conecte-se conosco


Interior

Prefeitura entrega revitalização da unidade de saúde e escola na Aldeia Santana

Publicado

em

O sábado foi marcado por comemorações, entrega de reforma da Escola Olavo Mendes Duarte e do Posto de Saúde, na aldeia Santana em Nobres.

Os índios foram contemplados com uma estrutura completamente reformada na escola, uma nova e moderna cozinha e novas instalações da unidade de saúde.

Para alegrar a festividade de entrega e comemorar o Dia do Índio, celebrado no dia 19, a prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social levou algodão doce, pipoca e ovos de páscoa para as crianças, que não esconderam a felicidade com o carinho da equipe.

A gestão do prefeito Leocir Hanel foi parabenizada pela maioria dos moradores da aldeia, que aprovaram o novo modelo de cozinha, os banheiros, a qualidade da obra e o detalhe em cada uma das benfeitorias entregues.

O arquiteto Geferson Almeida, explicou que mesmo com poucos recursos, eles conseguiram realizar o essencial e deixar a comunidade com dois prédios públicos totalmente novos com visual moderno, uma cozinha ampla e arejada.

 

 

Segundo Geferson,  na escola foi necessária a construção de uma fossa, substituição da parte elétrica e hidráulica, troca de piso, ampliação da cozinha, refeitório, reforma de banheiros, reparos na varanda e pintura.

Para atender a população que vive na comunidade a Secretaria de Saúde realizou reforma na unidade que atende os moradores da reserva.

Com 12 ambientes, o espaço teve sua estrutura toda reformada, com a troca de telhado, piso, esquadria e forro,  pintura geral, novas portas e janelas foram implantadas mudando totalmente o visual do posto.

COZINHA ANTES DA REFORMA

 

 

COZINHA APÓS A REFORMA

 

Visivelmente satisfeito, o cacique Arnaldo Silva, lembrou que muitos prefeitos estiveram na comunidade em período eleitoral, prometeram e nunca mais voltaram à aldeia. Líder do povo Bakairi em Nobres, Arnaldo, lembrou da promessa feita por Leocir em dezembro de 2018, que foi cumprida.

“Estamos muito felizes, este é o primeiro prefeito depois de 20 anos que faz alguma coisa pela nossa aldeia, todos que por lá passaram só queriam o nosso voto, não nos trataram com respeito como seu Leocir”, detalhou.

O prefeito enfatizou o compromisso assumido durante a campanha eleitoral de melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade. Hanel falou da missão cumprida e do esforço de todos para concluir o projeto de revitalização das duas unidades.

Professor Edson dos Santos, morador da Aldeia Canãa, fez questão de participar do evento e parabenizou a administração.

 

 

André dos Santos, professor da Escola Olavo Mendes, revelou que ficou surpreso com a finalização dos trabalhos.

“Não esperava que ficaria tão bonito e confortável, nós hoje teremos mais conforto para trabalhar e os alunos certamente para aprender, nós estávamos abandonados e esquecidos, esta era uma cobrança antiga de todos e hoje nós só temos a agradecer ao prefeito.

 

Os vereadores Nem da Coqueiral, Zaira Valandro, Oscar Lara, a secretária de Saúde Mara Lourdes, o secretário de Governo Marcos Cheba, prestigiaram o evento.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Interior

Telemetria é implantada em 44 autoescolas de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

em

O sistema de telemetria já está em funcionamento em 44 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Cuiabá e Várzea Grande. A quantidade representa 68% das autoescolas credenciadas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os outros 21 CFCs que não implantaram o sistema dentro do prazo estipulado na portaria 448/2019, que terminou nesta sexta-feira (23.08), estão impedidos de ministrar aulas práticas nas categorias B, C, D e E até a regularização das aulas dentro do novo sistema.

A telemetria permite o monitoramento das aulas práticas de direção veicular utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.

O diretor e gerente de uma autoescola com unidade em Cuiabá e Várzea Grande, Edmundo Martins da Silva, contou como está sendo a experiência com o novo sistema, em funcionamento há 26 dias nas duas unidades da autoescola.

“A implantação da telemetria é a concretização de um desejo de muitos anos da autoescola, pois proporciona maior dinamismo, segurança e transparência em relação às aulas ofertadas pelo Centro de Formação, tanto para os alunos quanto para a autoescola e para o Detran”, relatou.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, até a implantação da telemetria, o controle de aula nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) era realizado de forma manual, através de uma ficha em papel cartão na qual eram marcados os campos de data, número da aula e assinado pelo instrutor e aluno; além do lançamento das aulas, também de forma manual, no sistema do Detran. Com o novo sistema, as aulas são informadas de maneira automática.

“Com a implantação da telemetria o Detran-MT dá um salto na segurança e transparência dos processos de habilitação no tocante às aulas práticas, evitando fraudes no processo de formação de condutores”, ressaltou o diretor.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, a telemetria também está em implantação nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Os municípios que já implantaram a telemetria são os que possuem coleta biométrica nas unidades do Detran. No último dia 19 de agosto começou a segunda fase da implantação, que abrange os demais municípios do Estado que ainda não possuem a coleta biométrica.

O sistema de telemetria foi desenvolvido pelo Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), e é executado por empresas credenciadas pelo Detran-MT, contratadas pelas autoescolas.

A meta é que até outubro deste ano todas os Centros de Formação de Condutores (CFCs) em Mato Grosso estejam utilizando o sistema.

Telemetria

Antes de começar a aula prática, o sistema faz o reconhecimento do aluno-condutor a partir de biometria digital ou facial. Na sequência, o próprio sistema apresenta os dados do condutor e do veículo utilizado, registra o desempenho do condutor durante o percurso e gera um relatório da aula.

O relatório contém a duração da aula, a distância e o caminho percorrido, a velocidade do veículo, além das faltas e infrações cometidas e os locais onde elas ocorreram durante o percurso.

Todos esses dados, inclusive com imagens registradas durante as aulas, são encaminhados pela MTI ao sistema do Detran-MT que, assim como as autoescolas, terá o histórico das aulas realizadas e do conteúdo programático ofertado.

 

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana