conecte-se conosco


Cultura

Grandiosa Festa de São Gonçalo do Porto acontece nesta quinta

Publicado

em

“Há 125 anos testemunhando sonhos e restaurando vidas”, a Paróquia São Gonçalo do Porto ou São Gonçalo do Amarante de Pedro II convida a população para a sua grandiosa festa, que acontece nesta quinta-feira (10.01), com procissão, missa solene, quermesse com comidas típicas, sorteio do prêmio da rifa, show cultural de Nico e Lau e a tradicional dança de São Gonçalo, com a presença do grupo Flor Ribeirinha. A concentração será ás 17h30, no Museu do Rio, que parte em procissão até a Paróquia, localizada na avenida 15 de Novembro com a Senador Metelo, em Cuiabá, onde acontece a “Festa de São Gonçalo 2019”.

Um dos primeiros registros da Igreja de São Gonçalo do Porto é de 15 de novembro de 1.781, quando José Carlos Pereira de Souza, um baiano da cidade de Cachoeira, terceiro Juiz da então Vila de Cuiabá, fora chamado à Corte em Lisboa. Com espírito religioso, queria deixar na então Cuiabá sua marca de fiel devoto ao Santo português.

Tendo em vista a proximidade do porto do rio Cuiabá e a existência de ouro na região foi construída, neste local, uma pequena capela dedicada ao Santo e nela mais tarde foi colocada a imagem de São Gonçalo, que mede 1,45 metros, toda talhada em madeira vinda da cidade de Amarante em Portugal, cidade em que nasceu e viveu São Gonçalo. No dia 08 de abril de 1843, a Capela foi elevada a Paróquia. Conta-se que naquela época o povo reunia-se sempre em torno das igrejas de São Gonçalo e São Benedito (Igreja do Rosário).

A festa é sempre realizada do dia do Santo, 10 de Janeiro, e são esperadas mais de duas mil pessoas. A Procissão começa ás 18h, a partir do Museu do Rio, com concentração a partir das 15h30, segue até a Paróquia, onde terá a missa solene em honra e glória a São Gonçalo, ás 19h. A programação segue com a quermesse, ás 20h30, com comidas típicas, show de Nico e Lau, sorteio do prêmio da rifas, ás 21h30, e encerra com a tradicional dança de São Gonçalo , com a presença do Flor Ribeirinha, às 22h.

“Há grupos que vem para a procissão, outros procissão e missa, outros ainda procissão-missa e festa, onde acontece a dança tradicional de São Gonçalo, no pátio da Igreja. Dentro dos festejos dos 300 anos de Cuiabá estamos celebrando o jubileu da chegada dos religiosos Salesianos em Cuiabá – 125 anos de presença na área da evangelização, educação e trabalho missionário. Por isso o ano de 2019 será duplamente festejado no Bairro Porto e cremos em toda Cuiabá”, diz o padre da Paróquia São Gonçalo,  Orozimbo de Paula Junior.

A festa é famosa pela dança de São Gonçalo e pela forma como os devotos do santo pagam suas promessas. A dança faz parte da cultura do povo cuiabano, da cuiabania. Como também faz parte da tradição apresentar as crianças recém nascidas ao Santo. Muitas mães apresentam seus filhos ainda no ventre. Há também devotos que recorrem ao Santo pedindo o fortalecimento dos ossos e pedindo saúde. Por isso a comunidade mantém viva essa tradição, de apresentar as crianças recém nascidas, e frequentar a missa da saúde todas às sextas-feiras, ás 16h.

“É uma honra para nós, eu e minha esposa Leonora, sermos rei e rainha da Festa São Gonçalo 2019. Uma festa de tradição que reflete toda a fé e devoção do povo de Cuiabá, de um Santo protetor, dos ossos, da saúde, considerado o advogado das causas perante a Deus. E ele é o padroeiro da Paróquia São Gonçalo, com a presença dos salesianos há 125 anos em Cuiabá. Será uma grande festa!”, convida o rei da festa, o vereador por Cuiabá, Luiz Claudio de Castro Sodré (PP).

 

Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

Comentários Facebook

Cultura

Casa Cuiabana abre Temporada 2019 com evento multiartístico

Publicado

em

A Casa Cuiabana está a todo vapor! Com uma programação extensa, nesta quinta-feira e sexta-feira (17 e 18), sempre a partir das 17h, o evento Flor da Vida traz apresentações teatrais, música, dança e cinema. Com caráter beneficente, o objetivo é arrecadar, na primeira noite, itens de higiene pessoal e alimentos para o Abrigo Bom Jesus e moradores de rua. Na segunda noite, com entrada a R$16 e R$8 (meia), o desafio é angariar fundos para revitalizar praças da capital.
O acontecimento reúne na primeira noite (17), os músicos Caio Mattoso, Pedro Oleare, Amauri e Nara Lobo e Christopher Chaves, além de apresentações de dança com Jaqueline Roque, Juliane Silva, Maria Angélica, Coração Atalaiense e Resgate do Ser Mulher. O documentário “O Nascimento da Viola de Cocho”, de Dewis Caldas, encerra a programação da noite de estreia.
À sexta-feira (18) foram reservadas as performances do Theatro Fúria, Cena Livre de Teatro, Solta Cia. de Teatro, MT Escola de Teatro, Sandro Lucose e Vinicius dos Santos. A noite encerra com uma mostra de curtas e videoclipes.
“Já começamos com o pé direito. Recentemente, fomos presenteados com uma doação de 250 mudas do horto florestal, entre elas, frutíferas e de decoração, que pretendemos plantar nas praças de Cuiabá, a princípio, no bairro Alvorada, mas estamos abertos a sugestões. Entendemos que é importante, não apenas, limpar e preservar as praças da cidade, mais sim, arboriza-las. Ah, e eu não poderia deixar de agradecer à Casa Cuiabana, que nos recebeu com tanto carinho, tornando esse projeto possível”, diz Lucca Caldas, idealizador do evento.
Sobre o conceito Flor da Vida, Lucca explica que se trata de uma filosofia de vida. “A ideia surgiu quando comecei a escrever alguns pensamentos sobre o que acredito ser uma forma interessante de enxergar a vida. Uma espécie de código aberto que se altera de acordo com o desejo de cada um. Em suma, é a busca do autoconhecimento que vai preenchendo as lacunas da vida de cada um de nós”, define.
Para quem quiser saber mais sobre a Flor da Vida, acesse thefloweroflifebr.com. Já o Centro Cultural Casa Cuiabana está localizado na Av. Gen. Valle, 181, Bairro Bandeirantes.
Mais Programação na Casa Cuiabana
O Centro Cultural Casa Cuiabana não para. Todos os dias, artistas utilizam o espaço para criar, ensaiar e apresentar seus trabalhos. A Casa oferece também diversos cursos e abriga eventos da cultura de múltiplos segmentos.
“Estamos recebendo muitas solicitações de artistas e produtores culturais para utilizar o espaço neste início de ano. Uma programação intensa é muito importante para movimentar o período de férias. Para solicitar agenda na Casa Cuiabana, o interessado deve encaminhar um ofício à Secretaria de Estado de Cultura com justificativa do evento. Simples assim”, explica Luiza Ribeiro, gerente da Casa Cuiabana.
Luiza destaca ainda a importância das parcerias para manter a Casa sempre cheia. “O nosso cronograma de atividades é baseado nos nossos parceiros e colaboradores, instrutores, professores e servidores que fazem chegar aos alunos, adolescentes, jovens, adultos, e a melhor idade, aulas práticas e teóricas de musicalização, de percussão, de dança do ventre, de dança cigana, aulas de fotografia, de informática básica, de dança afro, de desenho e pintura e de instrumento musical”, destaca.
Além de apresentações, performances, shows, exposições, feira de vinil e sarau de poesia, confira a agenda de cursos e eventos marcados para o mês de janeiro.
Curso: DANÇA CIGANA STELA – Gratuito – 29 de janeiro a 16 dezembro
Curso: VIOLINO/ VIOLÃO/VIOLONCELO – 27 de janeiro a 13 dezembro
Curso: HAYAT DANÇA ZAMBRA MORA – 20 fevereiro a 11 dezembro
Curso: DANÇA CIGANA ARTÍSTICA E SUAS FUSÕES –  07 de fevereiro a 09 de dezembro
Curso: DANÇA DO VENTRE – 06 de fevereiro a 10 de dezembro
Curso: INFORÁTICA BASICA – 2019 – Gratuito – 12 de fevereiro a 13 de dezembro
Evento: FLOR DA VIDA – 17 e 18 de janeiro
Evento: POESIA DE RUA – 13 abril
SERVIÇO
Flor da Vida na Casa Cuiabana
17 e 18 de janeiro a partir das 17h
Informações sobre o evento 9 99649 1037
Fonte: Assessoria de comunicação – Secretaria de Estado de Cultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana