porque o programa Justiça Comunitária nos mostra que todos estão juntos preocupados com a sociedade”, enfatizou.
 
Mylena Petrucelli

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Caminhada da Adoção será realizada neste sábado

Publicado

em

A Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) realiza neste sábado (25 de maio) às 17h, no Parque das Águas, em Cuiabá, a Caminhada da Adoção. A ação é alusiva à Semana Estadual da Adoção em Mato Grosso e também ao Dia Nacional da Adoção, celebrado no dia 25, para chamar atenção para o tema.
A caminhada já é tradição no mês de maio de cada ano e há uma década tem conscientizado as pessoas com relação ao assunto. O evento é aberto ao público, toda a sociedade está convidada!
Fonte: Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana