conecte-se conosco


Eventos

Guarda Municipal integra ação da PRF Contra o Câncer Infantil

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou em outubro a 4ª edição da campanha Policiais Contra o Câncer Infantil, que tem como objetivo sensibilizar toda a sociedade em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT). O lançamento da campanha deu início a uma séria de ações tanto na arrecadação de diversos itens para o bazar da instituição, além da 1ª Caminhada Policiais Contra o Câncer Infantil, e um dia com as crianças.

A Guarda Municipal vai integrar em uma das ações da PRF, que será o dia diferente para as crianças em tratamento no Hospital, com o Teatro de Fantoche. No dia 22 de novembro, data que antecede o dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de Novembro), as crianças vão receber as visitas de policiais da PRF e da Guarda Municipal. Neste dia haverá muitas brincadeiras, teatro, raspagem dos cabelos dos policiais como ato simbólico de apoio às crianças que perdem o cabelo em decorrência da doença. Haverá oficinas e passeio pela cidade onde as crianças serão escoltadas pelos motociclistas da PRF.

A coordenadora do Teatro de Fantoche da Guarda Municipal de Várzea Grande, Inês Guimarães, destaca que esse é o terceiro ano consecutivo que a Guarda Municipal participa do evento. “Nos sentimos gratificados em poder participar de uma ação social tão importante como esta. Queremos com o teatro de Fantoche levar alegria, arrancar sorrisos das crianças em tratamento. Sorrir alivia os sintomas e faz esquecer da doença”, disse ela.

A ação também terá o Bazar e o que for arrecadado será revertido ao hospital. As instituições parceiras da ação estão sendo ponto de doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado para serem vendidos no bazar do Hospital; fraldas descartáveis adulto e infantil; leite em pó ou em caixinha; água de coco e achocolatado. As doações podem ser feitas também na Superintendência e postos da PRF espalhados pelo estado.

“Estamos também engajados nesta ação solidária. A nossa base também é  ponto de arrecadação, por isso aqueles que quiserem contribuir com essa causa, que faça a sua contribuição. As doações poderão ser feitas até o dia 22 de novembro”, informou Inês Guimarães.

O secretário de Defesa Social, e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que a instituição de segurança municipal de Várzea Grande vem ao longo dos anos se fortalecendo como uma Guarda Cidadã, não só na segurança pública e no combate a criminalidade, mas também na fiscalização do trânsito, na segurança do patrimônio público, e em ações voltadas a cidadania e principalmente, no fortalecimento de políticas públicas de ações sociais e humanitárias.

“O Teatro de Fantoche reforça as ações preventivas e solidárias. Poder dar as crianças um momento de alegria é também uma forma de amenizar o sofrimento, aumentar a autoestima e de também contribuir com o seu bem estar, por isso temos honra em integrar a mais este evento de solidariedade”, completou.

Por: Kátia Passos 

Comentários Facebook

Eventos

Coordenadores do Ribeirinho fazem convite oficial a governador

Publicado

em

O juiz José Antônio Bezerra Filho, coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18 de janeiro) com o governador Mauro Mendes para convidá-lo formalmente a prestigiar a iniciativa. Acompanhado dos defensores públicos Air Praeiro e Munir Arfox, que este ano é o responsável pelo projeto pela Defensoria Pública, o magistrado afirmou que a participação do Governo do Estado é fundamental em razão dos serviços que serão ofertados à população ribeirinha.
“Viemos fazer formalmente o convite e conclamar a parceria. Evidentemente que o brilho do Ribeirinho Cidadão depende de todos e a participação do governo é primordial, visto que os serviços a serem oferecidos através das respectivas secretarias nos dão a credibilidade do êxito, do sucesso”, ressaltou José Antonio.
Segundo explicou, o governador ficou bastante sensível à causa, pois já conhecia o Ribeirinho Cidadão e, inclusive, já havia apoiado a iniciativa quando foi prefeito de Cuiabá. “Ele já participou conosco e agora, como governador, embora o Estado esteja passando por essa dificuldade, como foi colocado muito bem claro, há um compromisso sim de efetivamente o Governo do Estado participar e somar esforços, principalmente nos ‘dias D’, que serão realizados em Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé, nos dias 4, 5 e 13 de fevereiro. Isso já é uma satisfação, embora estejamos aguardando o retorno de cada secretaria, de cada ente estadual, a confirmar os serviços nos próximos dias, para que possamos alinhar com os municípios e as comunidades, rio abaixo”, complementou.
Dentre os serviços a serem ofertados pelo Poder Executivo estão o contrato de parceria com a Casa Civil para as embarcações, fornecimento de medicamentos via Secretaria de Saúde, identificação via Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec – Secretaria de Segurança Pública), parceria com Secretaria de Cultura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. “Todos os serviços que o governo possa trazer para o dia D serão de fundamental importância. Identificação, questão previdenciária, parte lúdica de todas as formas… É importante porque têm uma estrutura muito maior que a nossa. Isso abrilhanta, fortalece o nosso propósito do Ribeirinho Cidadão, que é fazer o bem, não interessa a quem”, enfatizou José Antonio.
Já o defensor Munir Arfox assinalou que quanto mais parceiros o Ribeirinho Cidadão angariar, melhor. “São mais anseios que vão ser atendidas nas comunidades ribeirinhas. Essa é a busca que sempre temos em mente. O Ribeirinho está na 12ª edição, não participei apenas da primeira, as demais, com a graça de Deus, tenho participado, e é com grande satisfação que a gente se faz presente. Quando nos deparamos com um sorriso no rosto de um ribeirinho que tem os anseios atendidos, o valor é incalculável”.
A 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão ocorrerá durante o mês de fevereiro. De 4 a 14 será realizada a etapa fluvial e, no período de 17 a 25, a fase terrestre. A ação é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Defensoria Pública e vários outros órgãos e instituições. O objetivo de levar diversos tipos de serviços assistenciais às comunidades ribeirinhas carentes dos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Juscimeira.
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
Por Lígia Saito
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana