conecte-se conosco



Cultura

Inscrições para o edital são prorrogadas até o fim do mês

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) prorrogou o prazo de inscrições para o edital da rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso. Com a alteração no cronograma, as instituições interessadas terão até 31 de julho para se inscrever. Ao todo, serão contempladas 30 instituições culturais sem fins lucrativos com prêmios de R$ 30 mil para cada uma, totalizando R$ 900 mil de recursos provenientes da Política Nacional de Cultura Viva.

A prorrogação também altera outros prazos do cronograma, conforme publicação do edital complementar. Assim, a divulgação do resultado final passa para 16 de setembro. Outra mudança foi a redação do item 1.1, que está assim: “Este Edital tem por objeto premiar, por meio de repasse de recursos financeiros da Política Nacional de Cultura Viva, 30 (trinta) instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, com atuação comprovada há pelo menos 3 (três) anos em atividades culturais, com o propósito de reconhecer ações de formação; assistência e intercâmbio; participação social e mobilização em rede; informação e comunicação”.

Pontos de Cultura são organizações que articulam e impulsionam ações nas comunidades, agregando agentes culturais e compondo uma rede horizontal de difusão de iniciativas culturais. Dessa forma, atuam na efetivação do direito à cultura, principalmente para segmentos e populações carentes de bens e serviços culturais. Vale ressaltar que o edital prevê que 60% dos projetos contemplados sejam do interior do Estado, e 40% da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Chapada dos Guimarães).

A Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso foi iniciada em 2009 por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Aproximadamente 30 municípios mato-grossenses são atendidos pelos projetos contemplados em editais de 2009 e 2016, além dos Pontos de Cultura que aderiram à rede de forma voluntária conforme prevê a Lei da Política Nacional de Cultura Viva.

Serviço

Todas as informações referentes ao edital estão disponíveis no site da Secel, no menu Editais – Edital Pontos de Cultura 2019. Além disso, os interessados poderão fazer contato presencial na sede da Secretaria, localizada Avenida Lava Pés, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT. Os contatos telefônicos são (65) 3613-0245 ou (65) 3613-0233, e o email cfic@secel.mt.gov.br.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Grupo cuiabano de pagode lança primeira música autoral

Publicado

em

O grupo de pagode e samba “Nem Chama” lançou sua primeira música autoral, com clipe. Disponíveis em todas as plataformas digitais, entre elas as mais popularesSpotify e YouTube, “Jogadinha no Cabelo” promete ser o novo sucesso cuiabano.

O Grupo Nem Chama é formado por três amigos apaixonados por música, o vocalista Kleverson Carvalho, 22, e os percussionistas, que são irmãos gêmeos, Gabriel e Guilherme Almeida, 29.

Um dos diferenciais de “Jogadinha no Cabelo” é que todo trabalho de gravação de áudio, imagem, edição, finalização e divulgação foi feito por empresas cuiabanas. Inclusive todos os músicos que participaram do projeto são da Capital mato-grossense.

“Nós estamos imensamente felizes em lançar nosso primeiro sucesso. Procuramos entregar com muita qualidade para o nosso público. Escolhemos fazer tudo aqui na nossa cidade. Com os melhores músicos de Cuiabá pra gravar cada instrumento, nossa adição, gravação, tudo aqui. Pra mostrar que temos profissionais muito qualificados e valorar nosso pessoal. Espero que todos tenham gostado da música e do clipe”, disse o vocalista Kleverson Carvalho.

Os meninos estão há cerca de dois anos no mercado musical, em Cuiabá, mas se especializaram em festas particulares como calouradas, casamentos e aniversários. Este ano se inseriram na noite cuiabana com participações especiais e shows completos em diversos bares, como Samba de Varanda, Distribuidora Gorilaz, Violas Bar e Ditado Popular.

“Nós procuramos focar em uma especialidade que são shows de eventos particulares, mas nosso público pediu e começamos a entrar na noite cuiabana. Somos imensamente gratos aos primeiros parceiros que nos deram oportunidade de levar nosso show completo que foi o Gorilaz e Samba de Varanda”, agradeceu Guilherme Almeida.

Com o primeiro single na praça, o Nem Chama pretende aumentar o número de fãs e especialmente seguidores nas redes sociais e claro, fazer mais shows em locais públicos. “Nossa meta é alcançar o maior número de pessoas possível, com nosso samba e pagode diferenciado e com muita qualidade. Quem quiser conhecer mais nosso trabalho é só nos seguir no Instagram @oficialnemchama e acompanhar de pertinho. E não esqueçam de ouvir Jogadinha no Cabelo”, convidou Gabriel Almeida.

Veja Clipe: 

https://youtu.be/anNJeWAeo3Q

Fonte: Ana Sampaio
Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana