conecte-se conosco



Interior

Prefeitura entrega revitalização da unidade de saúde e escola na Aldeia Santana

Publicado

em

O sábado foi marcado por comemorações, entrega de reforma da Escola Olavo Mendes Duarte e do Posto de Saúde, na aldeia Santana em Nobres.

Os índios foram contemplados com uma estrutura completamente reformada na escola, uma nova e moderna cozinha e novas instalações da unidade de saúde.

Para alegrar a festividade de entrega e comemorar o Dia do Índio, celebrado no dia 19, a prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social levou algodão doce, pipoca e ovos de páscoa para as crianças, que não esconderam a felicidade com o carinho da equipe.

A gestão do prefeito Leocir Hanel foi parabenizada pela maioria dos moradores da aldeia, que aprovaram o novo modelo de cozinha, os banheiros, a qualidade da obra e o detalhe em cada uma das benfeitorias entregues.

O arquiteto Geferson Almeida, explicou que mesmo com poucos recursos, eles conseguiram realizar o essencial e deixar a comunidade com dois prédios públicos totalmente novos com visual moderno, uma cozinha ampla e arejada.

 

 

Segundo Geferson,  na escola foi necessária a construção de uma fossa, substituição da parte elétrica e hidráulica, troca de piso, ampliação da cozinha, refeitório, reforma de banheiros, reparos na varanda e pintura.

Para atender a população que vive na comunidade a Secretaria de Saúde realizou reforma na unidade que atende os moradores da reserva.

Com 12 ambientes, o espaço teve sua estrutura toda reformada, com a troca de telhado, piso, esquadria e forro,  pintura geral, novas portas e janelas foram implantadas mudando totalmente o visual do posto.

COZINHA ANTES DA REFORMA

 

 

COZINHA APÓS A REFORMA

 

Visivelmente satisfeito, o cacique Arnaldo Silva, lembrou que muitos prefeitos estiveram na comunidade em período eleitoral, prometeram e nunca mais voltaram à aldeia. Líder do povo Bakairi em Nobres, Arnaldo, lembrou da promessa feita por Leocir em dezembro de 2018, que foi cumprida.

“Estamos muito felizes, este é o primeiro prefeito depois de 20 anos que faz alguma coisa pela nossa aldeia, todos que por lá passaram só queriam o nosso voto, não nos trataram com respeito como seu Leocir”, detalhou.

O prefeito enfatizou o compromisso assumido durante a campanha eleitoral de melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade. Hanel falou da missão cumprida e do esforço de todos para concluir o projeto de revitalização das duas unidades.

Professor Edson dos Santos, morador da Aldeia Canãa, fez questão de participar do evento e parabenizou a administração.

 

 

André dos Santos, professor da Escola Olavo Mendes, revelou que ficou surpreso com a finalização dos trabalhos.

“Não esperava que ficaria tão bonito e confortável, nós hoje teremos mais conforto para trabalhar e os alunos certamente para aprender, nós estávamos abandonados e esquecidos, esta era uma cobrança antiga de todos e hoje nós só temos a agradecer ao prefeito.

 

Os vereadores Nem da Coqueiral, Zaira Valandro, Oscar Lara, a secretária de Saúde Mara Lourdes, o secretário de Governo Marcos Cheba, prestigiaram o evento.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Interior

Câmara de Nobres descumpre Lei de transparência; portal está desatualizado há mais de um ano

Publicado

em

Acompanhar a gestão financeira da administração municipal pela internet é um direito que moradores de todas as cidades brasileiras têm, desde 2011, com a lei de responsabilidade fiscal.

O princípio constitucional da publicidade e da  transparência, lei n. 12527/2011, que  determina que o poder público deve dar publicidade de seus atos, facilitando o acesso à informação aos cidadãos, com publicações de algumas informações por meio eletrônico e demais meios, está sendo desrespeitada pela Câmara Municipal, que não atualiza o portal do legislativo há mais de um ano.

Sob justificativa de que necessita de uma nova empresa para administrar o site, o atual presidente, André Avelino Bezerra já levou praticamente um semestre inteiro e não conseguiu finalizar a nova formatação.

A Câmara até contratou a mesma empresa que presta serviço para a prefeitura de Nobres para atualizar o portal transparência e enviar dados ao sistema Aplic do Tribunal de Contas, mas os atos, projetos, leis e indicações dos vereadores, continuarão sem divulgação.

O Tribunal de Contas está multando a maioria dos gestores que não empregam o que preconiza a lei de transparência e não será diferente com a Câmara de Nobres.

Na contramão, os parlamentares se arvoram em divulgar seus feitos e ações em suas próprias redes sociais o que acaba sendo ainda mais trágico, pois confundem o serviço do vereador, postando obras do executivo, como feitos deles próprios, usam fotos inadequadas e o pior de tudo é aguentar a “VERBORRAGIA”, utilizada.

Com os  erros crassos de português, que chegam a ser um verdadeiro desserviço ao leitor, principalmente aos adolescentes que estão no Ensino Fundamental que necessitam de textos concisos para aprender o bom e correto português, pagam o maior MICO, achando que estão prestando um serviço de comunicação, na verdade estão dando vexame publico.

A conotação social da trágica atitude do legislativo nobrense é que a maior parte dos vereadores não trabalha, pois não existe divulgação dos serviços realizados, isto pode implicar na reeleição de muitos, como aconteceu na última eleição, onde a população rejeitou a grande maioria reelegendo apenas dois vereadores, Adelian Messias e Zilmai Ferreira.

O que temos é uma página ultrapassada que apresenta links com erro, falta de informações e dados desatualizados. A lei determina que as páginas devem ser de fácil acesso e disponibilizar receitas e despesas em tempo real, informando inclusive o nome dos fornecedores. “Ao cidadão não pode ser negado o que está na lei.

“Ao cidadão cabe  ao Ministério Público ou associações que protegem o direito de acesso à informação.

 

 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana