conecte-se conosco


Cultura

Fórum apresenta sugestões e cobra melhorias para o setor cultural

Publicado

em

O Fórum Permanente Mato-Grossense de Cultura apresentou uma pauta de reivindicação propondo melhorias e fomento ao setor para os próximos anos no estado. Dentre as principais mudanças estão alterações no Conselho Estadual Cultura e a revisão imediata no Plano Estadual de Cultura. O documento possui seis itens e foi entregue ao deputado Allan Kardec (PDT), durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feria (09), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“Esperamos que com essas propostas, o governo possa olhar com mais carinho para a cultura mato-grossense. Percebemos que na prática a cultura estadual não apresentou melhoria alguma com relação ao fomento para as atividades dos artistas”, disse Luciano Carneiro, membro do Fórum.

De acordo com sua avaliação, de 2017 até os dias atuais, o Estado não fez nenhum lançamento de edital de fomento à cultura. “Pouco foi executado do orçamento e ainda empurrou a bola de neve para 2018, adiando esse momento de crise que estamos vivenciando hoje. Isso demonstra que quando procuramos as ações efetivas feitas pelo governo, isso não acontece”, apontou Carneiro.

Conforme o também membro do Fórum Permanente, Vicente Paulo Justo, os números apresentados pelo governo não estão sendo cumpridos pela gestão. Justo divulgou uma tabela com dados desde o ano de 2014 e que comprovam que o setor trabalha no vermelho.

“O Fórum se mobiliza para propor o debate sobre o que desejam os artistas e segmentos da sociedade em defesa da cultura mato-grossense. Muitos empenhos feitos nos anos anteriores não foram pagos e isso tem gerado uma insatisfação na classe”, explicou Justo.

O secretário estadual de Cultura, Gilberto Nasser, lembrou que a crise que o país atravessa afetou diretamente todos os segmentos no Estado, no entanto, garantiu que o governo vai se esforçar para fazer os repasses à classe cultural. “Estamos atravessando um momento crítico e difícil, mas ainda neste mês acreditamos que haverá verba para os projetos que estão parados por falta de recursos”, disse Nasser.

O maestro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Fabrício Carvalho destacou que a audiência pública é uma chance importante para reunir atores, setor público e a cadeia produtiva da cultura, no sentido de discutir qual o caminho desejam para o Estado. “A idéia é um convencimento social para inserirmos essas discussões nas mais variadas vertentes culturais no Estado”, opinou Carvalho.

Ao final o deputado Allan Kardec comentou que a Assembleia Legislativa vai encaminhar as propostas para o governador Pedro Taques com o objetivo de melhorar o setor e ainda vai buscar alternativas que possam garantir o repasse orçamentário anual para a Secretaria.

“Estamos debatendo com todos os segmentos da cultura para avaliar o que passou durante esses últimos três anos neste governo. Buscamos alternativas para melhorar a cultura e alinhar as propostas para que tenhamos um futuro melhor para esse segmento”, falou Kardec.

Confira os seis itens de reivindicação do Fórum:

1 – Defesa e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura por meio da garantia da continuidade da Secretaria Estadual de Cultura, enquanto órgão gestor dedicado exclusivamente à implementação das políticas públicas de fomento à arte e diversidade cultural;

2 – Reformulação imediata da Lei 10.379/2016, que redefiniu o Fundo Estadual de Fomento à Cultura, com a inclusão de mecanismos de renúncia fiscal de tributos estaduais para ampliar as formas de viabilização de recursos financeiros para as ações culturais;

3 – Garantia de repasses dos recursos anuais do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, respeitando o mínimo de 0,5% da Receita Tributária Líquida, conforme determina a Lei 10.379/2016, e sem que sejam utilizados para pagar despesas administrativas ou de custeio da Secretaria Estadual de Cultura;

4 – Readequação da Lei do Conselho Estadual de Cultura (10.379/2016), retomando-se  o caráter deliberativo deste colegiado na definição das políticas públicas de cultura e revogando-se a garantia da presidência do Conselho para o secretário de Estado de Cultura;

5 – Revisão imediata do Plano Estadual de Cultura, de modo a contemplar demandas dos segmentos culturais que foram ignoradas na definição das suas 20 metas;

6 – Implementação de editais de fomento à cultura em fluxo contínuo, com agilidade na avaliação das propostas, desburocratização nos trâmites junto à Secretaria Estadual de Cultura e liberação dos recursos respeitando os cronogramas de execução aprovados.

Texto: José Luis Laranja/ALMT

Fotos: Ângelo Varela/ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Shows nacionais, exposições e corrida são atrações para o fim de semana

Publicado

em

Shows, festas, exposições, teatro, estreia nos cinemas isto é só o começo do que deve rolar aqui em Cuiabá neste fim de semana (17, 18 e 19). Pensando em apoiar eventos que proporcionem momentos de entretenimento para a população cuiabana, a Prefeitura de Cuiabá listou uma série de programações que irão movimentar a cidade.

Uma ótima opção é aproveitar a apresentação da dupla sertaneja Chrystian e Ralf. Consagrados nacionalmente, os cantores prometem uma grande exibição para todos os apaixonados. Com mais de 30 anos de carreia, a dupla possui todas as credenciais necessárias para embalar a noite do público e brindá-lo com sucessos mais marcantes como “Nova York”, “Sensível Demais”, “Chora Preto” e “Cheiro de Shampoo”.

Outra alternativa é o “Rock Arena Cuiabá”, que é apontado como o maior festival de música que o Mato Grosso já recebeu. Com direito a atrações nacionais e internacionais, o festival acontece no sábado (18) e domingo (19). A Banda internacional The Calling, famosa pela sua música “Wherever You Will Go”, lançada em 2009 e que faz sucesso até os dias atuais, se apresenta no palco da arena.

A funkeira Mc Pocahontas promete não deixar ninguém parado com um show cheio de performances e sensualidade.

Pra quem gosta de exposição começou na Capital duas exposições, sendo elas: “Grande Veleiro de Bispo do Rosário” e “Arqueologia dos meus Mares”. No cinema também vai rolar estreia de “Christopher Robin”, “O Protetor 2” e “Mentes Sombrias”.

Confira a Programação:

Shows Nacionais

1. O que: Show da dupla Chrystian e Ralf – Na estrada desde o início dos anos 1980, Chrystian e Ralf contabilizam 19 álbuns e já arrebataram 15 discos de ouro, nove de platina e três de diamante. O último trabalho foi concluído em 2010. Com destaque para o single “Você Não Sabe” – um trabalho que apresentou uma rica fusão de ritmos que vai de música espanhola, passando pelo sertanejo até rock.

Quando: Sexta-Feira (17)

Onde: Musiva

2. O que: Festival Rock Arena – O festival acontece durante dois dias, com shows da banda The Calling, da cantora brasileira Pitty, Raimundos, A Banda Mais Bonita da Cidade e Strauss. Também devem irá se apresentar Joan Osborne, conhecida pela sua música “One Of Us”, a cantora IZA, o rapper Rael, e a funkeira Jojo Toddynho. O artista Sean Kingston, famoso pela música “Beautiful Girls”, lançada em 2009 e faz sucesso até hoje, é uma das principais atrações do festival. Além dele, também deve tocar a banda Harmonia do Sampler e Billy Espíndola.

Quando: Sábado (18) e Domingo (19)

Onde: Arena Pantanal

3- O que: Show Mc Pocahontas – Conhecida como a Princesa do Funk. A música sucesso do ano é “Oh Quem Voltou” com Dani Russo e Naiara Azevedo. É uma cantora de funk ostentação brasileira. Iniciou sua carreira musical no ano de 2010 e ficou conhecida por todo o país pela canção “Mulher do Poder”, com a qual obteve onze milhões de visualização na internet. MC Pocahontas já lançou hits como “Chamando Seu Nome”, “Casa dos Machos” e “Atravessar”.

Quando: Sábado (18)

Onde: Gerônimo West Music

Teatro e Exposição

1. O que: Espetáculo “Indivíduos” – Alunos da MT Escola de Teatro colocam em cena as percepções coletivas que resultaram de pesquisas sobre a realidade dos povos ameríndios na sociedade contemporânea. Trata-se de uma encenação que propõe uma busca perspicaz do valor das crenças dos povos originários do Brasil.

Quando: Sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h

Onde: Cine Teatro Cuiabá

2. O que: Espetáculo “Relatório Figueiredo” – O espetáculo relata as maiores atrocidades cometidas contra os povos indígenas no território brasileiro. Entre torturas, mutilações, pessoas aleijadas e mortas em decorrência dos espancamentos, além de trabalho escravo, o cárcere privado foi de longe o ato mais leve sentido pelas vítimas.

Quando: Sábado (18) e domingo (19), às 19h e 20h30

Onde: Espaço Incasa (Rua das Violetas, 130, CPA III)

3- O que: Exposições “Grande Veleiro de Bispo do Rosário” e “Arqueologia dos meus Mares”

O Grande Veleiro – A exposição apresenta a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, que levou ao debate os limites entre a insanidade e a arte. O universo de Bispo é vivenciado em uma exposição educativa, lúdica e interativa.

Arqueologia dos Meus Mares – A “Arqueologia dos Meus Mares” é a exposição convidada a  estabelecer um diálogo com o “Grande Veleiro”.  A artista Vitória Basaia apresenta uma grande instalação que questiona, encanta e dialoga com o inconsciente humano.

Quando: Sábado (18), das 13h às 23h/Domingo (19), das 15h às 21h.

Onde: Sesc Arsenal

Cinema e Corrida do Exército

1. O que: Estreia de filmes

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível – Christopher Robin (Ewan McGregor) já não é mais aquele jovem garoto que adorava embarcar em aventuras ao lado de Ursinho Pooh e outros adoráveis animais no Bosque dos 100 Acres. Agora um homem de negócios, ele cresceu e perdeu o rumo de sua vida, mas seus amigos de infância decidem embarcar no mundo real para ajudá-lo a se lembrar que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar.

O Protetor 2 – Sequência dos feitos de Robert McCall (Denzel Washington), um agente aposentado que ajuda pessoas em perigo. Até onde ele irá por alguém que ele ama?

Mentes Sombrias – Em um mundo apocalíptico, onde uma pandemia mata a maioria das crianças e adolescentes da América, alguns sobreviventes desenvolvem poderes sobrenaturais. Eles então são tirados pelo governo de suas famílias e enviados para campos de custódia. Ruby, uma das sobreviventes, consegue escapar com outras crianças e sua vida muda para sempre.

Quando: Sexta- feira (17), Sábado (18) e Domingo (19)

Onde: Shopping Pantanal- Cine Araújo; Três Américas: Cinépolis, do Goiabeiras Shopping- Cinemark,

2. O que: Mostra CineCaos – A IV CineCaos, mostra de cinema e audiovisual independente que acontece a partir de sábado (18), no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) é dedicada a produções de estilo “trash”. A programação inclui, debates, performances, shows, oficinas, sorteio de tatuagens e discotecagem.

Quando: Sábado (18) às 18h

Onde: Museu de Imagem e de Som – MISC (Rua Voluntários da Pátria, 79, Centro)

3. O que: Corrida do Exército –  A Corrida Duque de Caxias ou Corrida do Exército, chega a sua 4ª edição Cuiabá. A competição, realizada pelo 44º Batalhão de Infantaria Motorizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, faz alusão ao Dia do Soldado, comemorado na próxima semana. Os primeiros colocados receberão premiações entre R$ 200 e R$1.500.

Quando: Domingo (19)

Fonte:

Julia Milhomem -Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana